No passado distante, o VfB Stuttgart era um clube de rúgbi chamado FV Stuttgart. Quando ele ganhou um time de futebol, o esporte original ficou em segundo plano. Mas o campo de rúgbi não era adequado para jogos de futebol, então a FV decidiu se aliar ao Kronen-Klub Cannstatt para poder usar seu estádio.
O VfB atualmente recebe jogos em casa na Arena Mercedes-Benz e compete na Fußball-Bundesliga. Uma característica distintiva da equipe é o anel peitoral vermelho – um antigo símbolo da união do clube e da torcida, surgido em 1925.
Significado e história
O brasão, que se tornou o “progenitor” do atual emblema, começou a ser utilizado já em 1950, aliás, após a vitória do VfB Stuttgart no campeonato. Acompanhou a equipa até 1994, que coincide com a sua participação na Liga dos Campeões 1992/1993. Durante esse tempo, os designers criaram quatro símbolos diferentes com elementos comuns. Foi baseado em um escudo heráldico. Dentro dele estava o monograma “VfB” original, desenhado pelo jogador de futebol Hermann Stammler. Um pouco abaixo – o ano em que o clube foi fundado e um pequeno escudo amarelo com três chifres.
1893 – 1912
O time de rugby FV Stuttgart foi criado em 1893. Ao mesmo tempo, ganhou seu próprio emblema: um escudo retangular com base redonda e coroa. No meio, havia um oval branco com uma estrela negra e amarela de seis pontas.
1912 – 1950
Após a fusão do FV Stuttgart com o Kronen-Klub Cannstatt, o clube VfB Stuttgart foi formado. Ele abandonou o antigo emblema e introduziu um novo brasão que continha os símbolos da Casa de Wurttemberg da dinastia real. O escudo amarelo com três chifres estilizados refletia as tradições heráldicas do reino.
1950 – 1963
O clube renovou sua logomarca no pós-guerra, após a restauração da liga de futebol. Os designers reduziram o antigo brasão e o colocaram em um grande escudo. Acima, havia uma inscrição de desenho incomum “VfB” e o ano de fundação do FV Stuttgart, dividido em duas partes.
1963 – 1975
Há uma nova versão do emblema, em que as cores e a forma do pequeno escudo com chifres de veado foram alteradas.
1975 – 1984
Em 1975, outra transformação ocorreu: no lugar do bordô passou a ser usado o vermelho e, no lugar do marrom claro, o amarelo.
1984 – 1994
O ano de fundação do FV Stuttgart foi removido. O logotipo existiu nesta forma até 1994.
1994 – 1998
Depois de ganhar o título da Bundesliga, a equipe redesenhou o emblema novamente. Os designers simplificaram a forma das letras do VfB, retornaram o número 1893, fizeram o contorno do grande escudo preto, mudaram o tom de amarelo para um mais claro e reduziram os chifres.
1998 – 2014
A próxima atualização do logotipo ocorreu em 1998. Como resultado, os chifres foram endireitados e o ano em que o clube foi fundado foi substituído pela inscrição “STUTTGART”. As letras na abreviatura “VfB” são separadas, com “V” sendo descoberto primeiro.
Em 2007, o time de futebol recebeu mais um título do campeonato alemão. Em homenagem a inúmeras vitórias, uma estrela dourada de cinco pontas foi adicionada ao emblema. Isso tornou a cor vermelha mais escura.
2014 – presente
O presidente do clube, Bernd Wahler, trouxe de volta o logotipo usado em 1950-1993. Os fãs receberam a notícia com alegria, pois lutaram para recuperar seu querido brasão por 21 anos. O antigo-novo emblema foi aprovado com esmagadora maioria e estreou na temporada 2014/2015.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo do VfB Stuttgart apresenta um símbolo importante para Wurttemberg: um escudo amarelo com três chifres pretos. Este elemento heráldico foi documentado pela primeira vez no século XIII. No início, foi usado como um brasão de armas da família e depois se tornou um símbolo de estado. Os três chifres tornaram-se parte do emblema do VfB em 1912, após a fusão do Kronen-Klub Cannstatt e do FV Stuttgart.
Outro detalhe icônico do brasão é a inscrição “VfB” criada por Hermann Stammler. O jogador de futebol americano gostava de colecionar obras de arte, por isso abordou o assunto com criatividade e transformou as letras em um ornamento incomum.
Para o ano dividido em duas partes (“18” e “93”), é usada uma fonte sans-serif regular. As iniciais da equipe são muito mais complexas: elas formam um monograma simétrico. As principais decorações da marca nominativa são arcos e caudas, que parecem dinâmicas e fornecem reconhecimento máximo do logotipo.
O esquema de cores do VfB Stuttgart contém branco e vermelho. Essa paleta se reflete no emblema do clube e é complementada por mais três cores: preto (para os chifres), amarelo brilhante (para o pequeno escudo) e ouro (para a estrela).