Nas últimas semanas, muitas marcas reviveram e anunciaram seu rebranding. Ou isso é uma moda, ou uma necessidade urgente urgente, ou apenas espiando os concorrentes – é difícil de entender.
Muito provavelmente, quando os funcionários da empresa estão cansados de seus logotipos “obsoletos”, elementos enfadonhos e desatualizados da identidade, eles reclamam da falta de atenção à marca, então o modo “vento da mudança” é ativado.
Por exemplo, a empresa de transporte público Translink revelou recentemente um novo design de logotipo que custou uma soma muito redonda, ou seja, £ 15.000. Você foi pago pelo visual simples? É absolutamente necessário compreender isso, caso contrário a marca corre o risco de ser ridicularizada.
A ideia de rebranding, talvez, consistisse em transmitir uma ideia qualitativamente nova, na verdade, acabou se revelando simples e desinteressante. Um “T” estilizado foi colado dentro do hexágono branco. O fundo geral é verde floresta, rico e bonito. Mas a fonte, como se eles não estivessem tentando mudar, pelo menos transformações quase imperceptíveis.
Muitos usuários responderam negativamente à atualização e não esconderam o sarcasmo: como você poderia pagar uma quantia tão alta por uma simples letra em uma figura geométrica que parece o trabalho de uma criança que acabou de dominar um editor gráfico?
A própria Translink está em um desastre financeiro. Com certeza a marca já começou a reforma para atrair mais investimentos, pois recentemente enfrentou graves problemas financeiros e redução de seus serviços. Em resposta a sorrisos maliciosos e comentários maliciosos, a empresa respondeu que o novo design ajuda a “modernizar e simplificar a presença da marca”.
E realmente, se você olhar do outro lado, vale a pena criar uma pintura em vez de apenas um monograma e tentar promovê-la para o público-alvo?
O antigo logotipo é popular há 25 anos e passou por muitas mudanças. Mas ainda assim se manteve à tona e sempre foi o foco de atenção dos consumidores.
Quem criou este logotipo muito simples foi a McCadden Design, uma agência com sede em Belfast. Cores diferentes foram desenvolvidas para serviços diferentes, então Ulsterbus, Metro e NI Railways têm suas próprias diferenças significativas.
De um modo geral, o design não é tão ruim. Sim, um hexágono, mas é uma referência direta ao campo de atividade. Bem, sim, a letra T. Então, por que outras empresas desistiram da ideia de usar uma letra maiúscula em seu logotipo? Não, uma dúzia de dez centavos. Portanto, em geral, o logotipo será banal, mas é mais fácil de lembrar, pois transmite uma associação direta.
Quanto à estratégia geral de desenvolvimento da marca, há um lugar para tensão criativa, porque os representantes estão lutando para implementar e modernizar o sistema, mas isso é muito difícil de implementar no campo do transporte público. Além disso, fatores de risco externos prejudicam a credibilidade da empresa, por exemplo, greves de motoristas, mudanças constantes no cronograma, etc.
No entanto, a marca olha para o futuro com esperança de que todos os problemas urgentes desapareçam e o design digitalizado notifique os clientes de que usar os serviços da Translink significa escolher prestígio, autoridade, confiabilidade e segurança.