Wi-Fi é um grupo de protocolos de rede sem fio baseados no padrão IEEE 802.11. Ele foi projetado para comunicação local e acesso à Internet, o que permite que dispositivos digitais próximos se comuniquem por meio de ondas de rádio. Estas são agora as redes de computadores mais utilizadas para pequenos escritórios e sistemas de uso doméstico. Essa tecnologia possibilita conectar e manter contato entre desktops e laptops, smartphones, tablets, impressoras, TVs, alto-falantes inteligentes e outros equipamentos para conectá-los à Internet. Ele serve como um ponto de acesso sem fio à rede digital global em locais públicos.
Significado e história
O Wi-Fi sem fio surgiu no final de 1997, sendo criado no Centro de Radioastronomia da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO). Um lançamento maciço ocorreu em 1998, quando um laboratório australiano de Canberra finalizou um novo padrão de comunicação aérea. O autor do protocolo é o engenheiro John O’Sullivan.
Além disso, Wi-Fi é uma marca registrada de propriedade da empresa sem fins lucrativos Wi-Fi Alliance. Em 2017, a comunidade incluía mais de 800 empresas de todo o mundo. E em 2019, a demanda por esse padrão de comunicação cresceu tanto que as remessas de dispositivos habilitados para Wi-Fi ultrapassaram 3,05 bilhões de dispositivos. Em 2021, já existiam várias versões dos protocolos IEEE 802. Ao mesmo tempo, suas características determinam a taxa máxima de troca de dados e a frequência de transmissão. Existem bandas divididas em vários canais.
As bandas de transmissão de dados por ondas de rádio funcionam melhor em áreas de linha de visão. Vários obstáculos na forma de postes, eletrodomésticos, paredes e outras coisas reduzem a velocidade de sua propagação e reduzem o raio de cobertura. Em média, são cerca de 20 m. Os pontos de acesso modernos podem atingir um alcance de propagação de até 150 m, mas apenas ao ar livre.
O nome da tecnologia Wi-Fi surgiu um ano após seu lançamento. Ele foi desenvolvido pela empresa de consultoria Interbrand a pedido da Wi-Fi Alliance, que queria uma frase mais cativante, simples e fácil de pronunciar do que IEEE 802.11b Direct Sequence. A agência de branding forneceu uma escolha de 10 opções, das quais Phil Belanger (fundador da aliança) escolheu este termo com a grafia na forma “Wi-Fi”.
Além disso, a palavra resultante não significa nada e não está de forma alguma relacionada à abreviação de Wireless Fidelity, no entanto, para fins publicitários, os desenvolvedores usam essa semelhança. Houve também uma referência à versão em inglês “High Fidelity”, que faz alusão à alta fidelidade e se escreve Hi-Fi. O logotipo do Wi-Fi também foi criado pela Interbrand. Ela traçou um paralelo entre o conceito de yin-yang (cosmogênese original da filosofia chinesa) e a nova tecnologia de compatibilidade de dispositivos.
O logotipo apresenta uma figura complexa de dois tons. Sua complexidade reside em sua natureza multiestrutural, embora isso não seja imediatamente perceptível devido à paleta específica. O fato é que o emblema representa um círculo com preenchimento sólido, contra o qual há um oval composto por duas metades combinadas. O esquerdo é preto, como a base, o direito é branco, então é claramente visível contra um fundo escuro, ao contrário do primeiro.
O nome do produto digital está escrito neles em fonte contrastante, além disso cercado por um quadro. Portanto, preto sobre preto é absolutamente invisível. Mas, como dizem, está lá. Isso é provavelmente um reflexo do princípio de uma rede de ondas de rádio com comunicação pelo ar: invisível, mas claramente existente. As duas partes centrais com o nome lembram o símbolo oriental yin-yang, onde o papel dos pontos clássicos é desempenhado pelas palavras “Wi” e “Fi”.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo oficial usa uma fonte geométrica sem serifa. É um tipo de letra com um corte limpo dos elementos superiores, linhas precisas e ângulos perfeitos: três agudos (na letra W) e alguns retos (em todos os outros caracteres). A paleta de cores do emblema é monocromática, composta por preto e branco.