7up é um refrigerante de limão e lima famoso na América e no exterior. Em 2019, a marca comemorou seu 90º aniversário. Atualmente é propriedade da Keurig Dr Pepper nos EUA. Sabores principais: lima-limão e cereja.
Significado e história
A bebida surgiu na cidade americana de St. Louis em 1929. Foi comercializado pela The Howdy Corporation de Charles Grigg como uma cura para ressaca e regulador de humor. O produto continha compostos de lítio, que estabilizam o HC e aliviam as enxaquecas. O nome original era Lithated Lemon Lime Soda. O próprio criador brincou que seu refrigerante ajuda com sete tipos de ressaca. Além disso, consistia em 7 ingredientes e foi engarrafado em garrafas de 7 onças. A massa atômica do lítio também é sete. Por isso, quando se fez necessário encurtar o nome, utilizou-se o número sete e a assinatura levantada, indicando a ascensão. A ideia do sete e a capacidade do refrigerante de revigorar, normalizar o estado e o humor se tornaram a chave para a criação do logotipo.
1929 – 1930
No primeiro logotipo, o número 7 é representado com asas na forma de um pássaro correndo para a frente, decolando. Ela carrega a palavra “para cima” em um suporte. Isso simbolizava a capacidade da bebida de ficar sóbria, rapidamente colocar em pé e dar energia e força. Curiosamente, a imagem foi feita em preto e branco. O refrigerante apareceu durante a Grande Depressão, quando muitos empresários sofreram perdas, e a impressão em cores era um luxo caro.
1930 – 1931
Nesta versão do emblema, o sete é retratado como um gêiser batendo que enche, revigora, cura e esfria a pessoa que está abaixo. A adição para cima também flutua no ar acima da base do sete, em uma linha fina, demonstrando visualmente seu significado verbal. No contexto da composição, os picos dos picos das montanhas são visíveis abaixo. O gêiser se eleva acima das montanhas. Os picos também simbolizam pureza e frieza. Todo o logotipo parece correr para cima, para subir, prosperidade e alegria.
Inscrição anti-ácido apareceu no emblema. Ela disse que a composição elimina os sais de ácido úrico (uratos), que na época eram considerados causadores de muitas doenças. Esta marca adicionou popularidade ao refrigerante.
1931 – 1939
O logotipo fica mais conciso, mantendo apenas o nome. No entanto, a ideia de elevação, sobriedade e bom humor ainda é fundamental. Desta vez, é indicado pela própria inscrição, que sobe do fundo junto com bolhas de ar ao seu redor. A ideia de “flutuar” também é demonstrada pela palavra “up”, que se desprendeu de seu suporte e está flutuando para cima. Toda a inscrição é inclinada obliquamente para cima, complementando a mensagem do movimento. O usuário ao mesmo tempo observa o aumento da composição ligeiramente de baixo. O emblema o chama para agarrar a bebida e flutuar até a superfície com ela. A ideia de se livrar da depressão durante o declínio global foi muito bem-vinda. E as vendas de refrigerantes após o logotipo aumentaram rapidamente.
1939 – 1971
Com o fim da crise global, a bebida adquiriu tons mais claros no logotipo. Foi o auge da pop art no design, com cores fortes e contornos suaves. Em 1935, a era do cinema colorido também começou, e o logotipo era vagamente semelhante ao quadro.
A clássica combinação de cores vermelho e preto criava um contraste, uma sensação de transição do colapso para a alegria. O fundo vermelho mostrava o líder e personificava o amor do povo. Na década de 1940, o refrigerante era o terceiro refrigerante mais vendido no mundo. As listras pretas que delimitavam o emblema na parte superior e inferior mostravam a média dourada que a bebida dá. Sem emotividade excessiva, histeria, mas sem depressão. A sombra negra das letras estava associada à clareza, clareza de pensamento.
Em 1948, devido à proibição, o citrato de lítio foi retirado da fórmula e o remédio deixou de ser considerado medicinal. As vendas da bebida começaram a declinar, porque naquela época havia simplesmente muitos tônicos.
1971 – 1980
Para se destacar e manter a atenção dos clientes, principalmente do público mais jovem, a marca 7up recorreu a uma publicidade ativa e arrojada, que foi gerida por Walter Thompson. A agência de publicidade sugeriu associar o nome Uncola (não cola) à bebida para manter o espírito de oposição que imperava entre os jovens. Este período foi o auge da cultura hippie e da luta contra a guerra. Em homenagem ao famoso verão do amor da América (1967), iniciado pelos hippies, o logotipo recebeu um fundo vermelho “amor” limpo. As letras brancas do nome tornaram-se um símbolo de paz. A ideia fez sua parte e as vendas da bebida dispararam novamente.
1980 – 1987
Em 1978, a marca mudou de dono. Nesse período, entre o número 7 e a inscrição, aparece um sinal divisor, semelhante a uma bolha de ar ou um balão com o qual a inscrição voou.
1987 – 1995
O ano de 1986 foi marcado por mais uma venda da marca e sua divisão em 2 marcas – nos EUA e na Europa. Na América, a proprietária era a Hicks & Haas, que se fundiu com a Dr. Pimenta.
O fundo vermelho brilhante foi removido, deixando apenas o círculo vermelho. Simbolizou cereja – um novo sabor da época. As letras também adquiriram cor pela primeira vez na história. Verde com um contorno branco, que indicava o sabor principal da bebida – limão, cuja casca é verde. Em geral, o logotipo tornou-se brilhante e afirmativo.
1995 – 2000
Em 1995, a fabricante de bebidas foi comprada pela Cadbury Schweppes, que serviu como promessa de criação de um novo emblema. O design é feito no estilo Art Nouveau, caracterizado pela assimetria. Isso é claramente visto na forma incomum do número 7 com uma base muito estendida. O círculo vermelho também mudou muito. Estendeu-se e agora tinha a forma de um limão.
Para aumentar a popularidade e o reconhecimento do refrigerante, os novos proprietários decidiram recorrer à história. Eles adicionaram a inscrição uncola (não cola) ao rótulo, sob o qual a marca foi anunciada com sucesso nos anos 70.
2000 – 2010
A marca continua a se desenvolver e o nome no logotipo volta novamente ao estilo oblíquo, mostrando a ascensão. O movimento desta vez é em direção à naturalidade. Para atender plenamente à definição, os proprietários alteram a receita. Mas no final, a palavra “natural” foi contestada e a inscrição apareceu no rótulo: sabores 100% naturais. Ele é exibido em uma fita amarela brilhante sob o nome da marca. O próprio nome tornou-se muito leve, simbolizando também renovação e naturalidade.
O círculo vermelho recebeu volume, pois, a partir do 93º ano, foi animado e transformado em personagem de jogo – uma bola vermelha.
2010 – 2015
Em 2008, o Dr Pepper Snapple Group se separou da Cadbury e continuou a trabalhar na composição da bebida, ampliando a gama.
O contorno verde esmeralda voltou ao logotipo. A mudança foi feita para trazer o cliente de volta no tempo quando a série 7 Up Retro começou a ser testada. Essa variação usava açúcar em vez do criticado HFC (xarope de glicose-frutose). O novo começo “velho” foi marcado por uma inclinação oblíqua mais forte da inscrição.
2015 – presente
O logotipo adquiriu um contorno verde escuro mais nobre, simbolizando a forte posição e a impressionante história da marca.
Fonte e cores do logotipo
As cores primárias são vermelho, verde e branco. São as cores da saúde, do amor, da alegria e da naturalidade. Tudo isso combinado com bebidas 7 Up. Fonte do logotipo Helvetica Neue.