Na mídia havia informações sobre a conclusão do projeto da cidade do futuro, cujo símbolo era o logotipo original, denominado “estrela de Telos”. O nome e a ideia da criação do projeto pertencem ao famoso bilionário Marc Lore, que desejava criar uma educação única – “a nova cidade da América” para 5 milhões de habitantes. Foi tirado da designação do sentido da existência, usada por Aristóteles como o conceito da meta suprema dos esforços humanos. A nova cidade terá que combinar o que há de melhor nas cidades modernas e tudo o que ainda não foi implantado. Esses são os sonhos de uma cidade tão limpa como Tóquio, tão diversa como Nova York, socialmente eficiente como Estocolmo, ergonômica e absolutamente amiga do ambiente. Sua principal missão deve ser a criação de um futuro justo e estável. O projeto foi desenhado pelo arquiteto Bjarke Ingels, cuja cultura escandinava se reflete na personificação da preocupação social e ambiental pelas pessoas que está na base do projeto. Ao mesmo tempo, também revela amplas oportunidades que são mais características da cultura do tipo americano.
Para refletir o propósito e o significado da nova formação, um símbolo único foi criado – a chamada Estrela Polar, que se tornou o emblema de uma cidade única. Como sua contraparte estelar para os marinheiros do passado, este logotipo é um guia para aqueles que empreenderam uma missão tão importante – criar um lugar melhor de vida e condições para as pessoas em uma comunidade de residentes justa e estável.
O logotipo contém uma grande variedade de significados semânticos, que se refletem em seu design gráfico. Sua forma principal foi escolhida como um círculo, dividido em 4 setores. Cada um dos setores representa um dos pilares que definem a direção do desenvolvimento da Telosa – a comunidade de pessoas, o corpo diretivo, o setor empresarial e as doações da comunidade. Este último prevê a voluntariedade do pagamento, sem a necessidade de coação pelos valores materiais recebidos ou serviços na forma de um sistema criado para seu posterior desenvolvimento.
O círculo formado pelos elementos do logotipo não tem uma linha física delimitadora do círculo. Sua forma é determinada apenas visualmente. Elementos internos – 4 setores são formados por figuras que representam a parte final de semi-elipses inacabadas de diferentes tamanhos. Seus pontos de contato formam uma imagem estilizada de uma estrela. A ausência de formas fechadas e limitadas e o uso de elementos sem cantos agudos, linhas retas caracterizam os três principais valores que estão na base da futura cidade – abertura, inclusão e justiça. Ao mesmo tempo, simboliza a abertura para a nova cultura criada em conjunto com Telosa. A simetria absoluta de cada seção em forma, tamanho, performance fala da equivalência de cada habitante entre si, da coexistência justa e da mesma acessibilidade para todos às mais diversas oportunidades.
A cor do logotipo é verde. Ele é escolhido como uma demonstração de ecologia limpa. Não haverá lugar para o uso de combustíveis fósseis e da indústria química – apenas um estilo de vida saudável e energia “verde” na ausência de condições de causar danos ao meio ambiente.