Alaska Airlines (ASA), parte do Alaska Air Group Inc., atende cerca de cem cidades. Sua rede de rotas cobre quatro países ao mesmo tempo: México, Costa Rica, Canadá e Estados Unidos. A sede está localizada nos subúrbios de Seattle, e um dos centros centrais é o Aeroporto Internacional de Seattle – Tacoma.
Significado e história
O que é a Alaska Airlines?
É uma companhia aérea que opera com as principais companhias aéreas dos Estados Unidos. Ele apareceu em 1932 e se tornou a maior transportadora aérea da costa do Pacífico. Sua rede de rotas cobre cerca de cem cidades no México, Canadá e Estados Unidos.
Podemos dizer que o ASA teve origem em 1932, durante a Grande Depressão. Foi então que Linious McGee, natural de Indiana, começou a pilotar uma pequena aeronave de três lugares com “McGee Airways” escrito na lateral. No mesmo ano, três pilotos de Seattle pediram dinheiro emprestado para fundar o Star Air Service. A aventura cresceu em algo mais quando as duas empresas se fundiram. Como resultado de várias outras fusões, o negócio se expandiu. Então, Alaska Airlines, Inc. (este nome foi adotado em 2 de maio de 1944) um grande número de rotas e modernos transportes aéreos surgiram.
Nos anos seguintes, a companhia aérea se expandiu significativamente e conseguiu visitar a operadora de voos charter mais influente do mundo. Mas sua situação financeira permanecia muito precária. A situação foi salva pelo novo líder – Charlie Willis. Como um comerciante nato, ele se concentrou no desenvolvimento da marca ASA com foco no logotipo e nas pinturas.
1966 – 1972
Em meados da década de 1960. o logotipo usado era o nome Alaska Airlines, escrito em letras maiúsculas oblíquas. O traço característico do tipo de letra era o formato arredondado e a ausência de cantos superiores no “A”. Na versão principal, a inscrição branca estava em um retângulo vermelho, mas na realidade tudo parecia um pouco diferente: a palavra vermelha “ALASKA” se destacava como um ponto brilhante no quadro branco da aeronave.
O novo design passou a fazer parte de um projeto publicitário que tornou a companhia aérea famosa em todo o mundo. Como parte da campanha de marketing, o interior da aeronave foi coberto com papel de parede de veludo vermelho-laranja e todos os funcionários da ASA usavam ternos cossacos. Os passageiros receberam pratos da culinária russa, caviar foi servido em bandejas de prata, e vodca e chá foram servidos em samovares de ouro.
1972 – 1990
Em 1972, Charlie Willis foi substituído por Ron Cosgrave. Ele lançou outra campanha publicitária para resolver os problemas financeiros de atrair novos clientes. Foi assim que surgiu outro logotipo com a inscrição “ALASKA AIRLINES”, dividido em duas linhas. Nesta versão, uma fonte straight sans serif foi usada para a frase. Apenas o primeiro “A” foi capitalizado. O fundo ficou azul e o título permaneceu branco.
A cor da fuselagem principal combinava com o design do emblema: o casco do transporte aéreo era branco com listras turquesa e azuis. Além disso, os artistas decoraram a seção da cauda da aeronave com pinturas incomuns. O primeiro é um totem, característico da cultura do Alasca. O segundo é o rosto de um esquimó vestido com o kulittak nacional. O terceiro é um mineiro de ouro. E o quarto – as cúpulas das igrejas russas, uma reminiscência da herança histórica de 49 estados dos EUA.
1990 – 2014
Em 1990, ocorreu outra reformulação, que mudou a percepção da marca ASA. A frase “ALASKA AIRLINES” não estava mais dividida em duas linhas e estava em um fundo branco sem retângulo. Os autores do logotipo escolheram uma fonte com serifa oblíqua para a inscrição. As letras de gelo azuis pareciam letras manuscritas, embora fosse apenas uma estilização agradável.
2014 – 2016
Em um esforço para atrair novos clientes, a administração ordenou uma mudança no logotipo. Agora a palavra “ALASKA” acabou sendo a principal: os designers a aumentaram e a colocaram no meio. A segunda metade do título estava na parte inferior e consistia em pequenas letras maiúsculas sem serifa.
2016 – presente
Os pilotos do grupo de foco chamaram o design antigo de “legal” e “corporativo”, que foi uma das razões para a atualização da fonte. A companhia aérea, liderada pelo CEO Brad Tilden, confiou esse trabalho à firma de branding Hornall Anderson. O logotipo aprimorado foi introduzido pela primeira vez a bordo do Boeing 737-800 recém-pintado. Além disso, apareceu na sinalização, site e material promocional da Alaska Airlines.
Fonte e cores do logotipo
A marca nominativa muda à medida que a empresa cresce, para que os clientes vejam a sua evolução e o desejo de soluções progressivas. Até agora, esta estratégia foi continuada por todos os líderes que, um a um, propuseram uma nova visão para a ASA. O logotipo da marca atual parece mais amigável do que o anterior: não há linhas e cantos agudos.
12 meses de operação contínua da Hornall Anderson levaram a uma mudança global na identidade da Alaska Airlines. A fonte em itálico e as linhas claras da palavra “ALASKA” simbolizam precisão e diligência, enquanto a maiúscula “A” com seu traço horizontal característico lembra versões anteriores do sinal de texto.
A palavra “AIRLINES” parece a mesma que em 2014-2016, apenas as letras ficaram maiores e mudaram ligeiramente. Ambas as partes das letras não são serifadas e são coloridas de azul. O tom selecionado de Dark Midnight Blue (# 00385F) evoca a região nevada do noroeste do Pacífico, onde muitos dos destinos da companhia aérea estão localizados.
Quem é o cara no avião do Alasca?
Pelo rosto na cauda do avião, você pode reconhecer os aviões do Alasca. Esta é uma imagem coletiva de um residente do Alasca - um esquimó. Acredita-se que tenha sido copiado do pastor de renas Chester Seveck ou do artista Oliver Amouak, que eram parentes diretos da companhia aérea.
Qual é o nome do Alaska Airlines Eskimo?
O esquimó não tem nome no emblema da Alaska Airlines porque ninguém sabe quem ele realmente é. Esta é uma encarnação sem nome dos habitantes da região ártica.
Quem começou a Alaska Airlines?
Linious Mac McGee está na origem da empresa. Ele fundou a Alaska Airlines em 1932 e ao longo do caminho se juntou aos pilotos Oscar Winchell, Steve Mills, Charlie Ruttan e Harvey Barnhill.
Quando a Alaska Airlines começou?
A maior companhia aérea da Costa Oeste dos Estados Unidos foi fundada em 1932 como uma pequena companhia aérea, a McGee Airways. A Alaska Airlines recebeu seu nome atual em 1944.