WeChat é um software que permite que milhões de usuários em todo o mundo troquem mensagens entre si. O primeiro lançamento apareceu em 2011. O aplicativo está disponível não apenas para proprietários de smartphones baseados em Android e iPhone, mas também para aqueles usuários que preferem computadores pessoais e laptops. Basicamente, o WeChat atua no mercado chinês, onde cerca de 230 milhões de pessoas são usuários ativos.
Significado e história
O que é WeChat?
Em primeiro lugar, é a capacidade de escrever uma mensagem em qualquer lugar e a qualquer hora. Uma interface e navegação amigáveis apenas aumentam a atratividade do aplicativo aos olhos do público-alvo.
Em geral, o WeChat é o principal análogo do WhatsApp, projetado especificamente para o mercado chinês. A criação do mensageiro deve-se ao fato de que muitos programas internacionais de mensagens não estão disponíveis para os moradores locais. A maioria dos usuários identificará imediatamente as semelhanças entre os dois aplicativos. E não estamos falando apenas de funcionalidade, mas também de ferramentas de reconhecimento visual. O mesmo esquema de cores é usado para o logotipo. Durante todo o período de operação do WeChat, apenas duas variantes do logotipo foram apresentadas no mercado. Além disso, o único redesenho fez apenas mudanças mínimas.
2011 – 2019
O mensageiro ficou disponível para o público-alvo em 2011. Ao mesmo tempo, a primeira versão do logotipo foi apresentada aos clientes. Apresenta os mesmos elementos da versão atual, nomeadamente uma marca nominativa que repete o nome da marca, bem como o emblema. Para o nome do mensageiro, foi escolhida uma fonte moderna sem serifa com cantos arredondados. Ao mesmo tempo, a letra “e” é sobreposta” ao “C”. Assim, o logotipo parece lúdico e desafiador. A primeira parte da inscrição é apresentada em verde e a segunda em branco. Foi escolhida uma paleta de cores idêntica para o emblema. Ele é apresentado na forma de dois símbolos de diálogo, que são sobrepostos um sobre o outro. Cada diálogo possui dois pontos que podem ser associados a ambos os olhos e uma mensagem impressa. Todos os elementos do logotipo, por sua vez, estão dentro de um retângulo cinza escuro que funciona como plano de fundo.
2019 – presente
O redesenho de 2019 levou a uma simplificação do logotipo, apesar de todos os principais elementos terem sido preservados. Ao mesmo tempo, o fundo foi removido, o que tornou a imagem ainda mais brilhante e amigável. Os símbolos de diálogo tornaram-se idênticos em tamanho à inscrição verbal. Um gradiente verde e branco foi usado para deixar o emblema mais vibrante. É ela que é usada como ícone para aplicativos móveis e versões para computadores pessoais. A marca de palavra usava um tipo de letra sans-serif clássico em cinza escuro com “W” e “C” maiúsculos.
Fonte e cores do logotipo
O estilo moderno e único utilizado na primeira versão do logotipo foi substituído por um mais simples e conciso no redesenho subsequente. No momento, a fonte do logotipo é a mais próxima do clássico Arial, feito com linhas finas.
O logotipo clássico do WeChat é uma paleta de cores verde e branca. O verde para muitos está associado à vida e à comunicação, enquanto o branco fala de unidade. A simplificação do wordmark, que na versão atual é feita em um tom, motiva ainda mais os usuários a prestarem atenção no logo, que é o “destaque” do aplicativo e alguma referência ao mais famoso WhatsApp.