A BBS é um lendário fabricante alemão de aros para carros esportivos e de corrida. O nome completo é BBS Kraftfahrzeugtechnik AG (BBS Automotive Technology Corporation). A marca foi registrada em 1970 pelos fundadores Heinrich Baumgartner e Klaus Brand. A sede da empresa desde o dia da fundação até os dias atuais está localizada na cidade de Schiltach (Schiltach) no oeste da Alemanha.
Significado e história
Os fundadores imortalizaram sua parceria com a marca na forma de uma abreviação composta pelas primeiras letras de seus sobrenomes e sua cidade natal – Baumgartner, Brand, Schiltach. O emblema da marca foi imediatamente inventado, cujo design, no entanto, não era particularmente original – o sinal pessoal do BBS é um logotipo de texto lacônico, dividido visualmente em duas partes. Acima está o nome oficial da empresa, feito em estilo minimalista e decorado com efeito 3D. O lema foi colocado abaixo, que soa como Technik aus dem Motorsport e traduzido do alemão significa “Tecnologias do Motorsport”.
O fato é que Baumgartner e Brand, além do amor pela mecânica, eram totalmente dedicados ao automobilismo. Inicialmente, eles planejavam produzir peças de carroceria de plástico para as necessidades das fábricas de automóveis alemãs em uma pequena fábrica, mas o desejo de melhorar os carros esportivos conquistou a praticidade e, em 1972, a BBS introduziu um desenvolvimento único no mercado. Era um aro pré-fabricado para bolas de fogo, composto por três elementos – um disco, um aro e um cubo, presos com parafusos de titânio. O item tinha um design lacônico e, para maior efeito, foi submetido ao processamento de diamante.
Então apareceu a tecnologia Air Inside – um disco com cavidades internas vazias, que significativamente, em 5 kg, aliviou o peso da roda e, mais importante, a tornou mais barata. Além disso, esse desempenho de segurança aprimorado – a probabilidade de deformação da borda do aro diminuiu em 60% e as propriedades operacionais da peça – agora a peça danificada poderia ser substituída, se necessário, alterando sua saliência, diâmetro e largura. Graças às novas tecnologias, a popularidade do BBS aumentou e o emblema da marca adornou os carros de gigantes como BMW, Audi, Porsche, Daimler-Chrysler, VW.
Ao projetar um logotipo em produtos, são permitidos desvios da amostra padrão usada para a apresentação oficial da marca. Assim, apenas as letras BBS sem lema são impressas nas jantes. Ao mesmo tempo, a paleta do logotipo também difere da versão clássica – a branca, dependendo do fundo, é substituída por dourada, prata ou preta.
Durante todos os anos de existência do BBS, os proprietários não fizeram alterações no nome e na aparência do logotipo. E o emblema, em geral, reflete totalmente a filosofia da marca alemã – minimalismo e elegância com acabamento impecável.
Fonte e cores do logotipo
Como no caso das jantes, ao desenvolver o logotipo, os frontmen da empresa apostaram na concisão e na funcionalidade, abandonando o excesso de pompa e enfeites. As cores tradicionais do emblema são letras brancas, escritas com uma ligeira inclinação e cercadas por uma borda vermelha ou, mais raramente, preta. O quadro tem uma largura irregular – as bordas são estreitas na parte superior e esquerda e largas na parte inferior e direita, o que dá às letras volume adicional e integridade estrita. A fonte do nome se parece com a MS UI Gotik, mas difere dela ao escrever a letra S – no emblema, as linhas paralelas da letra são mais retas com um leve arredondamento nos cantos. O slogan geralmente é escrito em fonte pequena e uniforme, próximo ao tipo Corbel em preto, ajustando-se à largura do nome e usando preto.