BP é uma das maiores empresas multinacionais produtoras de petróleo e gás do mundo. Ela existe desde 1909 e foi fundada pelo empresário William Knox D’Arcy. Sua sede está localizada em Londres (Reino Unido).
Significado e História
O que é BP?
A BP é uma das sete maiores empresas de petróleo e gás do mundo, pertencente às chamadas “supermajors”. Além da extração e processamento de combustíveis fósseis, atua na produção de combustíveis e lubrificantes, além de desenvolver projetos na área de fontes renováveis de energia. A organização recebeu seu nome atual em 2001, usando as iniciais “British Petroleum”.
No início, a empresa se chamava Anglo-Persian Oil Company, por se concentrar na produção de petróleo e gás na região persa. Além disso, fazia parte da estrutura da Burmah Oil Company, sendo sua subsidiária. Agora é uma empresa de grande porte, cobrindo 70 países com atenção profissional. Seu emblema evoluiu de uma abreviação monocromática simples para gráficos coloridos complexos.
1920 – 1930
O logotipo oficial de estreia da empresa de produção de petróleo e gás apareceu em 1920. Sua peça central era uma versão abreviada de seu novo nome, British Petroleum. As letras “BP” tornaram-se o principal e único detalhe da marca. Eles estão entre aspas, pintados de preto e posicionados contra um fundo totalmente branco. O logotipo não teria nenhuma personalidade se não fosse pelos glifos exclusivos com serifas afiadas e cantos em forma de diamante.
1930 – 1947
Nos 17 anos seguintes, prevaleceu um símbolo corporativo único, para o qual os designers colocaram a abreviatura “BP” no escudo heráldico. Ele tem uma borda preta e as mesmas letras pretas no meio. O autor desta variante é AR Saunders.
1947 – 1961
Em 1947, a administração decidiu melhorar o logotipo e encomendou uma versão colorida. Como resultado, o escudo tornou-se colorido – verde suave. Estava contornado por uma fina faixa amarela, e no meio havia a mesma inscrição de antes – “BP”, mas sem aspas e em cores. Para dar volume às letras, os artistas utilizaram sombras negras, que foram colocadas à direita.
1961 – 1989
No início deste período, um grupo de designers iniciou a atualização do logotipo. Eles foram liderados pelo renomado especialista Raymond Loewy. O formato da marca permaneceu o mesmo, apenas a cor foi alterada. Os artistas mudaram o verde para o verde-azulado, removeram a borda do escudo, removeram as sombras e fizeram a inscrição de um amarelo distinto, próximo a um tom dourado. Os glifos também foram alterados, mas as serifas não foram tocadas – permaneceram nítidas e com a mesma forma.
1989 – 2000
Após quase 20 anos de uso do logotipo, a empresa decidiu novamente reformulá-lo, associado a uma revisão da imagem corporativa. Desta vez, ela pediu ajuda à Siegel & Gale. Ela ofereceu uma opção completamente diferente, correspondendo ao estilo progressivo.
Como resultado, o verde se tornou um verde real – uma paleta rica, assim como o amarelo, se tornou uma cor ensolarada. O escudo foi engrossado na parte inferior e desprovido de protuberâncias afiadas na parte superior. As letras ficaram em itálico com uma ligeira inclinação para a direita.
2000 – presente
A British Petroleum revelou um novo emblema em resposta à reação da imprensa sobre padrões de segurança insatisfatórios. A ideia de sol se concretiza com a maior precisão possível, pois a “flor” gráfica lembra o sol, por isso recebeu o nome de Hélios.
O ano de 2000 foi um ponto de inflexão para o logotipo, pois saiu do padrão desatualizado. O desenvolvimento progressivo da Landor Associates simboliza verdadeiramente a energia radiante do corpo celestial. No lado direito do gráfico está a letra minúscula “bp”, derivada do novo nome da empresa, Beyond Petroleum.
Fonte e cores do logotipo
Durante os primeiros cem anos, a companhia de petróleo e gás usou símbolos construídos na abreviatura BP dentro do escudo do cavaleiro. Com a chegada do século 21, mudou radicalmente o emblema, mudando a ênfase para os gráficos.
Nas versões antigas, a parte textual era primordial, por isso era dada grande importância a ela. Os bonés tinham serifas e bainha larga, enfatizando a sustentabilidade e a força da empresa. No novo logotipo, a fonte é moderna e mais estilosa – suave, arredondada, sem serifa, com uma escrita “espelhada” bem trabalhada em “bp” minúscula.
Quanto à cor, toda a evolução do emblema é uma transformação da paleta. A versão original é em preto e branco. Em seguida, o verde e o amarelo de diferentes tons apareceram nele.
O que significa o símbolo BP?
O atual emblema da BP foi batizado de Helios em homenagem a uma divindade solar da antiga religião grega. Na verdade, é uma flor de girassol, que consiste em um centro branco e três fileiras de pétalas: amarelas, verde-amareladas e verdes. Mas o elemento floral é muito mais do que parece. Simboliza a energia em todas as suas manifestações.
Por que a BP mudou seu logotipo?
A gigante do petróleo e gás BP renovou o logotipo como parte de uma nova campanha de marketing que custou US $ 200 milhões. O emblema em forma de girassol deveria enfatizar a imagem ambiental da organização, de forma que ficasse claro que ela estava engajada não só na extração de combustíveis fósseis, mas também na produção de fontes alternativas de energia, contribuindo para a melhoria do meio ambiente.