A Anheuser-Busch InBev SA é uma gigante cervejeira global EUA-belga-brasileira com 28% do mercado global de cerveja e um lucro líquido de US$ 10 bilhões. A gigante produz 600 marcas da bebida, incluindo 7 marcas internacionais, entre elas a belga Stella Artois e a americana Budweiser. A cerveja Anheuser-Busch InBev é vendida em 150 países ao redor do mundo.
Significado e história
O que é Anheuser-Busch InBev SA?
Um grande gigante cervejeiro com US$ 52 bilhões em vendas, fornecendo 600 marcas de cerveja ao mercado. É o resultado da fusão da InBev, Anheuser-Busch e SABMiller. Os produtos são distribuídos na América, Europa e Ásia.
A corporação surgiu no mercado por meio de uma fusão gradual de empresas, a partir de 1987, quando a belga Stella Artois e a cervejaria Piedboeuf formaram a Interbrew. A nova empresa se expandiu gradativamente, absorvendo a produção em pequena escala no Canadá, Grã-Bretanha, Alemanha, até que em 2004 se fundiu com a maior empresa brasileira AmBev. A fusão permitiu que sua filha InBev se tornasse a maior líder da indústria produtora de cerveja do mundo. Em 2008, a InBev recrutou uma fabricante americana de bebidas intoxicantes de 150 anos, a Anheuser-Busch, que na época ocupava o terceiro lugar no mundo. O nome da nova corporação passou a ser conjunto: Anheuser-Busch InBev (AB InBev). O prefixo SA apareceu após a aquisição da SABMiller em 2016, mas não é usado no logotipo.
O emblema da preocupação foi inicialmente bem pensado e refletiu a ideia de um negócio conjunto. Portanto, as alterações subsequentes no logotipo foram pequenas e relacionadas ao crescimento e expansão da Anheuser-Busch InBev.
2008 – 2016
A Ab InBev está comprometida em construir marcas para aproximar as pessoas. Porque tenho certeza de que o amor comum por sua bebida ajuda a criar amizades e conexões. O primeiro logotipo da empresa incorpora a ideia de associação. Foi desenvolvido pela FutureBrand em 2008 durante a criação da corporação.
O símbolo da Anheuser-Busch é uma águia em um delicado A. O logotipo da InBev apresenta letras limpas e suavemente arredondadas com um ponto de exclamação em vez de um I. A FutureBrand transformou e combinou os dois símbolos para criar uma imagem que mostra unidade, crescimento e aspirações para o futuro. Ao conectar as inscrições, as letras AB mantiveram sua floração. Eles são colocados em primeiro lugar. Esta é uma homenagem à longa história da marca. E as letras da InBev ainda têm a clareza, a suavidade e o estilo direto, indicando que a empresa é o principal pilar da corporação. O design enfatizou a individualidade de cada empresa e, ao mesmo tempo, mostrou seu trabalho conjunto.
A águia (águia careca) também permaneceu no logotipo, mas na forma de um pássaro voando no canto superior direito. Sua imagem carrega uma grande carga semântica. A corporação se considera a empresa do século e se concentra na produção de cerveja que será bebida pelos próximos 100 anos. A águia marinha é uma das maiores aves da América do Norte, um fígado longo com asas fortes que permitem que ela voe no ar por muito tempo. Forma casais para a vida. Desde os tempos antigos, o pássaro tem sido um símbolo de poder, vitória e glória. A águia voando no logotipo mostra:
- poder e crescimento da corporação,
- superar os concorrentes,
- movimento para o futuro,
- foco na existência através dos tempos,
- parceria para a vida.
A principal tarefa da cerveja, segundo a filosofia da AB InBev, é apoiar a celebração da vida. Cada garrafa deve trazer prazer e deixar uma boa impressão. Essa crença se reflete nas cores brilhantes e quentes do pássaro.
2016 – 2022
Em 2016, a britânica SABMiller se juntou às fileiras da empresa, que fornecia seus produtos para África, América do Norte e Europa. A corporação tornou-se um conglomerado de 3 grandes players no mercado cervejeiro. Isso levou a uma mudança no logotipo. A imagem da águia foi retirada do emblema, já que a ave estava mais relacionada apenas à América do Norte e à Anheuser-Busch. E a nova preocupação foi construída sobre os direitos da unidade e do trabalho conjunto.
A parte da letra do logotipo permaneceu inalterada – a cor vermelha das letras AB e a inscrição marrom-escura InBev. As letras ficaram maiores e as cores mais vivas, o que mostrava o crescimento da corporação. Nenhum símbolo SABMiller foi incluído no logotipo de 2016.
2022 – presente
Em 2022, a falha anterior foi corrigida e a SABMiller foi introduzida no logotipo como o terceiro jogador. Isso se refletiu na bola amarela à esquerda da parte da letra do logotipo e na mudança no esquema de cores.
A bola é composta por três pétalas e simboliza os três jogadores do plantel. Neste caso, as pétalas têm um tamanho diferente, de acordo com a contribuição de cada jogador. A inscrição no logotipo permaneceu a mesma, mas perdeu a variedade de cores, tornando-se completamente preta. Já não é um reflexo das duas empresas fundidas. Essa história ficou no passado e a preocupação está pronta para seguir em frente.
Fonte e cores do logotipo
As cores principais do emblema são branco, amarelo, vermelho, marrom e preto.
- Branco é o desejo de novos começos.
- Amarelo – a alegria da vida, o prazer do produto.
- Vermelho – energia, amor pelo seu trabalho, desejo de mudança e resiliência. Afinal, a Anheuser comprou sua cervejaria quando estava à beira da falência e não apenas a restaurou, mas a tornou líder do setor.
- Marrom – um sinal de fundação, experiência, uma empresa central estável que uniu outras empresas em torno de si.
- Preto – o poder e a força da corporação, sua posição estável no mercado.
Serifas pequenas e linhas suaves do logotipo combinam com a fonte Quadrat Serial. Ao mesmo tempo, a letra inicial A é inusitadamente ligada sequencialmente à letra B, demonstrando a continuidade familiar (Busch casou-se com a filha da Anheuser e a cervejaria foi passada de geração em geração até 2008).