Significado e história
O lançamento do YouTube Music ocorreu em paralelo com o lançamento do serviço YouTube Red, que cobre toda a plataforma do YouTube, incluindo a direção musical. No entanto, com o tempo, o aplicativo se tornou um serviço autônomo, pois era muito popular. O Google interessou-se por ele, pois seu próprio serviço com tema semelhante, o Google Play Música com serviço de assinatura, não era tão procurado quanto o canal do YouTube, que alcançava quase 100 países do mundo.
Em maio de 2018, uma versão atualizada do serviço de música apareceu – tanto para dispositivos fixos quanto para dispositivos móveis. Os aplicativos passaram por uma grande transformação: apareceu uma grade de recomendação dinâmica que leva em consideração vários fatores. Em particular, a inteligência artificial (tecnologia do Google) foi conectada para pesquisar faixas com base nas letras e nas descrições delas.
Além disso, o serviço começou a oferecer assinaturas autônomas com streaming de conteúdo de áudio e vídeo sem anúncios. Também existe uma opção de download para reprodução de música offline. Em 2018, o serviço firmou contratos com patrocinadores, segundo os quais se tornou parceiro de diversos programas de TV. Hoje, o famoso ícone em forma de botão de reprodução é conhecido em todo o mundo. É verdade que em diferentes regiões ele é designado à sua maneira. Na Europa e nos ex-países da CEI, tem formato redondo, nos Estados Unidos – retangular.
2015 – 2017
O logotipo principal consistia em dois fragmentos: “YouTube” e “Música”. A primeira palavra continha letras maiúsculas e minúsculas, a segunda foi executada em letras maiúsculas. Além disso, a fonte em cada caso era diferente. O texto foi colocado em uma linha. A parte com “Tube” estava em um pequeno retângulo vermelho com cantos arredondados. A palavra “Música” foi separada do fragmento de base e colocada à distância. Usava letras largas, grotescas, com linhas estritas. O “M” tinha pontas pontiagudas, enquanto o resto dos personagens tinham transições suaves.
Havia também um ícone na forma de um elemento circular que lembra um disco de vinil. No centro, em um círculo vermelho, foi desenhado um triângulo branco, que denotava a função de iniciar o jogador. Duas listras divergiam diagonalmente dela, formando um espaço mais claro. Parecia um radar em forma.
2017 – 2019
Ao atualizar a plataforma, os criadores corrigiram a aparência do emblema. Eles unificaram a fonte, então ambas as partes receberam a mesma grafia. Além disso, os designers removeram a palavra “Tube” do botão de reprodução retangular e a colocaram ao lado de “You”, e “Music” aproximou-se deles, esmaecido.
Os desenvolvedores também propuseram uma versão abreviada do logotipo, em que havia apenas um emblema retangular vermelho e a palavra “Música”. Mas neste caso não era cinza, mas preto. O ícone também foi alterado: não parecia mais um disco de vinil, mas era totalmente vermelho com um anel branco e um triângulo no centro.
2019 – presente
O redesenho trouxe algumas pequenas alterações, para que o logotipo e o ícone tenham a mesma aparência. As correções afetaram apenas a cor da inscrição: na versão atual, toda a parte do texto é preta e não tem separação visual em fragmentos separados.
A evolução da identidade do YouTube Music passou por vários estágios. Na primeira, foi trocada a fonte com a qual as inscrições foram feitas, e o elemento retro que lembra o passado musical foi retirado. Ou seja, os autores substituíram o ícone por um disco de vinil simplesmente com um círculo vermelho duplo, deixando apenas um botão triangular para tocar discos no meio. As seguintes mudanças foram pequenas e não afetaram o conceito do canal. Mas deve-se notar que diferentes tipos de ícones são usados em diferentes regiões. Nos países da Europa e do antigo CIS, a logomarca tem um botão round play, nos EUA – de formato retangular.
Fonte e cores do logotipo
Para o serviço de música, os designers usaram dois tipos de fonte. A única coisa que eles têm em comum é a falta de serifas. Caso contrário, existem muitas diferenças entre eles. Para a palavra “YouTube”, os autores usaram sua própria versão baseada no Alternate Gothic FS # 2, e para “Music” escolheram Euclid Flex. Assim foi no primeiro emblema. Na segunda, as fontes foram unificadas, substituindo tudo por uma fonte de design pessoal obtida em colaboração com a agência Saffron. É chamado de YouTube Sans.
Embora a gama de cores seja estável, ela também não escapou das mudanças. Por exemplo, “Música” era primeiro preto, depois cinza e, em seguida, pintado de preto novamente. Mas o tom dominante era sempre o mesmo – vermelho, saturado, mudado para o espectro escarlate.