Trello é um aplicativo da web para fácil trabalho em equipe, produtividade, gerenciamento de projetos e multitarefa. Foi escrito por Joel Spolsky e Michael Pryor e atualmente é propriedade da empresa australiana de software Atlassian. O utilitário foi lançado pela primeira vez em 2011 sob os auspícios da Fog Creek Software. Destina-se a várias plataformas populares – Android, Windows OS, iOS, macOS. Sua sede está localizada em Nova York (EUA).
Significado e história
O que é Trello?
O Trello é um sistema abrangente que permite gerenciar grandes projetos de forma colaborativa, incluindo trabalhar com documentos, comunicar, alocar recursos, controlar orçamento e agendar tarefas. Este é um projeto da Fog Creek Software baseado no método kanban. Ele assume uma distribuição uniforme da carga de trabalho entre todos os membros da equipe.
O aplicativo Trello foi lançado no TechCrunch primeiro como parte do Fog Creek. Este evento é datado de 2011 anos. Em setembro daquele ano, a revista comercial Wired a considerou uma das sete startups mais legais, e Lifehacker observou que isso torna a colaboração um processo fácil e agradável.
Vários anos depois (em 2014), o web board levantou fundos de empresas como Spark Capital e Index Ventures. Em 2016, o programa anunciou que já tinha 14 milhões de inscrições. Em janeiro de 2017, a gigante industrial digital Atlassian a comprou por US $ 425 milhões.
No final de 2018, a Trello anunciou que estava adquirindo a Butler, a empresa que desenvolveu o Power-Up para automatizar seu próprio processo. Então, sua carreira começou a se desenvolver ainda mais intensamente e, em outubro de 2019, ela tinha 50 milhões de usuários.
A identidade visual do aplicativo web evoluiu com ele e recebeu duas variantes de branding. Embora os logotipos não sejam muito diferentes uns dos outros, eles surgiram em tempos significativos para a empresa.
2011 – 2016
Este período pertence à versão de estreia, aprovada imediatamente no início do projeto. Para enfatizar a facilidade de uso do programa, sua abertura, compreensibilidade e praticidade, os desenvolvedores fizeram o logo descarregado de detalhes. Esta é a versão mais lacônica, consistindo em apenas dois elementos – o número de partes do logotipo.
Há uma “janela” improvisada no lado esquerdo. Ele indica a localização de gráficos e outras informações úteis para colaboração. Tem uma borda larga, às vezes se transformando em um preenchimento sólido – em particular, na zona inferior direita. Os cantos do quadrado são arredondados. Dentro dele, há dois retângulos brancos de tamanhos diferentes. À direita do gráfico está a palavra “Trello”. É executado em uma fonte elegante em um estilo minimalista com uma combinação harmoniosa de linhas estritas e suaves.
2016 – 2021
A versão atual apareceu durante o processo de rebranding, realizado em conexão com a transferência do aplicativo para a Atlassian. Após a atualização do logotipo, o elemento gráfico permaneceu o mesmo – na forma de um quadro de avisos. Apenas a parte textual sofreu alterações. As placas impressas passaram a ser escritas, semiconectadas e receberam itálico com inclinação mínima para a direita. A cor mudou: em vez de azul escuro, apareceu sua tonalidade clara.
O símbolo da identidade pessoal do serviço passou por um mínimo de correções. Principalmente eles tocaram a inscrição. A imagem em ambas as versões parece a mesma: um quadrado azul com retângulos brancos dentro. Mas a grafia do nome mudou e passou de texto estritamente geométrico para texto manuscrito oblíquo. Nenhum dos elementos tem um fundo como tal, a menos, é claro, que você conte o espaço em branco vazio.
Inicialmente, o logotipo usava a fonte Helvetica Neue. Os desenvolvedores do programa gostaram por sua simplicidade, facilidade de leitura, ausência de serifas e outros elementos de lixo. Mas então os proprietários do aplicativo perceberam que existem muitas dessas opções de fonte. Como resultado, eles decidiram redesenhar e implementar algo novo, individual, que lhes permitisse lembrar o serviço pela primeira vez. Os experimentos foram realizados em Font Swap. O resultado é uma fonte oblíqua com letras minúsculas alongadas, exceto a primeira. O esquema de cores do emblema é simples: consiste em azul claro e branco.
2021 – presente
Após a modernização, o logotipo do web board adquiriu um estilo diferente de escrita do nome. No inverno de 2021, a empresa voltou à sua versão de estreia, agregando ousadia às letras. Portanto, o texto é feito em fonte restrita e com caracteres largos, o que fortaleceu muito o signo da identidade visual e o tornou sério. O ícone à esquerda, por outro lado, é menor. Mais precisamente, as listras verticais nele ficaram menores: visualmente elas são mais estreitas do que antes, embora o tamanho do quadrado permaneça o mesmo.
Fonte e cores do logotipo
Os desenvolvedores devolveram a fonte Helvetica Neue ao logotipo atualizado, mas apenas em negrito. Letras largas adicionam seriedade e praticidade ao emblema. Mas os designers mantiveram a paleta de cores: o logotipo, como antes, é dominado pelo azul claro (um quadro com colunas) e grafite (o nome do serviço).
Qual fonte o logotipo do Trello usa?
A tipografia do Trello é baseada na família de fontes personalizadas Charlie Sans da Atlassian. Muito provavelmente, este é um texto Charlie Sans fortemente modificado. Pode ser reconhecido pelas curvas inferiores arredondadas l e pela estrutura característica r.
Qual é a fonte do logotipo do Trello?
Muito provavelmente, os designers usaram uma versão modificada do Charlie Sans Text para o logotipo do Trello. Este é um sans serif legível, que está localizado entre o tipo geométrico e o humanístico. Seu proprietário é a empresa australiana Atlassian, que também possui a própria marca Trello.
O que significa o logotipo do Trello?
O logotipo do Trello simboliza o kanban, um método especial de gerenciamento de desenvolvimento de software. O grande quadrado azul com cantos arredondados representa o tabuleiro e os dois retângulos brancos representam as listas de tarefas que são oferecidas aos membros da equipe.