A companhia de seguros médicos Aetna opera em quatro áreas. Aumenta a eficiência das instituições de saúde, faz planos financeiros para controlar receitas e despesas, oferece programas de bem-estar, diversos serviços de seguros e benefícios. Dessa forma, a organização se posiciona como especialista no desenvolvimento de soluções em saúde. Desde 2018, é propriedade exclusiva da CVS Health Corporation, que também opera uma rede de farmácias. A sede está localizada em um edifício vitoriano na capital do estado de Connecticut.
Significado e história
Aetna é descendente direta da companhia de seguros de mesmo nome, fundada no início de 1800. A base para uma marca moderna foi lançada em 1850, quando a organização-mãe fundou um fundo de seguro de vida. Em 1853 esta divisão tornou-se independente. Os executivos decidiram não mudar o nome para não perder a confiança do consumidor. Foi inspirado no estratovulcão Aetna, na costa leste da Sicília. É o vulcão mais alto da Europa, e em 1800. ele também era o mais ativo.
Durante a crise econômica, eles queriam liquidar a empresa, mas isso foi evitado. Em 1856, sua renda anual ultrapassou um milhão de dólares. Graças à estabilidade financeira, ela mudou sua estratégia e ampliou significativamente o leque de serviços. Em 1899, a Aetna foi uma das primeiras a assegurar não só a vida das pessoas, mas também a sua saúde. Mais tarde, ela deu títulos para a construção do Projeto Manhattan, a sede das Nações Unidas e para a restauração da Estátua da Liberdade.
Uma reorganização societária a ajudou a se ajustar às mudanças nos padrões do mercado. Este processo foi acompanhado por uma constante renovação da identidade, que também devia corresponder ao presente. Isso deu à Aetna nada menos que oito logotipos. Eles foram usados em diferentes épocas – desde meados do século passado até o presente. A versão atual, como todas as outras, contém o nome da marca, mas difere no design original.
1853 – 1908
Em 1853, uma divisão deixou a empresa original Aetna, que se tornou a base da companhia de seguros de vida e saúde de mesmo nome. A nova organização usou um logotipo com as palavras “AETNA LIFE INSURANCE COMPANY” para publicidade. As iniciais “A” e “E” na primeira palavra foram concatenadas. O ornamento floral retratado no fundo ecoava os desenhos ornamentados das letras inglesas antigas. Na parte inferior havia um texto adicional, incluindo o nome da cidade e estado onde a seguradora foi formada. Os desenvolvedores projetaram a frase “Hartford, Connecticut” em uma fonte caligráfica fina.
O lugar da esquerda era ocupado por uma complexa composição gráfica. A peça central era uma mulher com uma lança e uma espada – supostamente a antiga deusa romana Minerva, padroeira da sabedoria, médicos, artesãos e pessoas de profissões criativas. Ela se elevou sobre uma mulher sentada que estava segurando uma criança em seus braços. Árvores os cercavam.
1908 – 1965
Seguindo a tendência do minimalismo, os designers simplificaram a estrutura do logotipo. A nova versão continha um círculo preto com uma inscrição branca “AETNA”. A forma das letras foi adaptada ao tamanho do círculo para que ocupem todo o espaço interior. Neste caso, os primeiros “A” e “E” foram ligados por linhas horizontais, formando um monograma ou, mais precisamente, uma ligadura.
1965 – 1989
Em 1965, Lippincott & Margulies reformulou a imagem corporativa da Aetna. Como resultado, o logotipo ficou retangular e laranja. As letras brancas foram preservadas, mas a fonte era completamente diferente das versões anteriores. Os especialistas converteram o “t”, “n” e o último “a” para minúsculo, usando para eles tipo negrito individual com serifas maciças. Unidos “A” e “E” no início permanecem em letras maiúsculas. Apenas o estilo de ligadura foi alterado. Além disso, todas as letras da palavra se fundiam, pois havia intervalos muito estreitos entre elas. O nome da marca não estava no centro do retângulo, mas no topo, alinhado à direita.
1989 – 1996
Após outra reformulação, a base se transformou em um quadrado vermelho. As letras foram cortadas, mas a ligadura não desapareceu em lugar nenhum. Os criadores do logotipo o reformularam aumentando o “E” e removendo o traço horizontal na parte superior do “A”. Eles tiveram que fazer isso porque a fonte foi alterada para uma sans serif geométrica em negrito com proporções equilibradas. A legenda, como no caso anterior, estava na parte superior do quadrilátero, só que desta vez – alinhada ao centro.
1996 – 2001
A base quadrada desapareceu e o nome da seguradora foi repintado em terracota com um tom rosa. As letras tornaram-se mais angulares. O último “a” tem uma serifa triangular em miniatura na parte inferior.
2001 – 2012
Pela primeira vez em muitos anos, os designers removeram a ligadura no início de uma palavra, separando o “A” e o “E”. Eles escolheram uma fonte que combinava traços finos e largos. As extremidades das letras eram decoradas com longas serifas. À esquerda da inscrição havia uma figura esboçada de um homem que levantou as mãos. Uma fita amarela flutuava sobre sua cabeça. Tanto a silhueta quanto o nome da marca eram azuis, mas o ícone usava dois tons diferentes.
2012 – 2019
Em 2012, a Aetna realizou uma reorganização para refletir o impacto da reforma do sistema de saúde nos serviços de seguro. Para confirmar suas intenções, ela atualizou o logotipo, para o qual recorreu à equipe da agência Siegel + Gale para obter ajuda. Os designers se livraram da imagem da figura humana e se concentraram apenas nas letras. Primeiro, eles fizeram todas as letras minúsculas e novamente conectaram “a” e “e”. Em segundo lugar, eles conseguiram criar um tipo de letra sem serifa personalizado que combinava linhas largas, curvas suaves e cantos quadrados. Terceiro, a cor azul escuro foi alterada para roxo.
2019 – presente
O novo logotipo corporativo da Aetna surgiu depois que a marca se tornou parte da CVS Health Corporation. Para marcar a ocasião, um ícone roxo em forma de coração foi adicionado ao lado do rótulo. Exatamente o mesmo elemento, mas em vermelho, adorna a marca CVS Health.
Fonte e cores do logotipo
Embora o coração seja agora o principal símbolo de Aetna, ele não tem tanto significado quanto a ligadura formada pelas letras “a” e “e”. Este é um importante legado histórico que reflete o compromisso da seguradora com a cooperação e assistência. Há simetria nos signos conectados, que falam da harmonia do relacionamento entre a organização e seus clientes.
A fonte foi especialmente projetada para a Aetna. Ele compartilha semelhanças com eSpectrum Extra Bold e FF Signa Round Pro Condensed, mas difere em algumas curvas suaves. Todas as letras são minúsculas, o que corresponde aos padrões modernos. Antes disso, a variedade Bodoni foi usada para a inscrição.
A cor do logotipo não é típica das seguradoras. Como você sabe, as instituições financeiras costumam tentar mostrar seu conservadorismo com tons escuros. A marca Aetna decidiu se destacar de seu fundo com uma paleta roxa vibrante.