Tableau é o nome abreviado de Tableau Software, que cria inteligência de negócios e software de visualização de dados interativos. São planilhas, bancos de dados em nuvem, cubos de processamento online e produtos digitais semelhantes. Os fundadores da empresa são três cientistas da Universidade de Stanford. Entre eles estão Christian Chabot, Chris Stolte e Pat Hanrahan. O serviço apareceu em 2003 em Mountain View, Califórnia. Atualmente está sediada em Seattle, estado de Washington. Em 2019, a empresa especializada Salesforce comprou a organização e a tornou sua subsidiária.
Significado e história
O que é o Tableau?
Este é o nome da empresa americana de software e seu principal produto – um programa de inteligência de negócios e apresentação visual de dados. Apesar do sucesso, o Tableau Software foi descontinuado em 2019, quando se tornou parte do Salesforce.
Na verdade, essa empresa foi fundada muito antes de 2003. Até então, funcionava apenas como um centro comercial de pesquisas. Foram 1999-2002 e, em 2003, o serviço foi oficialmente registrado e transferido para o status de empresa independente. A mudança da sede de Mountain View para Seattle ocorreu um ano depois.
Até 2016, o chefe do serviço de pesquisa era Christian Chabot, que foi sucedido como CEO por Adam Selipsky, da Amazon. Sob sua liderança, um novo prédio de escritórios foi construído em Wallingford (em 2017) e, em seguida, a sede foi inaugurada em Fremont. Em 2018, a empresa comprou a Empirical Systems, uma startup digital de aprendizagem profunda alimentada por IA em Cambridge, Massachusetts.
Outro período decisivo na história da empresa de software foi o ano de 2019, quando as ações da Tableau foram compradas pela Salesforce, empresa norte-americana de desenvolvimento de armazenamento em nuvem. Mas, apesar da incorporação, o serviço continua operando, aprimorando e desenvolvendo suas tecnologias. Em 2021, ele mudou de chefe novamente, porque a Amazon convidou Adam Selipsky de volta, oferecendo-lhe o cargo de chefe da Amazon Web Services. Em vez disso, Mark Nelson assumiu a cadeira.
Hoje esta empresa é muito bem-sucedida e reconhecível. Em 2008, ela ganhou o prêmio Codie e foi eleita a Melhor Solução de Inteligência de Negócios pela Software and Information Industry Association. E por nove anos consecutivos (2012-2021), ela liderou o Quadrante Mágico do Gartner. Além disso, todo esse tempo, o serviço vem utilizando a mesma logomarca, recebida na época de seu lançamento.
O signo de identidade visual é composto por duas partes – gráfico e texto, que estão interligadas por vários elementos. A inscrição é feita no estilo da informática, onde as letras são em forma de números. Para fazer isso, os desenvolvedores usaram uma fonte lacônica em minúsculas, removeram as partes salientes dos caracteres e os unificaram para o design geral. Como resultado, todos os sinais receberam semelhanças externas. O “l” minúsculo consiste em uma única linha vertical e se parece com um elemento especial (|), e “t” se parece com um sinal de mais (+). O espaço entre as letras é muito grande, então o texto é percebido como uma fórmula integral.
No lado esquerdo da inscrição existe uma imagem gráfica. Ele contém muitos sinais de adição multicoloridos (+), que na verdade são um “t” estilizado – a primeira letra da palavra “Tableau”. Os símbolos são organizados aleatoriamente e variam em tamanho. Porém, na realidade, existe um sistema na sua dispersão: denotam uma nuvem virtual – um armazenamento de informação digital desenvolvido por esta empresa. Os signos são colocados em forma de círculo e não vão além dele. O fundo da palavra e do ícone é de uma cor branca neutra.
Fonte e cores do logotipo
Para o emblema, os designers escolheram a fonte Benton Sans Book – fina, cortada, que lembra algarismos arábicos ou sinais matemáticos. Esse paralelo é traçado intencionalmente, uma vez que a empresa se dedica à criação de programas de analítica e visualização de dados.
A paleta corporativa é de brilho médio: tem abundância de cores, mas estão no espectro pastel. O logotipo contém azul (básico), laranja, amarelo, vermelho, cinza acinzentado, roxo escuro.
Posso usar o logotipo do Tableau?
Você não pode usar o logotipo do Tableau sem permissão por escrito da empresa que detém os direitos da marca comercial. Além disso, é importante não alterar nada nele e seguir todas as regras que estão especificadas no guia oficial de branding.
Como faço para alterar meu logotipo no quadro?
Você precisa ir ao servidor e, como administrador, inserir cd C: Arquivos de programas Tableau Tableau Server 9.0 bin na linha de comando. Em seguida, digite tabadmin customize logo C: My Pictures Logo.png (substitua pelo caminho para o logotipo) e reinicie o servidor.
Como faço para adicionar um logotipo no quadro?
Para adicionar um logotipo ao painel de controle, você precisa abri-lo e clicar no botão Imagem. No menu que se abre, clique em Escolher e selecione o logotipo salvo no computador. Muitos formatos são suportados, incluindo os populares jpg e png.
Tableau é uma marca registrada?
Apesar do Tableau ter sido descontinuado e se tornar parte do Salesforce, a marca registrada Tableau ainda é registrada e de propriedade dos detentores dos direitos autorais. Ou seja, seu nome, símbolos gráficos e outros elementos de identidade são proibidos de usar.