Burn é uma bebida gaseificada ardente e energizante à base de cafeína, aminoácidos e plantas adaptogênicas da Coca-Cola. Além do produto principal, são produzidas mais 10 variedades de energéticos com diferentes sabores (pêssego, framboesa, kiwi-maçã, manga, etc.). A composição contém vitaminas do complexo B. Desde 2015, a marca é propriedade da empresa americana Monster Beverage. A produção da bebida é realizada nas instalações de fabricantes terceiros. A Coca-Cola e seus parceiros continuam sendo o principal distribuidor da Burn. As bebidas energéticas são vendidas em 96 países.
Significado e história
Burn foi desenvolvido em 2001 e começou a ser vendido no Reino Unido. O emblema da bebida é minimalista, mas transmite plenamente a essência da bebida energética e sua mensagem: desperte seu fogo interior. O logotipo possui chamas em fundo preto, abaixo delas está o nome da marca.
Conforme planejado, o símbolo da bebida nos remete ao tempo em que uma pessoa aprendia a acender uma fogueira e isso a distinguia de todos os outros habitantes da Terra. Um fogo, um lar familiar, é um lugar onde nascem novas ideias em união e comunicação. O sabor refrescante da bebida deve infundir um fogo de energia nos clientes, enchê-los de pensamentos e desejo de seguir em frente.
O tema do Burn está muito intimamente entrelaçado com pessoas de profissões criativas, dança e música. A publicidade energética está associada a artistas, DJs, produtores. A bebida frequentemente patrocina festivais de música e organiza festas dançantes, o que corresponde à energia do movimento e à alegria de viver que a bebida energética procura transmitir.
2004 – 2016
Inicialmente, um fundo preto profundo foi usado para o logotipo, que foi cortado por línguas de chamas brilhantes. A bebida parecia trazer luz em meio à escuridão. O próprio nome da marca e a assinatura “energia intensa” foram feitos na cor branco prateado com um gradiente escuro. Essa performance ecoou o tema do fogo, lembrando o jogo de luz e sombra em objetos próximos ao fogo.
2016 – presente
2015, o Burn mudou de dono. Eles se tornaram a empresa Monster Beverage do sul da Califórnia, renomeada de Hansen’s. Seus proprietários decidiram se especializar em bebidas energéticas em vez de sucos. Portanto, realizamos uma troca mutuamente benéfica de marcas com a Coca-Cola. Nesse sentido, foi encomendado o desenvolvimento de um logotipo atualizado, lançado em 2016. A principal tarefa era aumentar a notoriedade da marca em todos os países onde é distribuída. Torne o logotipo único e diferente de outras marcas.
A ênfase no novo emblema é feita na parte verbal do logotipo. O fundo da forma quadrada ficou menos escuro, as chamas diminuíram de tamanho e intensidade de cor. Mas o nome é branco brilhante e escrito em grande. E sob o nome de uma marca quase do mesmo tamanho, a adição é bebida energética. A inscrição ajuda a entender imediatamente a qual categoria de bens Burn pertence. Isso exclui a coincidência do logotipo com a marca de tabaco para narguilé de mesmo nome, que apareceu na América em 2016 e também usa uma chama como símbolo.
Um ícone adicional apareceu no logotipo – um círculo branco com uma língua de chama preta. Imagem cortesia da The Coca-Cola Company, principal distribuidora da bebida. Também se assemelha ao símbolo do grão de café, indicando a presença de cafeína na bebida.
A chama adquiriu uma cor mais amarela – símbolo de liberdade, diversão e revelação para o mundo. A borda do fogo é vermelha – porque a energia da diversão é contagiante e inflama tudo ao redor. No site da empresa, a logomarca é ainda mais fogosa, nas cores amarelo e vermelho. A inscrição é maiúscula e a chama lembra uma fogueira.
Fonte e cores do logotipo
Branco, preto, amarelo, laranja e vermelho são as cores primárias do logotipo. Eles criam uma sensação de contraste, que já demonstra o “caráter” brilhante e incendiário da bebida. A combinação de tons de amarelo e vermelho é um símbolo de energia, calor, bom humor e diversão. Eles destroem a fadiga e a sonolência, que simboliza o preto.
As letras sem serifa são suavemente arredondadas e minúsculas, lembrando a família de fontes Bahnschrift, enquanto a assinatura “energy drink” está em DotumChe.