A tipografia exemplar é uma característica importante do produtor italiano de álcool. O estilo clássico, ecoando a tecnologia moderna, distingue o logotipo da Campari, simbolizando a abordagem da marca em sua produção.
Campari é uma marca italiana que produz bitters de sabor amargo pronunciado. Surgiu em 1860, quando Gaspare Campari inventou uma receita de uma bebida alcoólica única e fundou o negócio familiar Gruppo Campari.
Significado e história
A política de marketing da marca envolve mudanças frequentes de imagem. Ele ficou famoso por seus cartazes publicitários, nos quais trabalharam artistas famosos. E também – uma marca original que adorna cada etiqueta.
A marca tinha muitos emblemas estilisticamente consonantes. Em 1987, seus proprietários decidiram redefinir os padrões do design gráfico e confiaram esta tarefa à G&R Associati. Depois de examinar os primeiros logotipos, os especialistas notaram a versão registrada em 1912. No final das contas, era a mais popular após a Segunda Guerra Mundial e costumava ser usada para identificar o fabricante.
1888 – 1905
O logotipo do famoso licor amargo infundido com ervas, bagas e frutos consistia em cachos delicados e a palavra “Bitter”. Estava no centro de linhas espiraladas de espessura variável que se estendiam para fora a partir de “B”. Este é um lembrete da videira que faz parte do amargo. A ênfase principal do emblema foi colocada precisamente na primeira letra. Tinha um desenho original e substituiu uma placa gráfica. A palavra é semi-coerente, graciosa, escrita à mão em caligrafia caligráfica com uma ligeira inclinação.
1905 – 1912
Nesse período prevaleceu a variante com inscrição tripla. Cada parte estava localizada em uma linha separada e tinha uma fonte individual. O fone de ouvido não corresponde em nenhuma das linhas. A palavra principal “Bitter” era atarracada, serifada e uma perna “R” impressionantemente avançada. O elemento central era a inscrição “Campari” em letras grandes com serifas expressivas nas extremidades. O fragmento inferior era constituído pela palavra “l`aperitivo”, que denotava o tipo de bebida, e foi desenhado em uma escrita à mão sem declive.
1912 – 1920
O fabricante do lendário licor voltou à versão original do logotipo, acrescentando informações adicionais sobre o produto. Como resultado, o rótulo parecia um panfleto com uma tonelada de dados detalhados. O fundo era claro, as letras, como sempre, escuras.
1920 – 1921
Após o redesenho, a empresa ganhou uma inscrição dupla: na parte superior a palavra “Bitter”, na parte inferior – “Campari”. O caráter lúdico da bebida foi falado por “C” e “T”, decorados de forma original. A primeira letra tinha a forma de um semi-ondulado com uma ponta afiada e uma parte inferior plana voltada para baixo. O segundo era complementado por um chapéu ondulado que cobria o “i” minúsculo à esquerda. Todos os caracteres são finos, cortados, em maiúsculas.
1921 – 1922
Durante este período, o logotipo estava em uso com as mesmas duas palavras da versão anterior, mas sem um traço entre elas. Além disso, os designers substituíram a fonte fina por negrito, adicionaram serifas às letras, reduziram a inscrição superior e aumentaram a inferior.
1922 – 1923
Durante um ano inteiro, o emblema foi adornado com o símbolo “C” numa apresentação única: com topo várias vezes enrolado e fundo estreito, sem a tradicional dilatação. A inscrição “Campari” permaneceu coerente em itálico, uma vez que todos os símbolos estavam intimamente interligados e pareciam fluir uns para os outros. A palavra “amargo” foi escrita em letras minúsculas no mesmo estilo da letra inferior. O “tt” tinha uma barra transversal comum.
1923 – 1927
Como resultado de um redesenho radical, apareceu um logotipo com uma única inscrição. A marca e o tipo de bebida alcoólica foram destacados em negrito. As lacunas dentro das letras pareciam tão estreitas que o fundo branco mal podia ser visto através delas.
1927 – 1928
Os designers revisaram a grafia de “Campari”: trouxeram de volta a versão 1905-1912, retirando informações desnecessárias do logotipo. Além disso, os desenvolvedores mudaram os sinais com força, colocaram a palavra entre aspas, esticaram ligeiramente a extremidade inferior do “C” e o colocaram atrás da perna esquerda “A”.
1928 – 1931
Em 1928, os autores reagruparam o título novamente. Eles adicionaram mais dois ao bloco de título – “Cordial” e “Liguor”. Ou seja, a logomarca era destinada a outro tipo de produto que já fazia parte do sortimento – o licor. Os elementos superiores e inferiores (aliás, estavam localizados nos cantos) são pequenos, o central é grande, foi feito em negrito. Os símbolos eram completamente pretos, opacos, sem lacunas internas.
1931 – 1935
No rótulo da época havia uma inscrição tripla: “Bitter”, “Campari”, “L`aperitivo”. A palavra do meio foi colocada diagonalmente e em itálico coerente, a palavra de cima foi digitada em negrito e a de baixo em caracteres finos.
1935 – 1936
O emblema continha o nome da marca, o tipo de bebida e sua finalidade. As inscrições foram desagrupadas de forma equilibrada: a parte superior à direita, a inferior à esquerda e o centro ao meio. O tamanho também foi adequado para não sobrecarregar visualmente o logotipo: a palavra-chave foi escrita em letras grandes, as outras duas em meio. Além disso, foram localizadas de acordo com o princípio da perspectiva: letras próximas são grandes, letras distantes são pequenas.
1936 – 1987
Durante um ano, os produtos da marca italiana foram decorados com um emblema de design muito original. O “C” e ambos “A” na linha superior tinham extremidades estendidas. A frase inferior foi feita em uma fonte que lembra um texto manuscrito.
1987 – 1991
Durante este período, uma versão universal apareceu, que se tornou a base para a versão atual. O logotipo continha letras maiúsculas claras com boa legibilidade. Eles eram grandes, com uma divisão média entre os caracteres e com serifas largas nas extremidades de cada lado. Ao mesmo tempo, a empresa pela primeira vez se afastou do monocromático, usando uma cor azul escura.
Presente de 1991
A marca comercial moderna contém a palavra “Campari”. As letras são muito próximas, com pouco ou nenhum espaçamento. Eles têm serifas curtas, mas largas de uma forma incomum. Fonte – Campari Bold. Foi desenvolvido especialmente para a marca italiana pela agência de marketing Landor Milano. A inscrição em cartazes publicitários dos anos 1900 tornou-se um modelo para a tipografia.
Cada caractere imprimível tem um contorno dourado escuro com uma sombra preta. Esta técnica gráfica permitiu um efeito 3D sutil. As letras brancas se destacam em contraste com o retângulo azul. No entanto, eles estão harmoniosamente combinados com a moldura dourada que envolve o logotipo.
Fonte e cores do logotipo
Nos primeiros anos de existência, a marca optou por rótulos retroativos para seus produtos com indicação do tipo de álcool. Portanto, os emblemas consistiam em duas ou até três linhas. A marca decidiu agora por um logotipo de uma peça que é versátil.
Ao longo de sua existência, Campari usou uma incrível variedade de fontes. Alguns eram geralmente aceitos, outros eram individuais. Entre eles, por exemplo, Mostra Nuova, Fairplex Narrow Black, Campari Bold, que é relevante. O esquema de cores do logotipo sempre permaneceu monossilábico – é monocromático de preto ou azul escuro com branco.