Os restaurantes de fast food da Arby’s não são tão famosos como o Burger King ou o Mcdonald’s, mas receberam sua cota de fama. Seu prato de assinatura era originalmente sanduíches de rosbife, o que se refletiu no primeiro logotipo. Agora a variedade é muito maior: os clientes podem pedir sanduíches quentes de peru, chá doce, bolo de chocolate, milkshake de menta, batatas fritas picantes e outros fast food populares.
Significado e história
O que é o Arby’s?
Arby’s é uma rede de fast food com sede nos Estados Unidos criada para os amantes de sanduíches. Os cardápios do restaurante contam com sanduíches com peito de pato e molho de cereja, frango e parmesão, almôndegas, peru, caldeirada, cebolas crocantes, tomates e outros recheios.
A empresa Arby’s foi fundada em 1964. Muitas pessoas presumem que seu nome é composto pelas primeiras letras da frase “Rosbife” (“Arby” pode ser considerado som fonético gravado de “RB”), mas na realidade não é. O apóstrofo possessivo “s” indica que “RB” é uma abreviatura de Raffel Brothers.
Leroy e Forrest Raffel nasceram homens de negócios. No início, eles se dedicavam ao fornecimento de equipamentos para restaurantes, depois decidiram abrir uma rede de fast food, excluindo do cardápio hambúrgueres populares. Arby’s serve sanduíches, saladas, molhos e refrigerantes. Na segunda metade da década de 1970. a empresa familiar foi comprada pela RC Cola, que no início dos anos 1980. adquirida pela DWG corporation. A marca registrada da Arby agora é propriedade da Inspire Brands, Inc.
A rede de lanchonetes se destaca da concorrência com seu icônico logotipo de chapéu de cowboy. Mudou muitas vezes, mas quase sempre permaneceu dentro do mesmo conceito.
1964 – 1976
O primeiro emblema da Arby era para placas de sinalização, então o fabricante de placas Peskin Sign Co. o projetou. Era um chapéu gigante em estilo ocidental clássico. O cocar consistia em dois fragmentos marrons desiguais. A metade superior dizia “Sanduíche de rosbife Arby’s” em letras brancas e “É DELICIOSO” na parte inferior. Para a primeira parte, os designers usaram uma fonte em bloco com serifas retangulares expressivas; para a segunda, uma fonte fina com serifas curtas e nítidas.
1975 – 2012
Em 1975, o desenho completo foi substituído por uma linha vermelha representando o contorno de um chapéu de dez litros. O texto foi encurtado para “Arby’s” curto e amplo, e os desenvolvedores arredondaram todos os cantos e colocaram a palavra no centro, dividindo o contorno inquebrável do capacete em duas faixas retorcidas.
2012 – 2013
Às vésperas de seu 50º aniversário, a rede de fast food decidiu se redesenhar. Muitas pessoas associam este evento com uma tentativa de desviar a atenção dos escândalos de alto perfil que estragaram a imagem de Arby’s. O mais famoso deles é o caso em que um cliente encontrou um dedo decepado em um sanduíche. As mudanças foram programadas para coincidir com a campanha de marketing Slicing Up Freshness. Para interpretar o novo slogan, os designers estilizaram a marca de apóstrofo como uma lâmina circular giratória que pendia sobre a letra “s”. Então, eles queriam mostrar que o corte da carne não é feito em uma fábrica, mas diretamente em um restaurante.
A fonte tornou-se minúscula e perdeu as serifas icônicas. Pode-se dizer que ele perdeu sua individualidade: não havia mais espírito ocidental nele, mas apareceu a fria precisão geométrica. O chapéu de cowboy foi mantido, mas os consumidores não gostaram de seu brilho tridimensional nas bordas. Foi inequivocamente reconhecido que o design não despertou o apetite dos visitantes, por isso a empresa foi forçada a alterar o logotipo novamente após alguns meses.
2013 – presente
Percebendo seus erros, a rede de restaurantes Arby’s voltou ao estilo clássico de identidade. Os desenvolvedores usaram como base o logotipo de 1975. Eles mudaram ligeiramente a forma das linhas e usaram uma fonte em bloco com serifas retangulares para a inscrição. Esta é uma homenagem à longa história da marca.
Fonte e cores do logotipo
Uma vez que os Raffel Brothers originalmente queriam chamar seu negócio de Big Tex, o chapéu de dez galões no logotipo parece muito apropriado, pois é o cocar estereotipado do povo do Texas. À medida que evoluiu, foi simplificado para um contorno vermelho. Em alguns comerciais, o chapéu era um símbolo da vontade de ir ao Arby’s. O logotipo apareceu no alto como uma lâmpada em desenhos animados, forçando as pessoas a irem a um restaurante.
A fonte mais próxima usada para o logotipo da Arby’s moderna é conhecida como Sanchez Black. Mas os designers a modificaram para que tivessem uma fonte em bloco distinta, decorada com grandes serifas com cantos arredondados.
A tipografia da marca anterior era completamente diferente. Era baseado em letras de linha sem serifa. As letras eram arredondadas como no Futura Bold, mas ligeiramente diferentes da fonte base. Considerando que tal design não correspondia ao estilo cowboy, os líderes da rede de restaurantes decidiram voltar aos clássicos.
Mas a cor quase nunca mudou. A paleta de vermelho e branco parece muito emocional e transmite a atmosfera do Velho Oeste. Além disso, o vermelho simboliza não apenas força, energia ou poder. Está associada à fome, razão pela qual muitas vezes pode ser vista nas identidades das empresas de fast food.
Qual é o logotipo da Arby's?
O logotipo da rede de fast food consiste em duas partes: uma marca nominativa e um emblema abstrato. No centro está a palavra Arby's em negrito com serifa. É circundado por linhas que formam a silhueta de um chapéu de cowboy.
O logotipo da Arby's é um chapéu ou uma luva de forno?
Apesar de a Arby's ter usado um personagem animado na forma de um potholder no anúncio antigo, seu logotipo não representa uma luva de forno, mas um chapéu de cowboy.
O que significa o símbolo Arby's?
O logotipo do chapéu de cowboy reflete o ambiente distinto do Velho Oeste que caracteriza os restaurantes Arby's.
Qual é o slogan atual da Arby?
O atual slogan da marca foi revelado em 2018 como parte de uma nova campanha publicitária. Parece assim: Arby’s. Temos as carnes ... para sanduíches.