O Werder Bremen é um clube esportivo alemão conhecido por seu time de futebol super bem-sucedido. Foi fundado em 1899 por um grupo de estudantes e recebeu o nome do campo costeiro em que jogavam: a palavra “Werder” é traduzida do alemão como “península fluvial”. Em 1909, o clube começou a jogar no Weser-Stadion (então ATSB-Kampfbahn) e nunca mudou seu estádio desde então. Apesar disso, o apelido original permaneceu como uma lembrança do passado distante da equipe.
Significado e história
No início, o clube se chamava Fußballverein Werder, o que se refletia em seu brasão oficial. Com esse status, ele existiu até a década de 1920, quando recebeu o nome de Sportverein Werder Bremen e o emblema correspondente. Um pouco depois, a organização esportiva foi dissolvida. No período pós-guerra, foi capaz de recuperar o nome de SV Werder, e com ele – seu logotipo em forma de diamante com a letra “W” no meio. Este símbolo apareceu pela primeira vez em 1929 e tem vivido na história da equipa como um talismã, inspirando jogadores a vencer.
1900 – 1902
O clube adotou seu emblema de estreia em 1900, quando recebeu o nome de FV Werder. Era um sinal de texto em forma de monograma, decorado com voltas e espirais. Consistia nas letras “FVW”, que eram praticamente ilegíveis.
1911 – 1924
Em 1911, o antigo logotipo foi substituído por um escudo heráldico figurado. Estava completamente preto, exceto pela faixa verde rotulada “F. V. W. “. A linha dividia o escudo em duas metades: na parte superior estava o ano de fundação do clube e na parte inferior o nome da cidade. Todas as inscrições eram diagonais.
1924 – 1929
Na segunda metade da década de 1920. o brasão tornou-se oval, verde e adquiriu um contorno claro. Ao mesmo tempo, os designers criaram uma grande letra branca “W”, que no futuro recebeu o status de símbolo de culto de SV Werder Bremen.
1929 – 1976
Ocorreram pequenas metamorfoses: o oval se transformou em losango com cantos arredondados, e a fina linha de luz se transformou em uma orla bicolor composta por três listras. O “W” no centro da forma geométrica tornou-se mais fino, por isso não ocupa muito espaço.
1976 – 1977
Em meados da década de 1970. como logomarca o brasão da cidade de Bremen, aprovado por Napoleão Bonaparte. A chave figurada no escudo heráldico é um atributo de um dos doze apóstolos – Simão Petrus. Para associar o símbolo do estado ao clube de futebol, os designers colocaram a palavra “Werder” no topo do escudo.
1977 – 1981
A equipe reverteu para o emblema em forma de diamante com o “W” branco que foi usado de 1929-1976.
1981 – 1994
Em 1981, o logotipo do SV Werder Bremen foi redesenhado: os desenvolvedores escolheram um tom diferente de verde, alargaram o “W” e removeram uma linha branca da moldura do escudo.
1994 – 2005
Em 2005, houve várias outras mudanças. Agora, o emblema do clube tem a forma de um diamante clássico sem cantos cortados. A letra “W” é ligeiramente estreitada e esticada para cima, e suas linhas laterais são arredondadas.
2005 – presente
Uma estrela amarela de cinco pontas apareceu acima do brasão, denotando os títulos da Bundesliga conquistados.
Fonte e cores do logotipo
Com muitos emblemas diferentes, SV Werder Bremen alcançou o que queria: ele encontrou seu próprio estilo único que o tornou reconhecível. Isso aconteceu em 1929 quando os designers desenvolveram uma placa gráfica com um diamante verde e uma letra “W” branca, denotando o apelido da equipe. Passou por uma série de mudanças e desapareceu brevemente na década de 1970, sendo substituído pelo brasão da cidade. Mas então o logotipo em forma de diamante voltou novamente: os dirigentes do clube perceberam que era impossível se livrar dele tão facilmente, pois ocupa um lugar especial na identificação visual do Werder.
A única inscrição no emblema é a grande letra branca “W”. Não há dúvida de qualquer tipo: os designers criaram do zero e desenharam à mão. Parece uma forma geométrica complexa com três cantos no meio e pontas arredondadas.
Desde 1981, o logotipo é pintado em duas cores: branco (#FFFFFF) e verde mar (# 1D9053). Antes disso, outros tons de verde eram usados. Até 1924, a paleta era baseada no preto, que podia ser combinada com outras cores – por exemplo, o mesmo verde ou branco.