A Boeing Company é pioneira na indústria aeroespacial e a maior fornecedora mundial de aeronaves e satélites. A corporação ganhou seu nome atual em 1961. Antes disso, era conhecida como Boeing Airplane Company, o que refletia apenas um lado de seu trabalho. A mudança de nome ajudou a empresa a sair de sua imagem usual de fabricante de aeronaves e continuar a desenvolver três áreas principais: a produção de mísseis, aeronaves militares e aeronaves comerciais.
Significado e história
O que é Boeing?
É uma das maiores corporações aeroespaciais, fundada em 1916 nos Estados Unidos. Tem uma gama muito ampla de atividades – desde a produção de aeronaves de passageiros até testes nucleares.
Em 1903, William Boeing, de 22 anos, largou o emprego para abrir uma empresa madeireira, que herdou de seu pai. O empreendimento acabou sendo muito lucrativo, então o jovem decidiu investir o dinheiro acumulado em uma fábrica de barcos. Mas ele nunca teve tempo de usá-lo para o fim a que se destinava, porque foi levado por aviões. Como resultado, a Boeing começou a construir biplanos anfíbios e, em 1916, registrou uma empresa de aviação com seu próprio nome.
Posteriormente, a empresa foi renomeada várias vezes e se transformou em um grupo de empresas, reunindo sob sua liderança muitos pequenos fabricantes de aeronaves e helicópteros. Sua maior aquisição é considerada as divisões de defesa e aeroespacial da Rockwell International Corporation, que foram incorporadas à Boeing em 1996. Outro evento histórico foi a fusão com a McDonnell Douglas Corporation em 1997.
Essa mudança permitiu que a multinacional não apenas atingisse um novo patamar, mas também realizasse uma pequena reformulação como parte de uma campanha de marketing. Agora todas as aeronaves Boeing são adornadas com a clássica marca, que é complementada por uma composição gráfica de três elementos em preto: um anel, um arco e um triângulo em forma de ponteiro. O símbolo foi retirado do antigo logotipo da McDonnell Douglas. Além disso, o logotipo pode ser visto na sede em Chicago.
1920 – 1930
No início, a identidade da Boeing baseava-se na imagem de um pássaro com cauda bifurcada. Os designers descobriram que esta é uma ótima maneira de transmitir a dinâmica do vôo em um desenho estático. A imagem parecia um esboço 3D a lápis. O pássaro voou para o leste – na mesma direção da flecha com plumagem e ponta triangular pontiaguda. Uma fina seta horizontal estava no topo e riscou a palavra “BOEING” em negrito sem serifa.
1930 – 1940
Na década de 1930. um logotipo era popular, que lembrava o formato de um totem. Ele apareceu em 1928, mas a empresa começou a usá-lo para decorar aeronaves muito mais tarde – em meados da década seguinte. “Totem” consistia nas letras “B”, “O”, “E”, “I”, “N”, “G”, dispostas verticalmente uma sob a outra. À direita e à esquerda do “O” foram representadas asas brancas com cinco penas separadas por um contorno preto. O “G” formou uma espécie de pedestal, para o qual os designers o tornaram grande e achatado. A inscrição estava dentro de um círculo branco com uma fina moldura de anel, enquanto as pontas das asas ficavam para fora.
Essa escolha se deve ao fato da Boeing ter sido fundada em uma região indígena americana. E os famosos totens são considerados o principal símbolo da cultura dos índios. Talvez tenha sido esse fato que serviu de inspiração para o desenvolvimento da identidade.
1940 – 1960
Em 1940, a inscrição vertical tornou-se diagonal e perdeu as asas brancas. A palavra era escrita à mão e as letras quase se fundiam devido às linhas em negrito e uma forte inclinação para a direita. O primeiro “B” se destacou especialmente: era maiúsculo, mas parecia um “b” minúsculo com um arco no topo. Nesse caso, a faixa curva se estendeu muito além dos limites do curso vertical.
Outro elemento importante era o ponto acima da letra “i” – ou melhor, não um ponto, mas uma pequena estrela de cinco pontas. Ela tornou o logotipo elegante e parecia sugerir o foco aeroespacial da empresa. Letras estilizadas eram parte integrante da identidade da Boeing até a década de 1960.
1960 – presente
Em meados do século 20, Bob Laly e Kith Kinsmen decidiram criar um logotipo que pudesse adornar qualquer aeronave. Dois designers internos abraçaram a ideia com entusiasmo e a desenvolveram em uma apresentação de dez páginas detalhando as texturas e a aparência do emblema. Mas a principal conquista de sua colaboração foi um tipo de letra personalizado Stratotype, criado especialmente para a Boeing. Eles o usaram para dar um lindo estilo à marca. A colaboração criativa foi mostrada pela primeira vez no 377 Stratocruiser.
O personagem parece original porque as letras estão inclinadas para a direita. É a base da dinâmica visual associada ao movimento de alta velocidade. O lettering é em negrito e preto, mas devido à “flexibilidade” não parece maciço. Ele tem sido usado para projetos de aeronaves por muitas décadas e foi complementado com números de modelo.
1997 – presente
O mais recente logotipo da Boeing é o resultado de um esforço criativo de Rick Eiber para aprimorar a identidade da empresa após sua fusão com a McDonnell Douglas Corporation em 1997. O proprietário do estúdio, Rick Eiber Design, era conhecido por sua personalidade criativa e colaborou com empresas influentes como a Providence Health System e Microsoft. Além disso, sempre trabalhou com design gráfico à mão, sem usar computador.
Rick Eiber combinou a marca clássica da Boeing com o símbolo McDonnell Douglas, colocando as letras no lado direito. O novo elemento consiste em três formas geométricas. No centro está um anel preto, cruzado diagonalmente por um arco que se parece com um swoosh Nike invertido. No canto inferior direito, há um triângulo alongado de forma irregular.
Fonte e cores do logotipo
O emblema, emprestado de McDonnell Douglas, é na verdade um símbolo adaptado da agora extinta Douglas Aircraft. O círculo era originalmente a Terra, a linha do arco parecia uma pista de míssil e o triângulo representava um avião militar. Rick Eiber manteve o tema principal do logotipo, mas deixou a imagem mais abstrata. O símbolo reflete a evolução e o rápido desenvolvimento da indústria aeroespacial, atingindo novos patamares.
Pelo que se sabe, a fonte do logotipo da Boeing é chamada Stratotype e é de dois designers: Bob Laly e Kith Kinsmen. É um grotesco em negrito oblíquo que também é usado para designações alfanuméricas em aviões. As letras são pretas, assim como o emblema de formas geométricas.
Qual é o logotipo da Boeing?
O logotipo da empresa consiste em seu nome, escrito em negrito, itálico sans serif tipo e um símbolo de anel com elementos adicionais. O círculo representa nosso planeta, a linha curva representa a rota do avião e o triângulo representa um caça militar a jato.
Qual é o nome completo da Boeing?
A maior empresa aeroespacial americana chama-se The Boeing Company. Até 1961, era chamada de Boeing Airplane Company.
Como a Boeing promove seus produtos?
A fabricante de aeronaves se anuncia na mídia impressa e faz vídeos criativos para deixar sua marca no mundo. Ele também usa o marketing financeiro para se promover, patrocinando eventos.
Quais aeronaves militares a Boeing fabrica?
A Boeing produz muitos aviões militares para diversos fins: bombardeiros, aviões de ataque, caças, aviões de transporte. Em março de 2021, a empresa começou a fornecer à Força Aérea dos Estados Unidos o mais recente F-15EX, um caça a jato de quarta geração.