O serviço web Tidal tem um lugar de destaque no mercado de streaming de música. Ele permite que os usuários recebam assinaturas de multimídia, fornecendo acesso a milhares de clipes e milhões de faixas. Ao mesmo tempo, os ouvintes podem escolher um de dois pacotes de serviços: Tidal HiFi ou Premium, que diferem na qualidade do som.
Significado e história
O serviço online surgiu no segundo semestre de 2014 e, no início de 2015, o Projeto Panther Bidco Ltda, junto com sua controladora Aspiro, passou a ser um patrimônio. Essa mudança global, por incrível que pareça, não refletiu de forma alguma no logotipo do Tidal. O novo dono decidiu não redesenhar e deixou tudo como está, pois a essa altura o serviço de música já tinha ganhado fama mundial. Ela era popular muito além das fronteiras da Noruega, sua terra natal geográfica. Ela era conhecida na Europa e na América do Norte.
Shawn Corey Carter, conhecido pelo pseudônimo de Jay-Z, tornou-se o principal chefe do serviço de Internet. O produtor e rapper de Nova York liderou muitos projetos com o objetivo de ganhar fama e lucro. Com o mesmo propósito, comprou a Aspiro e sua marca Tidal. Depois de uma aquisição lucrativa, o músico se concentrou não no exterior do negócio, mas no interior. Sob sua gestão, o serviço multimídia ocupou o terceiro lugar no ranking das maiores emissoras de streaming.
Jay-Z conseguiu tudo isso sem mudar a identidade da marca. Ele apenas expandiu ligeiramente a funcionalidade do serviço: acrescentou a capacidade de pagar downloads de música e comprar CDs. Além disso, o rapper fez parceria com o MQA para produzir gravações HiFi de alta qualidade.
Em 2017, a empresa de telecomunicações Sprint adquiriu um terço da Tidal. Mas isso não afetou o logotipo de forma alguma. Ainda parece o mesmo de 2014: uma simples inscrição em preto com um padrão de diamante. Este projeto foi inventado sob a orientação da empresa de tecnologia Aspiro.
Um dos principais elementos da marca Tidal é o padrão geométrico mostrado acima. Os quadrantes estão escalonados. Mas esta não é uma coleção de formas aleatórias, mas a letra “T”. Pelo menos é assim que os designers a viam. Eles colocaram um losango preto no meio e mais três do mesmo na parte inferior, direita e esquerda. O desenho não só complementou o nome do serviço multimídia, mas também se tornou seu primeiro e último emblema.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada pelos criadores do logotipo é muito semelhante a Keep Calm. Foi tirado de um pôster de propaganda de 1939. Em 2000, o dono de uma loja britânica encontrou uma cópia do pôster, após o que os tipógrafos notaram o estilo das letras e criaram a fonte Keep Calm. Outra fonte semelhante é Montserrat. Ele é baseado na sinalização da cidade de Montserrat e é idêntico ao Keep Calm, exceto por pequenas diferenças nos detalhes.
O logotipo é totalmente preto e branco, mas isso é mais uma vantagem do que uma desvantagem. O esquema de cores monocromáticas destaca o estilo minimalista e de alto perfil do Tidal.