O Windows é um dos sistemas operacionais mais populares. Ele apareceu em novembro de 1985 e é o desenvolvimento da Microsoft Corporation. A plataforma é voltada para computadores pessoais e laptops. Ela agora domina o mercado digital com 90% da demanda.
História e significado
A identidade visual do sistema operacional nº 1 tem um passado rico. Desde o lançamento do logotipo inicial e até agora, foram desenvolvidos 15 tipos diferentes. Eles têm apenas uma coisa em comum – uma janela estilizada associada ao nome do produto.
1985 – 2001
O emblema de estreia foi apresentado em 1985 junto com o programa. Parecia uma placa preta e azul composta de gráficos e texto. Nele há uma janela com quatro quadrados de tamanhos diferentes, separados por finas linhas brancas. O elemento de palavra inclui a frase “Microsoft Windows” em uma fonte serif.
1990 – 2001
Junto com o lançamento do OS 3.0, um emblema atualizado foi apresentado – uma modificação monocromática, que representa uma janela realista com uma inscrição. Esta opção foi desenhada em cores com tons de gradiente.
1992 – 2001
Em 1992, teve início a chamada era da bandeira corporativa. O primeiro emblema parecia um pano esvoaçante. À esquerda, havia quatro quadrados multicoloridos cercados por um amplo contorno preto. E estes não são apenas “óculos” improvisados, mas os principais produtos da empresa-mãe – Bing, Windows, Xbox e Office. A inscrição estava localizada do lado direito.
1993 – 2001
O emblema deste período ecoou completamente a versão anterior e foi o primeiro representante da era da bandeira corporativa, que durou até o início do próximo milênio. Suas diferenças são a abundância de cores e cores brilhantes. O logotipo foi dividido em duas partes – gráfico e texto, e as alterações realizadas referem-se apenas ao aparecimento da abreviatura “NT” ao lado da inscrição “Microsoft Windows”.
1994 – 2001
Após o redesenho, uma grande bandeira colorida apareceu, deslocada em uma ligeira inclinação, o que a faz parecer equilibrar em uma ponta afiada. O lado oposto, que consiste em muitos pequenos retângulos, é direcionado para cima. Os desenvolvedores também ampliaram a palavra “Windows”, tornando-a estreita e alongada. Eles colocaram a segunda parte da frase (“Microsoft”) à esquerda. Ao mesmo tempo, os designers reduziram e colocaram verticalmente, e adicionaram serifas pronunciadas à fonte.
1995 – 2001
Com o lançamento do sistema operacional 95, o emblema também mudou: nele aparecia a designação do ano correspondente.
1996 – 2004
Um ano depois, houve outra atualização do programa, que existia em paralelo com a anterior. No final da frase “Microsoft Windows”, os desenvolvedores simplesmente indicaram sua próxima versão – “NT”.
1998 – 2006
Em 1998, a corporação lançou um dos empreendimentos mais lendários, marcando o ano de seu lançamento no logotipo.
2000 – 2006
Nesse período, surgiram duas versões do sistema operacional. O primeiro é “EU”. Para destacar sua inovação, os designers atualizaram o logotipo. Eles remodelaram as janelas e as moveram para o centro, colocando uma em cima da outra, e moveram a parte do texto para baixo.
2000 – 2010
O segundo sistema operacional foi nomeado após o ano de lançamento. Seu logo também passou por alguns ajustes para ficar diferente dos anteriores. As janelas estavam dispostas em fila, com um leve aperto. A inscrição permaneceu na parte inferior, substituindo o nome da versão.
2001 – 2014
Com o advento do XP, a marca foi redesenhada. Foi utilizada uma janela única em forma de bandeira ondulante com elementos multicoloridos. O nome do sistema operacional foi aumentado, enquanto as empresas, ao contrário, foram reduzidas. A designação da versão foi feita em vermelho e colocada no final.
2006 – 2017
O lançamento do Vista foi um marco porque o sistema operacional recebeu um novo ícone: a bandeira clássica em um círculo azul escuro.
2009 – 2020
O ano de 2009 foi marcado pelo surgimento do Windows 7. Como resultado, o círculo desapareceu do logotipo e a janela da bandeira ficou maior.
2012 – 2016
A versão de 2012 foi centrada em torno do nome do próximo sistema operacional – o oitavo consecutivo. Os designers tornaram o símbolo corporativo retangular e uniforme, passando para o início a inscrição “Windows`8”, que se tornou intensamente negra. Desta vez, deu início a um simbolismo completamente diferente.
2013 – presente
Quando o Windows foi atualizado para a versão 8.1, o logotipo foi alterado. Tornou-se plano (bidimensional) e simples, mas ao mesmo tempo parecia muito moderno. O emblema representava um retângulo girado composto por quatro das mesmas figuras menores. Linhas brancas finas os separavam. À direita do ícone havia uma inscrição – limpa, fina, cortada. Quase todas as letras estavam em minúsculas, exceto o primeiro “W”.
2015 – presente
Com a chegada do Windows 10, os desenvolvedores ajustaram ligeiramente o logotipo. Eles mudaram o número do sistema, mudaram a cor do céu azul para azul e mudaram ligeiramente as letras, reduzindo a distância entre caracteres.
2020 – presente
Na versão atual, os designers adicionaram um “X” e pintaram cada retângulo com um tom específico de azul. O resultado é uma transição de cor gradiente do azul claro para o rico cobalto.
Desde o início, a identidade visual do Windows consistia em três componentes básicos: o ícone da janela, o sistema operacional e o nome da empresa. Com base em sua forma e localização, a evolução do logotipo inclui quatro etapas: a primeira é de 1985 a 1998, a segunda é de 2000, a terceira é de 2001 a 2009 e a quarta é de 2012 até o presente. Tempo. A variação moderna é estritamente geométrica e monocromática, com uma janela meio virada, cujos quadrados parecem vidro.
O estilo de escrita mudou com o redesenho do logotipo. Mas as letras, independentemente da largura, eram sempre lisas, uniformes, sem serifa. Um dos fones de ouvido mais recentes é o Myriad Pro.
A paleta do Windows consiste em várias cores brilhantes: vermelho, amarelo, verde, azul. O fundo é branco. O preto também é usado para bordar.
2021 – presente
O lançamento deste logotipo ocorreu no verão de 2021, antes do previsto. Ele estreou oficialmente ao mesmo tempo que o lançamento da plataforma atualizada e ecoa as versões antigas dos emblemas – e estrutura, estilo e fonte. Mas alguns ajustes ocorreram nele. Nesse caso, a fonte em negrito Segoe UI Bold é usada, para que as letras pareçam muito mais distintas do que antes. Eles são perfeitamente planos, rígidos, cortados. Outra transformação afetou a “janela” corporativa – o ícone à esquerda da inscrição. Os designers alinharam os retângulos e os fizeram quadrados do mesmo tamanho. Portanto, agora a forma da bandeira desapareceu – surgiu a adaptação máxima de gráficos e texto, já que o ícone transmite visualmente o nome do programa.
Fonte e cores do logotipo
Para a nova versão da plataforma Windows, os desenvolvedores usaram a fonte Segoe UI Bold, que faz as letras parecerem mais largas do que antes. A paleta de cores é a mesma das versões anteriores do logotipo.