Ubuntu é uma plataforma Linux de código aberto baseada no software Debian. Foi lançado em outubro de 2004. Agora é um sistema operacional popular com suporte para OpenStack.
Significado e história
O logotipo do sistema operacional foi introduzido no ano de sua fundação. Está associado a um nome baseado na filosofia do mesmo nome, comum na África do Sul. Esta é uma tendência ética humanística, pois a palavra é traduzida como “humanidade” e é considerada o valor mais alto – uma relação com outros representantes da sociedade. Tudo isso se reflete diretamente no logotipo oficial, que existe em duas versões.
2004 – 2010
O emblema de estreia foi lançado em 20 de outubro de 2004 e simboliza liberdade, confiabilidade, precisão e cooperação. Esta variação é usada atualmente no jogo Mahjongg. O logotipo apresenta três segmentos dispostos em um círculo. Cada um deles possui um grande ponto esférico.
Ao lado do sinal estilizado está a palavra “ubuntu” em preto. As letras são o mais simples possível, arredondadas. Os caracteres “u” e “n” são quase idênticos e parecem uma imagem invertida no espelho um do outro.
2010 – presente
Em 2010, o logotipo foi revisado e saiu ao mesmo tempo que Lucid Lynx. Consiste nos mesmos elementos da versão anterior, mas com algumas alterações. Agora, o título é feito no centro, e o sinal gráfico é reduzido e está localizado na parte superior, atrás da palavra. A fonte ficou mais clara e estrita, as letras têm traços verticais e, ao contrário, o “t” tem metade da linha horizontal cortada.
Emblema
O logotipo tem um significado criptografado. Cada segmento e ponto no círculo é uma imagem estilizada de três pessoas que deram as mãos e formaram uma dança em círculo.
Fonte e cores
Em ambas as versões, a parte do texto contém letras minúsculas. A fonte é individual. O esquema de cores é brilhante: o logotipo de estreia usa amarelo, vermelho e laranja, e o atual usa um laranja rico.