A American Airlines possui a maior frota aérea comercial, tornando-se a maior companhia aérea do mundo. Inclui cerca de oitenta pequenas empresas de transporte aéreo que se fundiram em 1930. No início, a organização se chamava American Airways, mas depois de 1934 foi renomeada como American Airlines.
Significado e história
O que é American Airlines?
É a maior companhia aérea do mundo. Ela possui uma frota recorde em termos de número de aeronaves. Está sediada nos Estados Unidos e possui uma ampla rede de rotas internacionais. Seu nome original é American Airways.
Nos primeiros anos, a empresa criou uma imagem “glamorosa” para si mesma, porque voar em um avião era então considerado algo exclusivo e usar um uniforme de piloto com o logotipo da AA era um privilégio especial. Agora, a transportadora aérea é vista de forma bem diferente.
Ele foi forçado a mudar seu logotipo para distrair os clientes de uma série de outros problemas, incluindo falência recente, críticas negativas e a história escandalosa de um web designer que foi demitido apenas porque queria redesenhar a interface da American Airlines. Com isso em mente, o principal objetivo da última reformulação da marca era mostrar a mudança dinâmica. Os proprietários da empresa esperavam começar tudo de novo – com um novo logotipo e uma pintura de aeronave reimaginada.
1934 – 1945
Em 1934, a American Airways mudou seu nome para American Airlines. Apesar disso, ela manteve seu antigo emblema, desenhado em 1931: um círculo azul representando um globo com uma águia gigante de pé sobre ele. Em dois lados das asas levantadas do pássaro estavam as letras “A” – uma à esquerda, a segunda à direita. No fundo, uma linha diagonal corria entre eles. O anel da luneta, o feixe e ambos “A” eram vermelhos, o que criava a falta de contraste.
O autor do logotipo é um dos funcionários da companhia aérea – Goodrich Murphy. Ele mesmo teve uma ideia original, mas a imagem de uma águia espiava o livreto do hotel escocês. A combinação de cores usada é uma referência óbvia à bandeira dos EUA.
1945 – 1962
Em 1945, os designers removeram todos os elementos, exceto as letras e a águia. Ao mesmo tempo, o logotipo parecia completamente novo, porque o pássaro foi ampliado e virado para a direita. Embora o estilo de desenho permaneça o mesmo, pequenos detalhes foram alterados. As cores foram redesenhadas com o azul como principal e o branco como plano de fundo.
1962 – 1967
No início dos anos 1960. os desenvolvedores do emblema reimaginaram o design, retornando o esquema de cores clássico: uma combinação de vermelho, branco e azul. Para fazer isso, eles novamente envolveram a águia e as letras em um anel brilhante, como foi o caso em 1934-1945. Outra mudança é a inscrição “AMERICAN”, que apareceu abaixo do pássaro como um esclarecimento verbal à abreviatura.
1967 – 2013
Em 1967, Massimo Vignelli encomendou a Massimo Vignelli o desenvolvimento de novos elementos de identidade visual: o logotipo e a pintura da aeronave. Até então, apenas duas letras maiúsculas “AA” eram retratadas nas caudas de aviões. O designer italiano os completou com uma águia cruciforme abstrata em forma de “V”. Ele também criou um sinal de texto para a empresa de transporte aéreo, consistindo nas palavras “AmencanAirlines”. A metade esquerda das letras era vermelha e a metade direita azul. A simples fonte Helvetica enfatizou o profissionalismo da empresa.
2013 – presente
No início de 2013, a empresa de design FutureBrand modernizou a American Airlines águia irreconhecível. O moderno letreiro gráfico, conhecido como Flight Symbol, há muito tempo é de domínio público porque o Escritório de Copyright dos Estados Unidos o considerou insuficientemente original para ser registrado. A companhia aérea adquiriu os direitos autorais de seu pássaro estilizado apenas em 2018.
Outro desafio que os desenvolvedores tiveram de enfrentar foi a rejeição da marca por clientes e funcionários da empresa. Devido a muita controvérsia, o CEO Doug Parker colocou dois logotipos para votação no final de 2013: o Flight Symbol e uma versão com um design retro bagunçado combinando os emblemas antigos e novos. Naturalmente, escolhendo entre essas duas opções, muitos votaram na primeira opção, desejada pela administração da companhia aérea.
Fonte e cores do logotipo
O principal elemento da identidade da American Airlines é a águia, o símbolo nacional dos Estados Unidos. Agora, o pássaro parece uma faixa diagonal de três cores com uma projeção triangular e é muito semelhante em forma à cauda de um avião. De acordo com os representantes da FutureBrand, nesta placa você pode ver a letra “A” e uma estrela. Mas eles são abstratos demais para serem óbvios. Muitos acreditam que a versão anterior do logotipo era muito melhor. Seu criador, Massimo Vignelli, compartilha da mesma opinião.
À esquerda do novo gráfico está o nome da American Airlines. Os designers escolheram uma fonte sans-serif para as letras, muito semelhante à Helvetica, que foi usada de 1967 a 2013.
Uma característica distintiva do logotipo é sua paleta de três cores associada à bandeira dos EUA. Ao mesmo tempo, sombras e gradientes fornecem profundidade visual ao Flight Symbol.
Qual é o logotipo da American Airlines?
O logotipo, conhecido como ‘Símbolo de Voo’, representa um ‘híbrido’ de um avião e um pássaro. Consiste em asas diagonais em vermelho e azul, separadas por uma cabeça de águia estilizada. O emblema é complementado pela inscrição 'American Airlines'.
A American Airlines mudou seu logotipo?
Ao longo de sua história, a American Airlines mudou seu logotipo várias vezes. A versão atual foi apresentada em 2013.
Quem criou o logotipo da American Airlines?
O mais recente emblema, conhecido como 'Símbolo de Voo', foi desenhado pela FutureBrand. Ela está sediada em Londres e faz parte da holding americana de publicidade Interpublic Group of Companies.
Onde a American Airlines foi fundada?
A American Airways, que mais tarde se tornou American Airlines, foi fundada por companhias aéreas independentes do oeste, meio-oeste e nordeste dos Estados Unidos.