Venmo é um serviço americano de transferência de dinheiro móvel baseado na arquitetura ponto a ponto P2P. Com ele, os correntistas podem enviar e receber pagamentos instantaneamente pelo aplicativo no smartphone. No entanto, tanto o destinatário quanto o remetente devem estar nos Estados Unidos. O serviço foi lançado em 2009 e visa apoiar parentes, conhecidos e amigos que, com a ajuda dele, podem compartilhar fundos para pagamento de passagens, aluguel, alimentação, filmes, entre outros. O dinheiro é transferido instantaneamente e as transações são rastreadas no feed social do aplicativo. O serviço é organizado por Andrew Kortina e Iqram Magdon-Ismail. Agora pertence ao PayPal e está adaptado para as plataformas Android e iOS.
Significado e história
Venmo foi criada por dois amigos que se conheceram enquanto estudavam na Universidade da Pensilvânia, quando ainda eram calouros. Eles pensaram em tal serviço ao resolver problemas com a abertura de uma loja. Foi então que os amigos perceberam como é difícil usar software para empresas comerciais. Uma vez em um show de jazz, eles descobriram como adquirir instantaneamente um arquivo MP3 com apenas uma mensagem de texto.
A ideia travou quando Iqram Magdon-Ismail esqueceu sua carteira enquanto visitava um amigo. Portanto, eles logo começaram a implementar a ideia de transferir dinheiro por meio de telefones celulares. Mas, em vez de enviar mensagens de texto, eles tiveram que lidar com os aplicativos. Na primavera de 2010, a nova empresa recebeu $ 1,2 milhão em capital inicial da RRE Ventures. Então, tudo começou até se tornar parte da Braintree em 2012, que a comprou por US $ 26,2 milhões. E no inverno do próximo ano, a organização controladora mudou para o PayPal, que pagou US $ 800 milhões por ele.
No outono de 2020, o PayPal permitiu que várias criptomoedas fossem compradas e usadas por meio da Venmo, incluindo Bitcoin, Litecoin, Bitcoin Cash e Ethereum. Esta decisão entrou em vigor no primeiro semestre de 2021. A única limitação é que apenas usuários selecionados têm acesso a esta função. O resto da base será maciçamente conectado por desenvolvedores na primavera e no verão. Por segurança, os códigos PIN serão usados como antes.
Para a sua própria identidade, o serviço de pagamento optou por um sinal imperceptível e estrito de identidade pessoal, que consiste no texto. Isso foi feito para fins promocionais e informativos para que o nome da nova organização fosse melhor lembrado. Portanto, possui apenas um logotipo.
Fonte e cores do logotipo
A parte superior é ocupada por um quadrado de cantos arredondados. É de cor azul claro e está localizado no meio. No interior há um “V” branco formado por linhas largas. O lado esquerdo é plano, o direito é curvo, com um ligeiro arredondamento na parte superior. Por causa dessa saliência, suas pernas não têm uma pequena coincidência de altura. A parte inferior da carta não é pontiaguda, como de costume, mas é cortada, o que lhe dá uma plataforma estável. Ela personifica a força e a confiabilidade do sistema de pagamento.
O nome completo do serviço está localizado abaixo do ícone. É executado em caracteres minúsculos de formato largo. As letras estão otimamente localizadas em relação umas às outras (não próximas e nem largas), portanto, elas são muito bem lidas. O nome “Venmo” tem uma ligeira inclinação para a direita, com exceção do “V”, que corresponde exatamente ao símbolo gráfico.
O logotipo usa uma fonte chamada Helvetica Neue com ajustes mínimos, pois os designers transformaram o “V” em um ícone. É um tipo de letra sans serif elegante e negrito.
A paleta básica do logotipo é uma combinação de azul e branco. Na parte superior, o azul é o fundo da letra branca, e na parte inferior, pelo contrário, a inscrição azul está localizada sobre um fundo branco.