Burger King é o nome de uma empresa americana dona de uma rede de restaurantes fast food. Foi fundada em Jacksonville, Flórida, em 1953.
Depois de 1954, o Insta-Burger King passou por dificuldades financeiras. Dois empresários que usaram a marca em franquias, David Edgerton e James McLamore, adquiriram a empresa e a renomearam para Burger King. No entanto, eles revenderam a empresa. Agora, a empresa brasileira 3G Capital detém o controle acionário, e a própria instituição está localizada em Miami, Flórida.
Significado e história
O que é o Burger King?
Burger King é a empresa que administra a marca de restaurante fast food de mesmo nome. Ao mesmo tempo, ela própria pertence à Burger King Holdings e à Restaurant Brands International Inc. Seu antecessor foi o Insta-Burger King, fundado em 1953 e batizado em homenagem ao forno Insta-Broiler, onde os hambúrgueres eram originalmente fritos. Foi renomeado em 1959 após reestruturação.
A empresa original chamava-se Insta Burger King. Seu emblema tinha um ícone semelhante ao sol. Mas um ano depois, os fundadores começaram a passar por dificuldades financeiras e venderam a empresa para David Edgerton e James McLamore, que a rebatizou de Burger King. Nos 50 anos seguintes, ela mudou de dono quatro vezes, o que se refletiu no design corporativo.
1953 – 1954
O logotipo de estreia parecia um sol nascente ou poente. Era um meio disco com vigas triangulares curtas. O esquema de cores é cinza-preto.
1954 – 1957
O mérito dos franqueadores foi cortar uma palavra a mais do nome. Portanto, o emblema desse período parece minimalista, prático e contido. Não há nada supérfluo nele – apenas o nome escrito em letras pretas sobre um fundo branco. A fonte é individual, com uma haste encurtada no “R” e pontas pontiagudas no “U”.
1957 – 1969
Os seguintes proprietários do estabelecimento redesenharam o logotipo com ênfase na frase “Burger King”. Para fazer isso, eles usaram a imagem de um rei sentado em um grande hambúrguer com uma bebida em um copo de plástico. Abaixo, em um fundo amarelo, está escrito o nome da empresa e a frase “Home of the whopper”. Ou seja, era um emblema publicitário, não uma designação de marca comercial. O logotipo era muito colorido. Além do amarelo, continha vermelho (dois tipos), azul, branco e preto (para contornos). Paralelamente, surgiu a versão anterior do logotipo: estava incluído na inscrição.
1969 – 1994
Em 1969, a empresa mudou para um logotipo atualizado. Ele mostra um pão cortado em dois e o nome de uma rede de restaurantes é colocado entre as metades em duas camadas. Essa opção durou pouco tempo e foi revivida em 2019 para o Super Bowl LIII (ocorreu em fevereiro) e a terceira temporada da série Stranger Things da Netflix (ocorreu em maio).
O esquema de cores foi emprestado da versão anterior, mas a forma, a composição e o estilo sofreram mudanças dramáticas. As letras vermelhas em negrito ocupam o centro do palco em uma fonte sem serifa arredondada com linhas suaves. A parte “King” foi esticada pelos designers para criar o melhor equilíbrio entre palavras longas e curtas.
1994 – 1999
Este emblema é uma versão aprimorada do anterior. Foi introduzido em abril de 1994 com menos texto cartoon. O estilo de letras do Burger King é austero, com letras retas e o topo fofo de um coque improvisado.
1999 – 2021
Na véspera do novo século, o Burger King redesenhou novamente seu logotipo. Foi desenvolvido pelo estúdio profissional Sterling Brands. Exteriormente, lembra a versão original de 1969 e a versão de 1994. A única diferença é o crescente azul em forma de C que complementa o logotipo. O nome da empresa ainda está dentro do hambúrguer, entre as duas metades do pão. Mas está ampliado, posicionado diagonalmente e escrito em uma fonte moderna sem serifa.
A cor do logotipo é extremamente importante para o catering. Desde o início, os designers buscaram estimular o apetite dos compradores com imagens e cores altamente apetitosas. As cores do logotipo moderno combinam com a cultura ultramoderna de fast food. Os proprietários entenderam isso perfeitamente e tentaram preencher o logotipo com tintas o mais próximo possível da cor natural de pão, carne, vegetais. Como resultado, eles escolheram o amarelo suculento, o laranja, o vermelho e recentemente os suplementaram com o azul.
2021 – presente
O logotipo atual é uma estilização harmoniosa das duas versões anteriores. Do emblema 1969-1994, os designers emprestaram letras arredondadas e, da versão 1994-1999, o formato de um coque. O elemento que os une é um fundo lilás claro, sobre o qual está um hambúrguer improvisado amarelo-laranja com uma inscrição vermelha no interior.
Fonte e cores do logotipo
Graças à constante renovação, a identidade da marca é agora reconhecida em todo o mundo. Ele estilizou visualmente o nome da rede de restaurantes – Burger King. Ou seja, as variantes de maior sucesso têm um grande “burger king” de dar água na boca.
O logotipo do Burger King usou fontes diferentes em momentos diferentes. Eram lisos, borbulhantes, convexos, aerodinâmicos ou, pelo contrário, rígidos. Uma das versões antigas lembra o fone de ouvido TILT, os modernos – VAG Rounded ExtraBold.
A paleta corporativa é composta por cores que mais se aproximam do tema comida. Despertam o apetite, muito importante para a promoção de marketing de um restaurante de fast food. Portanto, o manejo escolheu o amarelo-laranja (a cor natural da crosta dos pães) e o vermelho, que ativamente abrem o apetite.
O que o logotipo do Burger King representa?
O logotipo do Burger King traz o nome da rede de restaurantes, e os designers o criaram de forma que a inscrição seja associada a uma costeleta. Para fazer isso, eles tingiram de marrom e colocaram entre as duas metades de um pão de hambúrguer cortado.
Por que o Burger King mudou seu logotipo?
O logotipo do Burger King foi redesenhado em 2021 porque os proprietários queriam que o novo design ecoasse o conceito clássico de 1969, portanto, não é apenas um símbolo do início de uma nova era, mas também uma homenagem ao passado. Os designers do logotipo tornaram-no mais apetitoso ao usar a cor natural dos assados para o pão e o tom de uma costeleta bem passada para o texto.