Vine é uma rede social americana projetada para compartilhar vídeos curtos de duração não superior a 6-7 segundos. Anteriormente, com a sua ajuda, era possível publicar clipes em algumas plataformas da Internet e conhecer vídeos temáticos. Na verdade, ela era uma concorrente direta do Instagram e da Pheed. A época de seu aparecimento é o verão de 2012. No outono do mesmo ano, o serviço foi adquirido por outra rede social – o Twitter. Três meses depois, o novo proprietário decidiu mudar o formato de hospedagem do vídeo, de forma que o lançamento final deste site ocorreu no inverno de 2013.
Significado e história
Os fundadores do Vine são Dom Hofmann, Colin Kroll e Rus Yusupov. Eles lançaram um serviço da web em junho. Em outubro, ele mudou para o Twitter, que pagou US $ 30 milhões por ele, depois se transformando no Intermedia Labs. Com o nome original, o serviço foi relançado em janeiro de 2013 para se tornar um aplicativo iOS gratuito. Em junho do mesmo ano, apareceu uma versão para Android e Windows Phone. Em dois meses, o utilitário se tornou o mais popular na indústria de compartilhamento de vídeo. Em maio, foi ampliado com o serviço de visualização de conteúdo de vídeo.
Em 2017, a rede social Twitter anunciou o reinício de seu programa. Os usuários foram autorizados a baixar e assistir vídeos, mas não a enviar novos. Além disso, ela anunciou que todos podem pegar o vídeo publicado anteriormente. O motivo são os problemas da matriz e o escoamento de visitantes para outros recursos. Como resultado, em 2017, uma versão simplificada apareceu, que foi chamada de Câmera Vine. Cada etapa chave na evolução do serviço foi acompanhada por uma reformulação do logotipo. Havia dois deles.
2013 – 2017
Como enfatizou o ex-funcionário Bobby McKenna, o logotipo foi criado às pressas. A decisão de lançar o aplicativo foi repentina, então os designers fizeram o logotipo associativo, a partir do nome. O processo “de e para” os levou um dia. No logótipo encontra-se a palavra “Vinha”, cuja primeira letra é reproduzida na forma de uma videira ondulada. A inscrição conectada foi feita à mão, mas não obliquamente, mas reta. Todas as letras são conectadas, como se executadas com um golpe. Há um loop na parte superior direita de “V” que se transforma suavemente em “i”.
2017 – presente
Em 2017, o programa foi suspenso e o próprio programa foi reiniciado em novo formato. Naturalmente, isso exigiu um redesenho. Os proprietários deixaram a interface usual do aplicativo, mas reduziram sua funcionalidade, o que afetou a aparência do logotipo. A letra maiúscula “V” na grafia original permaneceu do sinal anterior. Seu fundo é um círculo cor de menta. Abaixo está o nome completo do serviço renomeado – “Vine Camera”. Todos os elementos estão localizados dentro de um retângulo preto extrudado.
Fonte e cores do logotipo
Em ambas as versões do logotipo, existem características comuns. Em particular, as letras manuscritas em caracteres retos e minúsculos, a combinação de menta e branco, e o conhecido “V” com uma ondulação no topo. Apesar da pressa em criar o ícone, ele ecoa bem com o nome, brincando com a forma de uma trepadeira.
Além disso, a evolução do emblema passou de simples para complexo: se antes consistia em um elemento, agora consiste em quatro. E ela tem seu próprio segredo. O fato é que se você virar o logotipo de cabeça para baixo, poderá distinguir um número distinto “6” na curva. É de grande importância para o serviço, uma vez que os vídeos foram originalmente projetados para esse número de segundos.
O emblema contém uma frase, executada por dois tipos diferentes. A palavra “Vine” é escrita em uma fonte personalizada, semelhante em estilo ao Verse Sans, mas com a assinatura “V” que tem uma seção curva na parte superior. Para “Camera”, usei o calibre geométrico neogrotesco do grupo Sans Serif, desenvolvido por Kris Sowersby. As cores do logotipo são estáveis e incluem branco, preto e verde menta # 00bf8f.