O Valencia Football Club foi fundado em 1919. Ao mesmo tempo, um taco foi incluído em seu emblema – símbolo que se encontra no brasão da cidade de Valência. Nos cem anos seguintes, a equipe conseguiu chegar ao topo do futebol espanhol e europeu, mudar muitos donos, sobreviver a altos e baixos. Agora é propriedade do magnata dos negócios de Singapura Peter Lim e joga com sucesso na La Liga.
Significado e história
O morcego, que recebeu o status de principal símbolo do clube, foi originalmente representado no brasão do Rei Jaime I de Aragão. Existem duas versões de sua origem. Segundo um deles, ela se sentou no topo da bandeira quando o rei libertou a cidade de Valência dos invasores mouros. De acordo com outras suposições, havia muitos morcegos naquela área, o que serviu de inspiração para os autores do brasão real.
Como resultado, este animal passou a fazer parte dos símbolos do estado, e de lá migrou para o emblema do clube de futebol do Valência. Além disso, no primeiro logotipo vinha completo um losango listrado de vermelho e amarelo e uma coroa de ouro, que também foram retirados do escudo heráldico da cidade. Eles eram complementados por letras pretas “C”, “V” e uma grande bola de futebol marrom claro.
1921 – 1941
Este emblema é baseado em uma versão anterior que apareceu no primeiro ano de existência do clube. Acima está um morcego preto acinzentado (antes era completamente preto), e abaixo está um brasão triangular. Diretamente abaixo do animal está um retângulo azul com as palavras “Valencia C.F.” No logotipo de 1919-1920 o quadrilátero era roxo e continha as letras “V. C. F. ” (do Valencia Football Club).
O interior do escudo é forrado com as mesmas listras que o losango foi decorado no brasão da cidade. São apenas nove: cinco amarelos e quatro vermelhos. No centro há uma bola de futebol cujo desenho quase não mudou. No clube de Valência em 1921-1941. havia um logotipo impopular que parecia uma versão simplificada do gráfico básico. Os artistas mudaram as proporções e cores dos elementos, mas o experimento não teve sucesso.
1941 – 1970
O logotipo, adotado em 1941, é muito parecido com o criado em 1921. Eles têm muito em comum: as mesmas linhas amarelas afiladas no escudo, contornos amplos e um taco minimalista. Apenas as cores primárias são diferentes.
1970 – 1980
Pela primeira vez, a parte inferior do escudo ficou pontiaguda. As letras no retângulo azul foram alteradas porque o Valencia Football Club foi renomeado como Valencia Club de Futbol. A paleta mudou para uma mais escura, o que é especialmente perceptível na bola marrom e nas linhas verticais cor de vinho. O amplo traço amarelo claro desapareceu. Além disso, os designers atualizaram o morcego, dando-lhe uma forma elegante e embelezando a silhueta preta com destaques em branco e cinza.
1980 – 1992
Na nova versão do emblema, o morcego fica sobre o escudo, tocando-o com as pontas das asas. Ela é retratada em estilo cartoon, embora os artistas o tenham feito sem detalhes. O brasão é ligeiramente esticado para baixo, pelo que a inscrição tem mais espaço. As cores são inexpressivas, pálidas, suaves.
1992 – 2001
O retângulo azul claro contendo o nome do clube ficou azul escuro. Obviamente, os proprietários do Valencia decidiram que mais mudanças globais seriam desnecessárias.
2001 – 2012
De 2001 a 2012, a equipe usou um logotipo aprimorado que era estruturalmente semelhante às versões anteriores. O morcego nele é retratado de forma bastante realista: os artistas prestaram atenção aos detalhes anatômicos. O escudo é ampliado, as cores são mais brilhantes.
2012 – presente
O último gráfico do Valencia contém todos os mesmos elementos: um taco, uma bola de futebol, o nome do clube e um escudo triangular com listras amarelas e vermelhas.
Fonte e cores do logotipo
O morcego é o principal símbolo da região e é utilizado na heráldica local há vários séculos. Portanto, qualquer alegação da DC Comics de que o logotipo do clube espanhol se parece com a imagem de um super-herói alado chamado Batman não tem base real.
As listras vermelhas e amarelas no escudo também podem ser interpretadas de maneiras diferentes. Por um lado, lembram as cores da antiga bandeira catalã de Senyera. Mas, na verdade, esse padrão foi tirado do brasão de armas da cidade de Valência.
O nome do clube está em tipo simples picado. A inscrição não é digna de nota e perde-se no fundo de elementos gráficos. O emblema é realmente muito brilhante e colorido: a lista de cores usadas inclui preto (# 000000), amarelo-laranja (# D18816), vermelho-laranja (# AA2D2A), vermelho (# EE3524), amarelo (# FFDF1C) e azul claro (# 0097D7).