O morcego preto contra o fundo de um círculo vermelho brilhante é o logotipo mundialmente famoso da Bacardi, produtora de rum cubano. Como protetor e polinizador das plantações de cana, o animal encontrou seu lugar no emblema, ao mesmo tempo em que é símbolo de boa sorte, saúde e união familiar.
A Bacardi é uma empresa familiar especializada na comercialização de bebidas espirituosas. Seu produto mais famoso é o rum. Mas a linha completa inclui mais de 200 marcas com diferentes tipos de bebidas alcoólicas. A fabricação está concentrada em Cuba, enquanto a sede está em Hamilton.
Significado e história
O que é Bacardi?
A Bacardi é uma das maiores empresas familiares de bebidas espirituosas. O mesmo nome leva seu principal produto – rum cubano. Para sua fabricação, é utilizada levedura especial, produzida a partir da cana-de-açúcar. A primeira destilaria Bacardi abriu em 1862.
O logotipo reconhecível do Grupo Bacardi Limited apresenta uma imagem de morcego. Durante um século, os designers apenas mudaram o estilo da placa gráfica, deixando a identidade da marca intacta.
1862 – 1890
Em 1862, o empresário italiano Facundo Bacardi Masso adquiriu o prédio da destilaria. Era tão velho que morcegos frugívoros se acomodaram em suas vigas. Foram esses animais que se tornaram o protótipo do emblema, ocupando o lugar central dentro de um círculo vermelho com contorno preto. Segundo outra versão, o fundador da empresa inspirou-se em inúmeras lendas cubanas, nas quais os morcegos eram símbolo de saúde e sucesso.
1890 – 1900
Este período é significativo na história da marca, pois pela primeira vez apareceu uma combinação espetacular de preto, bordô e ouro. Comparado com a versão anterior, o morcego tornou-se muito mais realista. Para isso, os designers desenharam pontos de luz nas asas ao longo dos ossos do esqueleto e adicionaram brilho à frente, destacando o pelo. Eles também coloriram as orelhas, olhos e ponta do nariz de amarelo. A moldura do círculo também ficou dourada, com borda dupla e destaques. Sob as patas bem espaçadas apareceu a inscrição “Bacardi”, que repousa à direita e à esquerda contra as pontas afiadas das asas, como se um morcego tomasse a destilaria sob proteção pessoal.
1900 – 1931
Uma imagem claramente estruturada de um morcego apareceu no logotipo. Mostra todas as escamas nas membranas das asas e todos os fios de cabelo de sua pele. A cabeça adquiriu características críveis. Porém, os designers retiraram a cor dourada e reduziram o tamanho do animal. Nas bordas do círculo, eles colocaram duas listras pretas: uma larga e outra estreita, semelhante a fios. Os desenvolvedores substituíram a palavra “BACARDI” pela frase “MARCA DE FABRICA”.
1931 – 1959
A empresa continuou sua busca por um logotipo realista, adotando um novo visual de morcego. Agora ela está sorrindo, naturalmente cinza, com orelhas grandes. Complementado por uma dupla inscrição à volta: na parte superior está marcada “RON BACARDI”, na parte inferior – “MARCA DE FABRICA”. O círculo cor de vinho tem um gradiente e uma ampla borda dourada.
1959 – 2002
Em 1959, a era das imagens realistas terminou. A partir de agora, o morcego é retratado em contorno. Os autores deixaram o mesmo apenas o giro da cabeça para a esquerda e o tamanho do animal, e o restante foi estilizado nas cores preta e dourada. O fundo e a borda foram mantidos. Em comparação com os logotipos anteriores, esse emblema parece mais amigável na etiqueta, sem agressão.
2002 – 2005
Graças ao sublinhado duplo e às sombras, as linhas tornaram-se suaves e aumentaram o padrão. O efeito 3D pode ser visto em tudo: na forma, nas bordas e até no fundo, que se projeta ligeiramente acima da borda. O gradiente no vermelho permanece, assim como a combinação tradicional de preto e dourado.
2005 – 2010
Este logotipo realça o efeito de relevo com uma peça central precisa. O morcego parece muito mais volumoso devido não apenas ao sombreamento, mas também ao clareamento. As linhas brancas se concentram nas asas, pernas, cabeça e corpo do animal. Já as sombras estão presentes principalmente nas bordas e no fundo vermelho, onde atuam como gradiente. Todos os golpes são suaves e longos. As asas se estendem além do círculo interno e se fundem com ele em cores.
2010 – 2013
Em 2010, outra reformulação ocorreu. Nesta versão, os designers mudaram para traços nítidos e elementos ondulados. Os contornos claros do gótico são uma coisa do passado, por isso o emblema parece moderno. A única coisa que permaneceu inalterada é a combinação de preto e dourado. Caso contrário, o redesenho renovou completamente o logotipo. A cabeça do morcego está virada não para a esquerda, mas para a direita. As enormes asas e cauda aumentam de tamanho, de modo que se projetam além da borda externa do círculo. A faixa de orla é irregular: na parte superior é estreita e na parte inferior é larga. Abaixo do ícone está uma inscrição impressa “BACARDÍ” com um traço elegante acima do “i” em vez do ponto clássico.
2013 – presente
As últimas mudanças ocorreram em 2013. Especialistas do estúdio londrino Here Design se voltaram para o arquivo histórico. Eles combinaram os três emblemas que estão em uso desde a década de 1890. até 1931. Como resultado, eles conseguiram criar uma imagem autêntica de um morcego, próxima aos cânones clássicos.
Além disso, os designers atualizaram a marca nominativa. Agora transmite a vibração retro da Art Déco cubana do início dos anos 1900 que é característica da arquitetura da sede do Edifício Bacardi em Havana.
Fonte e cores do logotipo
A história do logotipo da Bacardi é um movimento antigo. Este paradoxo é confirmado pela transição em 2013 para o design original. Foi tratado pelo estúdio Here Design de Londres. Os desenvolvedores traçaram as semelhanças dos três primeiros emblemas e propuseram uma versão combinada com raízes históricas. Mas não há ouro nele – apenas preto, vermelho e cinza. A grande inscrição na parte inferior permaneceu.
A palavra “Bacardi” está escrita em negrito, maiúsculas. As letras são clássicas, sans serif, com ligeiras curvas. A fonte lembra a elegante Varvara Bold. Com sua ajuda, os designers estilizaram o texto a partir da decoração dos anos 1900, característica do espírito cubano. As cores do emblema são estáveis e consistem em vermelho, preto, cinza, dourado, que de vez em quando aparece e desaparece.
O que é o símbolo Bacardi?
O símbolo icônico de Bacardi é o morcego, que é representado dentro de um círculo. Ela é considerada a padroeira da boa sorte, saúde e união familiar na Espanha, de onde vem o fundador da empresa. É também o principal protetor e polinizador das lavouras de cana-de-açúcar necessárias para a produção de cachaça. Além disso, morcegos viviam nas vigas da primeira cervejaria Bacardi.
Quais características de animais no logotipo da Bacardi?
O logotipo da Bacardi apresenta um morcego da família Phyllostomidae. Os artistas o detalharam, retratando com precisão anatômica as membranas entre as asas, dedos, membros posteriores, orelhas, cabeça e outras partes do corpo.