Tinder é uma plataforma de namoro online desenvolvida pela Hatch Labs em 2012. Basicamente, é um aplicativo que permite aos usuários do Facebook ir além de seu círculo social normal. É destinado apenas a quem possui conta em rede social, e seleciona pessoas com base na geolocalização. O serviço é parcialmente monetizado: os serviços pagos surgiram em março de 2015.
Significado e história
O popular programa de namoro há muito é associado ao fogo – e não apenas porque a palavra “isca” significa material inflamável. É tudo sobre o ícone, que representa a silhueta de uma chama. Também aparece no logotipo oficial: primeiro esse símbolo fazia parte da inscrição, depois se tornou um elemento independente, como o Nike Swoosh.
2012 – 2017
O primeiro logotipo do aplicativo de namoro contém seu nome, escrito em letras minúsculas. Os designers usaram uma fonte elegante e arredondada, mas se afastaram dos clássicos. Eles dependiam de formas incomuns, então “t” não tem o lado esquerdo do traço horizontal, acima de “i” em vez de um ponto, uma chama é desenhada, “n” se assemelha a um “u” invertido, “d” parece um “o” com uma linha vertical transversal a tira dentro de “e” é chanfrada e “r” não tem cantos na dobra.
2017 – presente
No verão de 2017, a plataforma de namoro introduziu um novo logotipo. Ele também tem uma faísca: os desenvolvedores deixaram a chama como símbolo principal do Tinder. Só agora este sinal foi transferido do status de “substituir um ponto sobre i” para o status de um elemento independente e colocado à esquerda da inscrição.
A fonte também mudou. Os criadores do logotipo decidiram não experimentar, então eles escolheram uma fonte clássica sem serifa. Do primeiro, eles deixaram apenas o formato arredondado das letras para que a palavra “tinder” não parecesse algo estranho. O toque final foi a renovação da paleta: os designers usaram um cinza escuro, quase preto para a inscrição, e um gradiente rosa-laranja para a silhueta da chama.
Fonte e cores do logotipo
A faísca do Tinder dispensa apresentações. Os usuários do Facebook que estão familiarizados com o aplicativo de namoro sabem muito bem a que esse símbolo se refere. Portanto, a reformulação de 2017 levou ao fato de que a chama finalmente se separou da palavra e adquiriu um design gráfico incomum.
O programa tinha um ícone em forma de faísca antes, mas era completamente laranja e parecia completamente diferente. A partir de 2017, ela passou a ser retratada mais arredondada, com pontas agudas e textura gradiente. A cor rosa (parte inferior) se transforma suavemente em laranja (parte superior), o que cria não apenas um reflexo, como um fogo real, mas também um efeito 3D. Nesse caso, a mudança de tonalidade parece o movimento de uma chama.
Na versão antiga, o ícone minimalista servia como um ponto sobre a letra “i”. Agora ele se tornou sinônimo de aplicativo Tinder – você nem precisa de uma inscrição para entender a que o símbolo se refere. Quanto ao significado da chama, existem várias versões, e todas estão relacionadas com a funcionalidade do programa.
A palavra “tinder” se refere a um objeto que pega fogo até mesmo no caviar. Aqui o simbolismo metafórico pode ser rastreado: o fogo da alma, paixão ardente, incitando novos relacionamentos. Todas essas associações se encaixam no conceito de plataforma de namoro e explicam por que a silhueta de uma chama apareceu no logotipo, e não outro desenho abstrato.
A fonte para os emblemas antigos e novos do Tinder é completamente diferente. No primeiro caso, parece brilhante e fora do padrão, no segundo, parece mais clássico. Na versão mais recente, como antes, as letras não têm serifas.
A escolha da paleta é simbólica. Os designers deram preferência ao laranja, que remete ao chakra associado à energia da criatividade e da atração sexual. Depois de um redesenho de 2017, eles o diluíram com tons de rosa para criar um gradiente suave.