VMware é uma empresa americana de software de virtualização e computação em nuvem. Foi a primeira a implementar com sucesso a arquitetura x86 com seu software de desktop x86 para Microsoft Windows, macOS e Linux. A organização também desenvolve produtos digitais corporativos para VMware ESXi que são executados diretamente em dispositivos de servidor sem a necessidade de um sistema operacional subjacente. Foi fundada por um casal – o cientista Professor Mendel Rosenblum e a empresária Diane Greene. Além disso, os membros fundadores incluíam Edouard Bugnion, Ellen Wang e Scott Devine. A época do surgimento de uma empresa de software é 1989. A sede está localizada em Palo Alto, Califórnia.
Significado e história
Rosenblum e Greene foram os primeiros alunos de pós-graduação da Universidade da Califórnia em Berkeley. Eles já tinham seus próprios desenvolvimentos, que eram a base das tecnologias de software. A equipe também incluiu Bugnion. O cofundador não apenas ajudou a melhorar os produtos virtuais, mas também atuou como diretor técnico e arquiteto-chefe. Em 2005, ele deixou a VMware e criou a Nuova Systems, que passou a fazer parte da Cisco.
O ano de 1998 é a época do surgimento informal da empresa, pois durante quase 12 meses funcionou de forma encoberta, sem se mostrar de forma alguma. E somente em 1999, um novo player no mercado digital foi apresentado na conferência internacional DEMO. Naquela época, a empresa já tinha 20 funcionários. Dois anos depois, ofereceu o software VMware GSX para servidores hospedados e não hospedados. Em 2003, ela introduziu as tecnologias de virtualização Virtual SMP, vMotion e VMware Virtual Center e, em 2004, lançou suporte para a versão de 64 bits.
Mas os negócios dentro da empresa eram problemáticos. Em 2004, de acordo com o acordo, foi adquirida pela EMC, que posteriormente vendeu 15% das ações. Como resultado, a organização de software começou a ter dificuldades financeiras, por causa das quais o conselho de administração demitiu a chefe e principal cofundadora da VMware, Diane Greene. Isso aconteceu em 2008. Alguns meses depois, o principal pesquisador Mendel Rosenblum, cujas ideias foram a base para a criação da empresa, também renunciou.
Gradualmente, todo o controle sobre as atividades passou para a EMC, que posteriormente se fundiu com a Dell. Em 2021, a empresa mais uma vez trocou o quadro administrativo na tentativa de aumentar os lucros. Apesar dos atritos e reclamações contra a direção, ela manteve sua identidade original para não perder o reconhecimento entre os consumidores. Portanto, existem apenas dois logotipos em sua história.
1999 – 2009
O emblema consiste em três quadrados com cantos arredondados. Eles são sobrepostos aleatoriamente e formam outra figura geométrica em cada interseção – quadrados, triângulos, retângulos verticais e horizontais. Isso indica a versatilidade dos produtos de software e a propriedade de combinar elementos virtuais em um único todo. As linhas são suaves e suaves. As inscrições do lado direito também são feitas em estilo semelhante. Eles são definidos em letras minúsculas simplificadas e ligeiramente arredondadas. A palavra composta “vmware” é semi-conectada, ou seja, nela quase todos os caracteres são desconectados e ficam a alguma distância uns dos outros, com exceção dos dois primeiros. Entre o “vm” há uma ligadura na parte superior, então parece que os caracteres fluem um para o outro. Além disso, eles são feitos em negrito, enquanto todos os subsequentes estão em normal. A cor principal do logotipo é o azul suave do espectro lilás.
2009 – presente
Neste período, é usado um emblema que corresponde quase completamente à versão original. A diferença entre eles está no desempenho da cor: antes era claro, agora é escuro. Além disso, os designers removeram os quadros quadrados finos à esquerda e deixaram apenas o nome do serviço de virtualização digital.
Ao remover os três quadrados que costumavam estar na frente da palavra “vmware”, os desenvolvedores os combinaram em uma forma geométrica de uma forma semelhante com um preenchimento cinza escuro. O ícone também mostra as duas primeiras letras do nome da organização. Eles são projetados no mesmo estilo da inscrição principal.
Fonte e cores do logotipo
Para sua identidade, a empresa de tecnologia de computadores virtuais escolheu um tipo de letra suave sem serifa. Ele se assemelha mais ao fone de ouvido Calibri em combinação com o Bahnschrift. A versão colorida atual é composta por tons de negócios: cinza grafite sobre fundo branco.