Tekken é uma série japonesa de videogames de arcade e combate que se tornou a base para a franquia de mídia homônima. Muitos longas-metragens e desenhos animados foram rodados com base nele, e seus personagens se tornaram heróis independentes das publicações impressas. O principal desenvolvedor e editor é a Bandai Namco Entertainment. O enredo do jogo gira em torno do conflito entre a família Mishima e as tentativas de assumir o controle da corporação Zaibatsu. O processo de interação interna também é construído sobre isso: os jogadores controlam vários heróis para ganhar o Torneio King of Iron Fist e ter acesso à gestão da empresa. Todos os principais lançamentos desta série seguem os eventos deste torneio.
Significado e história
A versão de estreia do Tekken foi lançada em dezembro de 1994, e a versão final foi lançada no verão de 2017. No momento, a coleção possui sete peças básicas. Além disso, cada um deles tem sua própria identidade, que ressoa com o conteúdo. Segundo especialistas e usuários, os mais significativos são a primeira, segunda e terceira edições.
Embora o jogo tenha começado como uma adaptação típica de arcade, mais tarde passou para a categoria de luta. As batalhas incluem uma variedade de lances, bloqueios, perseguições, torneios terrestres. A série agora inclui movimentos e combos especiais. Além disso, Tekken apresenta um grupo de jogos de luta de estreia, onde a animação 3D foi usada pela primeira vez. Isso fez da franquia a franquia mais vendida de todos os tempos e seu ícone amplamente conhecido.
1994
O primeiro emblema contém o nome em japonês. Os hieróglifos vermelhos são executados com traços largos, imitando o traço de um pincel. Isso é evidenciado pelo trem rasgado no final de algumas cartas. Ao longo das bordas, eles são contornados por finas linhas pretas separadas por uma faixa branca, o que torna a inscrição tridimensional. Abaixo está a versão em inglês, composta por pequenos personagens em um design individual. A palavra “Tekken” está em maiúsculas e na cor preta.
1995
A segunda edição saiu com um logotipo radicalmente diferente. Seu estilo foi redesenhado: ele se tornou mais rígido, com princípios, inabalável. No desenho, isso é transmitido pelas formas geométricas que compõem os hieróglifos. Quadrados, retângulos e listras largas formam uma inscrição formidável em japonês, representada na forma de alvenaria com salpicos pretos sobre um fundo vermelho-avermelhado. No canto inferior esquerdo está a palavra em inglês “Tekken” e o número “2”. Eles são feitos com linhas alongadas finas e decorados com uma transição gradiente do preto ao cinza claro.
1997
O logotipo deste ano é formado por três partes: um fundo em forma de inscrição hieroglífica, o nome do jogo em inglês e um número de série. O primeiro elemento não tem traços claros: ele se parece mais com duas manchas vermelhas sólidas com relâmpagos brancos e um gradiente de carmesim a escarlate. A segunda parte é a palavra “Tekken”, feita no estilo original – com pernas encaracoladas e longas serifas. O terceiro detalhe é o clássico número “3”, decorado com uma inscrição em estêncil.
2001
Nesta versão, os mesmos elementos, mas agrupados de uma forma completamente diferente. O número “4” ocupa quase toda a parte frontal do logotipo. É complementado por cantos agudos e uma haste muito curta. O próximo tamanho é o nome do videogame em japonês. Os hieróglifos cinza são tão grandes que quase se fundem em um único plano de fundo. O menor deles é a inscrição “Tekken”. Ele é composto por letras impressas colocadas uma de costas para a outra. “KK” estão em cima um do outro, ambos “E” ficam contra o próximo sinal e o lado direito de “T” não é visível de forma alguma.
2004
Os hieróglifos de fundo tornaram-se mais abertos, fáceis de ler e brilhantes. Agora sua chama está concentrada no centro, e o escurecimento na forma de nuvens de fumaça é visível ao longo das bordas. No topo das letras em japonês está o nome em inglês do videogame em itálico e seu número de série. Possuem textura metálica e rugosidade em forma de pequenas listras horizontais. O número “5” é grande, oblíquo e ligeiramente comprimido de cima.
2007
A inscrição em japonês lembra redemoinhos de fogo: eles são torcidos como punhos que se projetam em diferentes direções. Nesta versão, os hieróglifos são pouco distinguíveis e servem apenas como elementos gráficos. Em cima deles está a palavra “Tekken” indicando o lançamento do jogo. A parte do texto é plana, lisa, com a letra “T” pontiaguda e o número “6”. Os símbolos escuros são circundados por três listras: vermelho, cinza e preto.
2015
Na última versão, o estilo principal é mantido: as letras ainda são maiúsculas, oblíquas, regulares e ligeiramente pontiagudas. O “N” tem um traço extra na perna direita no topo. O número “7” é realçado em ouro brilhante, enquanto as letras em inglês são totalmente brancas com bordas pretas. Hieróglifos ardentes, feitos na forma de pinceladas. Ao longo das bordas, eles têm listras de carvão que lembram pedaços queimados.
Fonte e cores do logotipo
Todos os logotipos consistem em três fragmentos: hieróglifos, um nome em inglês e um número de série do videogame. Mas em cada versão, eles são decorados de uma forma especial para enfatizar o estilo de combate nas batalhas.
Para os emblemas, os designers sempre escolheram fontes individuais que não têm análogos. Essas fontes são da categoria Sans Serif, portanto, as letras são suaves e sem serifa. Em algumas versões, eles são oblíquos, em outras, são retos.
O esquema de cores do logotipo inclui vermelho ardente, amarelo, laranja, tijolo, roxo, dourado, metálico, cinza escuro, cinza claro, preto e branco.