A Chick-fil-A é a maior rede de restaurantes fast food dos Estados Unidos, especializada em sanduíches de frango. Ele apareceu em 1946 em Hapeville, Geórgia, e agora está sediada em College Park, no mesmo estado. O fundador de uma empresa de grande porte é S. Truett Cathy – empresário, filantropo, escritor, investidor. Hoje, ela opera mais de 2.600 restaurantes nos Estados Unidos. Também possui filiais no Canadá. Eles também costumavam estar no Reino Unido. O menu inclui pequenos-almoços, almoços e jantares, consoante o horário da visita ao restaurante. Além disso, oferece refeições próprias para eventos.
Significado e história
O que é Chick-fil-A?
A Chick-fil-A é uma empresa privada que possui mais de 2,7 mil restaurantes de fast food. A sede da rede está localizada na cidade mais populosa da Geórgia – Atlanta. A base do menu são pratos de frango e uma variedade de sanduíches.
A rede de fast food passou por toda uma cadeia de renomeação: primeiro foi Dwarf Grill, depois se tornou Dwarf House e, finalmente, ganhou seu nome atual – Chick-fil-A. Surgiu em 1967, que é considerado o ano oficial do lançamento da empresa. Mas, na verdade, as raízes dos restaurantes vão muito além.
Depois de trabalhar no negócio por cerca de 15 anos (desde 1946), Truett Cathy descobriu uma fritadeira que fazia um sanduíche de frango no mesmo tempo que um hambúrguer. Foi o que ele destacou em seu primeiro slogan, registrou uma marca e traçou um cardápio carro-chefe à base de frango. Todos esses eventos datam de 1961.
A primeira filial do fast food Chick-fil-A surgiu em 1967 no Greenbriar Mall, localizado nos subúrbios de Atlanta. Em 2008, a empresa se livrou completamente das gorduras trans. E em 2015, ela fundou seu restaurante de três andares com uma área total de 460 metros quadrados em Manhattan. m, que se tornou o maior centro Chick-fil-A nos Estados Unidos.
A ética corporativa da rede de restaurantes está enraizada em profundas convicções cristãs – em particular, as batistas. Portanto, os estabelecimentos de alimentação estão fechados aos domingos, bem como no Natal e no Dia de Ação de Graças. Durante a Quaresma, o Chick-fil-A oferece sanduíches de peixe em vez de carne de frango.
Durante todo o período de sua existência, a empresa violou sua própria proibição apenas duas vezes e abriu no fim de semana. Pela primeira vez, quando foi necessário alimentar os passageiros do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, que se encontravam em situação difícil devido a uma queda de energia em Atlanta. A segunda vez – quando foi necessário passar o aniversário de um adolescente de 14 anos com autismo e paralisia cerebral em Mobile, Alabama.
A galinha, ainda usada no emblema, era mascote de restaurantes. O nome dela era Doodles. Durante todo o tempo de operação da rede, o emblema corporativo sempre conteve essa imagem, embora agora a vaca tenha se tornado o mascote antropomórfico. No total, Chick-fil-A tem sete opções de logotipo.
1960 – 1963
Apesar de a estreia oficial do restaurante ter ocorrido em 1967, no início seu fundador trabalhou em outro estabelecimento de fast food – em Dwarf Grill, perto de Atlanta (em Hapville, Geórgia). Inicialmente, o Chick-fil-A aparecia no cardápio: esse era o nome do frango no sanduíche. Mas o prato foi escrito de forma um pouco diferente – Chick-Fill-A, que foi usado para o emblema na forma de itálico à mão.
À esquerda está uma cabeça de galinha sorridente em estilo cartoon. O desenho é feito com duas pinceladas, complementadas por uma barba ruiva e um pente. O “a” final nesta variante está em minúsculas.
1963 – 1964
A imagem da galinha permanece a mesma. O nome mudou: um “l” desapareceu dele, o “F” maiúsculo passou a ser minúsculo e, no final, apareceu uma letra grande “A”. Os designers também adicionaram dois hífens vermelhos na forma de pequenos retângulos.
1964 – 1975
Em 1964, os desenvolvedores redesenharam radicalmente o emblema. Eles removeram a cabeça de frango individual e a alinharam com a inscrição. Esta opção tornou-se muito mais atraente, pois o “C” maiúsculo é agora complementado por um bico, um olho e uma crista de quatro elementos ovais de diferentes alturas. Foi esse logo que adornou o primeiro restaurante da rede de fast food.
1975 – 1985
Nos dez anos seguintes, o emblema esteve em uso, feito em letras manuscritas em negrito em um design semelhante.
1985 – 1998
Nesse período, de fato, foi utilizado o logotipo anterior, mas em uma cor mais escura. Os designers intensificaram a paleta de vermelho e fizeram do escarlate um quase bordô. Não houve outras mudanças.
1998 – 2012
Com o próximo redesenho, os desenvolvedores tomaram a versão anterior do logotipo como base. As alterações foram feitas na espessura da fonte, que ficou um pouco mais fina, e na cor de todo o emblema foi repintado de vermelho.
2012 – presente
Os designers atualizaram o logotipo: alinharam ligeiramente as letras “saltitantes”, tornando-as mais legíveis, e substituíram o bico aberto por um fechado. Parece um triângulo ligeiramente curvo. Uma marca comercial separada também apareceu. É um ícone redondo vermelho com um frango branco no mesmo formato do logotipo grande. A única diferença está na escala, porque apenas um fragmento da cabeça do pássaro está incluído no círculo. Um símbolo separado adorna as entradas de estabelecimentos de marca e alguns apetrechos.
Fonte e cores do logotipo
Desde os anos 60 do século passado, a identidade da rede de fast food Chick-fil-A foi associada a uma única imagem – frango ou frango. No início, ele foi localizado separadamente, mas depois os designers combinaram com o nome, transformando o “C” maiúsculo em uma cabeça de pássaro. A letra tem um bico, um olho e uma vieira que consiste em quatro ovais de tamanhos diferentes.
Uma fonte personalizada chamada Chicken Hut foi desenvolvida para o logotipo. Seu autor é o estúdio de design 538Fonts. A fonte lembra uma letra manuscrita, mas sem inclinar para a direita. As letras são de tamanhos desiguais, “saltos”, que enfatizam o clima descontraído da instituição.
A paleta corporativa em qualquer momento consistia em apenas três cores básicas: preto (letras), branco (fundo, frango) e vermelho (pente, olho, bico e letras).
O que significa o logotipo Chick-fil-A?
Na insólita inscrição Chick-fil-A você pode ver a imagem de uma galinha: a primeira letra C tem um bico e uma vieira. Assim, o logotipo denota o principal ingrediente da maioria dos pratos da rede de restaurantes: Carne de frango Classe A.
Por que o logotipo da Chick-fil-A é uma vaca?
Chick-fil-A nunca teve um logotipo de vaca. A empresa tinha apenas um mascote de vaca. Foi usada como imagem cômica: o animal incentivado a comer mais carne de frango, porque o próprio animal não queria ser uma costeleta de hambúrguer.
Quem criou o logotipo do Chick-fil-A?
Evan Armstrong (funcionário do Richards Group) e Louie Floyd Giglio, Jr.
O logotipo da Chick-fil-A mudou?
O logotipo da Chick-fil-A mudou várias vezes. O design icônico evoluiu desde meados da década de 1960, com designers experimentando letras, ajustando a cor, a espessura e a forma das letras. O logotipo foi atualizado pela última vez em 2012.