O Vimeo ganhou fama como o primeiro serviço de hospedagem de vídeo a permitir que você baixe e assista a vídeos HD. Nisso, ele contornou o YouTube e outros sites que ofereciam essa função vários anos depois. A plataforma de vídeo profissional pode ser usada como ferramenta de marketing não apenas por aspirantes a empreendedores, mas também por marcas globais, pois oferece todas as oportunidades para criar vídeos impressionantes. Bem, as configurações avançadas abrem novos horizontes em termos de promoção de conteúdo.
Significado e história
O Vimeo está empenhado em permanecer conectado com uma presença global. Seus escritórios estão localizados em diferentes partes do mundo e estão subordinados à sede em Nova York. O tráfego do site atinge mais de 175 milhões de pessoas por mês. Os usuários recebem contas gratuitas (500 MB por semana) e assinaturas premium pagas que expandem o volume de conteúdo para download.
Mas o Vimeo está atraindo atenção para mais do que isso. Uma parte importante de uma estratégia de hospedagem de vídeo é seu logotipo reconhecível. A identidade visual mudou duas vezes à medida que a plataforma procurava um estilo próprio e único.
2004 – 2005
O serviço Vimeo foi criado em 2004 para que todos pudessem compartilhar histórias interessantes ou ideias criativas por meio da transmissão de vídeo online. Seu nome parecia ao mesmo tempo um anagrama para a palavra “filme” e uma mistura das palavras “vídeo” e “eu”. Foi isso que serviu de base para o primeiro logotipo. Os designers usaram letras maiúsculas sans serif pretas e colocaram as letras em um fundo branco e cinza com um gradiente.
2005 – 2006
Em 2005, o nome da hospedagem de vídeo foi alterado para minúsculas. A fonte tornou-se semelhante à escrita à mão, embora o “v” e o “i” fossem separados, com espaçamento entre letras pequenas. Os desenvolvedores arredondaram as letras, removendo absolutamente todos os cantos. Eles também repintaram a palavra azul e mudaram a cor de fundo para branco sem adicionar quaisquer outros tons.
2006 – presente
O ano de 2006 foi um marco na história do Vimeo. Foi então que a plataforma de vídeo americana adquiriu seu logotipo icônico, pelo qual pode ser facilmente reconhecido. O design é baseado na versão anterior, mas ainda existem diferenças: os criadores conectaram as letras, aumentaram a espessura das linhas e alinharam todos os traços diagonais para que ficassem no mesmo ângulo. Simultaneamente à inscrição completa, apareceu um ícone em forma de “v”.
Fonte e cores do logotipo
A marca nominativa Vimeo substitui o símbolo gráfico completo porque é incomum, vibrante e reconhecível. Os designers tentaram transmitir o clima relaxado do serviço, para despertar a confiança subconsciente nos usuários. Mesmo pequenos ângulos que aparecem nas extremidades de “v” e “m” não prejudicam a impressão geral. Eles se parecem com serifas, quando na verdade não são.
Tanto o logotipo completo com o nome da hospedagem do vídeo quanto o ícone “v” são escritos na fonte elegante Black Rose da subfamília Regular, que foi criada pelo tipógrafo Michael Hagemann em 2009. Mas os designers mudaram ligeiramente as letras, reduzindo distância entre eles. Se as letras estivessem na fonte original, ocuparia um pouco mais de espaço devido às longas linhas de conexão.
Experimentos globais com cores terminaram em 2005, quando o azul substituiu o preto. Em 2006, os desenvolvedores simplesmente mudaram a tonalidade, escolhendo o Vimeo Blue mais escuro (# 1AB7EA). Ao mesmo tempo, o fundo branco clássico permaneceu.