Canada Dry é uma gama de bebidas não alcoólicas, principalmente ginger ale, com uma história de cem anos começando no Canadá em 1904. Hoje, a marca pertence à empresa americana Keurig Dr Pepper Inc e inclui mais de 50 bebidas difundidas e cerca de trinta regionais. É uma cerveja de gengibre com chá, suco, limonada, sabores de frutas, refrigerante, etc. É vendida na América, Ásia, Europa e Oriente Médio.
Significado e história
O logotipo Canada Dry tem um foco patriótico e está intrinsecamente ligado ao Canadá. Todos os seus atributos apontam para este país, desde o mapa até a escolha das cores.
1904 – 1975
A bebida foi criada pelo químico e farmacêutico McLaughlin. Diferia em sabor de outras cervejas, pois tinha doçura mínima. Conforme planejado pelo desenvolvedor, a bebida deveria se assemelhar a champanhe francês seco. Isso foi alcançado em 1904. O proprietário refletiu esse recurso no nome, usando a palavra “seco”.
Os primeiros rótulos de produtos apresentavam um castor (o símbolo do Canadá) em um mapa canadense. A Ale recebeu seu famoso logotipo com coroa, escudo e mapa do Canadá três anos depois, quando foi marcado pelo governador geral do país e passou a ser servido em sua corte.
A inscrição vermelha Canada Dry no fundo branco do mapa é uma dica das cores da Grã-Bretanha e da França – os primeiros colonizadores das terras.
A coroa acima do brasão tinha a forma de uma coroa de conde, já que o governador-geral do país era um conde. Este sinal e a cor dourada da borda do brasão simbolizavam o patrocínio e a aprovação da cerveja pela casa governante, e também faziam da cerveja McLaughlin uma bebida real. O dourado no logotipo cria uma sensação de volume e brilha como uma amber ale.
O fundo verde escuro ao redor do mapa é uma imagem dos oceanos ao redor do Canadá. A cor verde também é um aceno para a bandeira verde de Ontário (terra natal de McLaughlin), florestas canadenses, trevo e St. Patrick (muitos colonos irlandeses vivem em Ontário, e o sobrenome do farmacêutico tem raízes irlandesas).
1958 – 1990
Ginger ale rapidamente ganhou popularidade, a produção foi aberta em Nova York e depois começou a ser exportada para outros países. No início dos anos 50, a empresa passou a se expandir e acrescentou o lançamento de outros produtos: Água Tônica, Club Soda. Ela foi uma das primeiras a engarrafar suas bebidas em latas. Isso se refletiu na mudança no logotipo.
O novo letreiro foi desenhado por Raymond Loewy, um conhecido designer industrial. Ele tinha uma imagem embaçada incomum, como se estivesse debaixo de água esverdeada. De fato, as bebidas “atravessaram o oceano” e começaram a ser vendidas em outros países. Ao mesmo tempo, o ouro desapareceu do esquema de cores, deixando apenas verde, branco e vermelho. No entanto, o verde foi o mais predominante.
O novo esquema de cores ecoou a natureza florestal do país, a bandeira do país, que apresentava folhas verdes de bordo até 1957. Além disso, em mapas antigos, os continentes tinham uma borda larga, na maioria das vezes verde escura, como no logotipo. As mudanças criaram uma clara associação com o Canadá e o fato de a bebida ter uma história bastante longa.
1990 – 2000
A partir de 1982, a Canada Dry mudou de mãos até que em 1986 se tornou propriedade da confeitaria britânica Cadbury Schweppes, que naquela época havia mudado de direção e era a terceira maior produtora de refrigerantes do mundo. O aparecimento de novos donos levou a uma mudança no símbolo visual da marca.
Canada Dry agora estava relacionado ao Canadá apenas por sua origem. As bebidas foram introduzidas e conhecidas em muitos países. Portanto, no novo logotipo, a imagem do mapa do Canadá no escudo desapareceu em segundo plano. O nome da marca tornou-se central e principal. Está escrito em grandes letras vermelhas e vai além do escudo, chamando imediatamente a atenção.
A borda do escudo e a coroa são representadas em amarelo e lembram levemente a cor da cerveja. Fora da composição há uma fina borda verde.
2000 – 2010
Em 1999, a Cadbury Schweppes vendeu seu negócio para a Coca-Cola, deixando a América do Norte e a Europa como sua “peça”. Esta foi a implementação de um plano de retorno ao negócio de “chocolate”. Neste momento, as restantes marcas estavam a sofrer alterações.
O mapa do Canadá desapareceu completamente do logotipo. Mas havia uma indicação da história centenária da marca – a inscrição: “desde 1904”, localizada acima do nome. O escudo inclinou, simbolizando o novo começo da vida da marca. A imagem dos picos das montanhas apareceu e o esquema de cores mudou para prata. Apenas meridianos e paralelos foram preservados, como em um mapa, mostrando que a bebida é popular em diferentes países. Cores claras e montanhas indicavam um sabor refrescante. Bebe perfeitamente saciada a sede devido ao teor mínimo de açúcar. Foi esta mensagem que se tornou a principal na apresentação da marca no mercado.
2010 – presente
Em 2008, os remanescentes da Cadbury se dividiram em duas vertentes. O negócio de bebidas foi adquirido pelo Dr Pepper Snapple Group, e a empresa de doces foi adquirida em 2010 pela Kraft Foods. Canada Dry está sob a jurisdição de Keurig Doctor Pepper. Foi necessária uma mudança no logotipo para marcar essas inovações.
O logotipo recupera parcialmente sua autenticidade: uma imagem de um mapa do Canadá. O fundo fica amarelo brilhante e a borda do escudo fica verde. Eles simbolizam prosperidade, composição natural, raiz de gengibre amarelo – a base do ginger ale. A forma da coroa muda de um conde para uma coroa de visconde, indicando o primeiro Governador Geral do Canadá a ter este título.
O nome da marca ainda vai além do escudo, assim como as próprias bebidas da marca vão além do país de origem. Para as letras, foi escolhida uma fonte mais sofisticada e adicionado volume.
Fonte e cores do logotipo
Todas as variações do logotipo são dominadas pelas cores amarelo, verde, branco e vermelho.
- Amarelo é sinal de qualidade premium, luz, alegria, bom humor.
- Verde – verdes do Canadá, as raízes irlandesas do criador da bebida, a naturalidade desta marca de ale, o cuidado com a segurança do meio ambiente.
- Branco – a cor do início, base, folha branca. Bebidas secas do Canadá são a base para vários coquetéis. A imagem branca do território do Canadá indica que o selo é originário deste país.
- Vermelho – energia, movimento, amor. As bebidas são adoradas pelos usuários, comuns em muitos países.
A fonte do logotipo está relacionada ao Microsoft JhengHei e ao Malgun Gothic Semilight.