O logotipo atual da Air Canada, a empresa automobilística canadense líder, garante o reconhecimento da marca. Demonstra sua identidade nacional, refletindo claramente o rico patrimônio histórico e posição de liderança.
A Air Canada é a principal companhia aérea e a maior do Canadá em termos de número de passageiros e tamanho da frota. Foi fundada em 1937 e desde então atua em voos regulares e charter, cobrindo 207 destinos internacionais. Seus hubs estão localizados em vários aeroportos no exterior, incluindo Vancouver, Montreal-Toronto e Toronto Pearson. A sede da companhia aérea está localizada em Montreal, na região de Saint Laurent, na província de Quebec. Além disso, a empresa possui um grande serviço regional – uma subsidiária interna da Air Canada Express.
Significado e história
O que é a Air Canada?
É uma companhia aérea canadense que se chamava Trans-Canada Airlines até 1964. Ela é um dos cinco fundadores da parceria Star Alliance.
A Air Canada passou por várias transformações antes de se tornar uma organização de transporte reconhecida globalmente. Foi criada pelo governo federal canadense em 1937 e foi chamada de Trans-Canada Air Lines até 1965. O TCA começou a fazer seus primeiros voos intercontinentais em 1938, e até então era conhecido apenas no mercado interno. Ela carregava correspondência na rota Vancouver-Seattle e levava apenas dois passageiros de ida e volta.
Mas após a expansão da frota de transporte, a situação mudou drasticamente: a empresa recebeu os primeiros voos de longo curso e permissão para transporte aéreo em grande escala. Além disso, a TCA se tornou a primeira companhia aérea do mundo a testar uma rede de reservas baseada em computador em terminais remotos. Mudou para o sistema ReserVec de grande escala em 1953.
Em 1965, o TCA recebeu um novo nome – Air Canada, que foi aprovado em nível governamental. Em 1988, a transportadora aérea foi privatizada e passou para mãos privadas. O passo mais significativo em seu trabalho é a aquisição de um concorrente direto – a Canadian Airlines. Desde então, tornou-se um monopólio do espaço aéreo canadense. Em 2004, a empresa recebeu o status de holding e foi transformada em ACE Aviation Holdings Inc.
Cada passo importante nas atividades de uma organização de transporte aéreo se refletia em seus símbolos. Portanto, a identidade mudou simultaneamente com os principais eventos – desde a renomeação até a fusão em uma holding. Ao mesmo tempo, a direção sempre aderiu ao projeto originalmente escolhido e aceitou apenas versões corrigidas, sem alterações fundamentais. No total, são sete emblemas na história da companhia aérea.
1937 – 1945
O primeiro logotipo era um círculo com bordas brancas e cinza ao redor da borda e uma folha de bordo vermelha dentro. O símbolo do Canadá simplesmente não poderia deixar de estar presente no crachá da transportadora aérea, pois ele buscava conquistar o alto status de figura-chave da Força Aérea canadense. No centro da folha havia três letras – “TCA”. É uma abreviatura do nome completo da Trans-Canada Air Lines. Acima deles estava um avião de papel branco representando o campo de atividade.
1945 – 1965
Os designers removeram as linhas de contorno e pintaram a borda direita da folha de bordo de preto e a borda esquerda de branco. Eles também removeram o padrão com nervuras e as sombras das letras.
1965 – 1987
Após a renomeação, ocorreu um redesenho, resultando na inclusão de um novo nome no logotipo. Estava organizado em duas linhas: na parte superior estava a palavra “Ar”, na parte inferior “Canadá” e, mesmo abaixo, um ícone em miniatura na forma de uma folha de bordo contornada em um círculo. Todos os elementos eram vermelhos.
1987 – 1994
Durante este período, o logotipo foi dominado por uma combinação de vermelho e preto. Um círculo com uma folha no centro foi pintado de vermelho (mais precisamente, vinho claro), e o nome da transportadora aérea foi pintado de preto. Além disso, os designers reorganizaram a inscrição e a colocaram em uma linha, sob o ícone. Em vez de letras maiúsculas, eles usaram letras minúsculas.
1994 – 2005
A folha nesta versão foi redesenhada para se parecer com folhas de bordo reais tanto quanto possível – larga, com recortes ondulados. Para o nome Air Canada, os desenvolvedores novamente escolheram letras maiúsculas, mas adicionaram extensões em miniatura nas extremidades, que lembram serifas. Além disso, eles têm caracteres bem espaçados em ambas as palavras.
2005 – 2017
Nesta versão do logotipo, os autores corrigiram a fonte. Para fazer isso, eles tornaram as letras estreitas e lisas removendo as serifas. Os designers também agregaram cor, optando pelo escarlate brilhante, que mais chama a atenção.
2017 – presente
O emblema moderno não está tão saturado de cores como antes: o bordô claro substituiu o escarlate na cor da folha, e o preto empoeirado substituiu as letras vermelhas brilhantes. Caso contrário, tudo é exatamente igual à versão anterior.
Fonte e cores do logotipo
Como a companhia aérea pertence ao Canadá, a administração escolheu a folha de bordo para sua identidade – o principal símbolo deste país. Conforme o redesenho progredia, apenas seu contorno mudou, mas ele próprio nunca desapareceu do logotipo. Além disso, o círculo sempre permaneceu no lugar, no centro do qual a folha está localizada. Aliás, essa imagem também contém a ação do vôo, pois as folhas voam, apanhadas pelo vento, e caem suavemente no chão.
Air Canada foi escrito em fontes diferentes em momentos diferentes. Se inicialmente eram letras brancas largas, no final tornaram-se pretas estreitas. As fontes usadas são uma reminiscência de Sweet Gothic Medium, Indecise Expanded Medium e Lucida Sans Bold. A última versão foi desenvolvida pelos designers Kris Holmes e Charles Bigelow. Sua versão gratuita mais próxima é a DoppioOne Font.
O esquema de cores do logotipo é simples e contém apenas vermelho (vários tons) e branco (fundo). Na verdade, esta é a paleta da bandeira nacional do Canadá. Também existe o preto, que é usado para colorir o texto. Essa gama é uma imagem atemporal do profundo patriotismo e alto profissionalismo da Air Canada.
Qual é o logotipo da Air Canada?
O logotipo da marca apresenta uma folha de bordo vermelha - o símbolo nacional do Canadá. Ele reflete a herança histórica da companhia aérea e demonstra sua posição dominante no país.
Quem é o dono da Air Canada?
A Air Canada é uma empresa pública e, portanto, não tem um único proprietário. Suas ações são livremente negociadas no mercado, mas há uma limitação: os não residentes no Canadá podem receber no máximo 25%.
Quantos aviões a Air Canada tem?
Em julho de 2021, a frota da companhia aérea canadense era representada por 159 aeronaves.
Onde fica a sede da Air Canada?
A sede da organização está localizada na segunda maior cidade do Canadá - Montreal.