Busch é a marca de cerveja mundialmente famosa e a segunda mais popular da empresa americana Anheuser-Busch. A cerveja light é fabricada a partir de uma mistura de lúpulo, malte e arroz a baixas temperaturas usando a levedura Saccharomyces pastorianus, que se reproduz no fundo do recipiente. O primeiro produto da linha, a Busch Beer, foi lançado em 1955, quando August Anhäuser Busch Jr., neto do famoso Adolphus Busch e bisneto de Eberhard Anhäuser, fundadores da empresa, estava à frente da empresa. No futuro, a linha se expandiu e hoje inclui mais quatro tipos de bebidas:
- Busch Light light 4,1% (1989 como Busch Light Draft e desde 1994 Busch Light),
- Busch Ice 5,9% (1995),
- Busch NA não alcoólica,
- Dog Brew by Busch caldo de osso para cachorro com legumes (2020).
Significado e história
A cerveja Busch recebeu esse nome em homenagem a Adolphus Bush, um emigrante da Alemanha, que se apaixonou pela fabricação de cerveja e dedicou toda a sua vida a ela. Foi ele quem foi o primeiro na América a introduzir a pasteurização da cerveja, vagões refrigerados para o transporte de bebidas e refrigeradores. Um dos primeiros começou a usar o engarrafamento. Produziu diversos itens com atributos de suas marcas de cerveja. As inovações de Bush trouxeram prosperidade à Anheuser-Busch. Assim, os descendentes do empresário deram seu nome ao primeiro selo introduzido após a Lei Seca.
1955 – 2017
O nome original Busch Bavarian Beer tinha uma pitada da origem germânica dos Bushes e apontava para os primeiros inventores da cerveja – os monges bávaros. Após a descoberta da fermentação de fundo, foi a Baviera que se tornou o centro da fabricação de cerveja. O produto tinha que estar associado às receitas antigas daquelas partes. Os slogans desenvolvidos também indicavam isso: “limpo e brilhante como o ar da montanha” e “dirija-se às montanhas”.
O nome Adolfus foi usado para o logotipo, escrito obliquamente de baixo para cima, como sinal de ascensão às alturas. O nome tinha um sublinhado vermelho e uma sombra vermelha de letras – um indicador de energia, força, amor por seu trabalho, que ajudou o fundador da empresa a alcançar tanto sucesso. Letras azuis com contorno branco simbolizavam o céu e as neves brancas das montanhas da Baviera. Associado à frieza e serviu como uma pequena sugestão de resfriamento mecânico, o aparelho para o qual foi introduzido pela primeira vez pelo próprio Bush.
Em 1979, a cerveja adquiriu o nome atual de Busch Beer, mas a mudança de logotipo ocorreu muito mais tarde, quando a empresa era liderada por João Nevis.
2017 – presente
O conceito do logotipo foi revisado após 2017. O emblema ganhou um formato redondo com uma sugestão de duas listras que se estendem em direções diferentes, como no cinturão de um campeão de boxe. Tais contornos indicam que a marca é líder e superior aos seus concorrentes.
Além da inscrição, um sinal visual apareceu na forma de picos de montanhas cobertos de neve, como uma lembrança da Baviera, seus Alpes e o primeiro nome de Busch Bavarian Beer. Além disso, as montanhas devem estar associadas ao sabor refrescante da bebida, seu cheiro agradável e a sugestão de cerveja light.
No centro em frente há volumosas letras escritas diretamente do nome – Busch. Eles são pretos com um traço branco e não mais vermelhos, mas uma sombra dourada. A palavra cerveja está escrita em ouro abaixo. Alinhar e alterar a sombra enfatiza a estabilidade, uma longa história de 60 anos da bebida, a preservação de tradições centenárias nas receitas e no preparo.
O compromisso com a tradição também se reflete no logotipo pela presença de sinais distintivos e inscrições típicas da Anheuser-Busch. Em particular, a águia na letra A (marca registrada da empresa) e a inscrição St. Louis (cidade de St. Louis). Foi lá que surgiu a cervejaria Anheuser e foi instalada sua primeira fábrica.
Fonte e cores do logotipo
Linhas, contornos e inscrições relacionadas ao fabricante são feitas em ouro. Eles apontam que a cerveja Bush é o padrão ouro da fabricação de cerveja e é produzida por uma empresa lendária muito antiga com uma história de mais de 150 anos.
Além do dourado, o azul e muito branco são usados. Os tons de azul e branco são um símbolo de frescura, pureza e frescor, com os quais a cerveja deve estar associada. Nas demais bebidas da marca, dependendo do local e data de lançamento, o esquema de cores das linhas, o logotipo da empresa e o nome mudam. No entanto, em todos os casos, são utilizados tons frios (prata, azul, branco, vermelho frio).
O nome da marca em preto se destaca muito brilhantemente no fundo da imagem e atrai imediatamente a atenção. Para a inscrição na primeira versão do logotipo, foi utilizada a fonte Romic Light Italic LET. No emblema moderno, a inscrição em vez de itálico recebeu um estilo direto com serifas espetaculares características da fonte Columna.