Super Mario é uma série de videogames mega-vendedora que se tornou a maior criação de todos os tempos. A franquia Mario, à qual pertence, é reconhecida como a mais lucrativa do planeta. E o personagem de mesmo nome – um homem de boné vermelho e macacão azul – é merecidamente considerado um ícone da cultura pop. Ele pode pular alto para superar obstáculos, neutralizar inimigos e quebrar blocos de tijolos em busca de bônus. E tudo com o único propósito de salvar a princesa, que foi capturada por um monstro parecido com uma tartaruga.
Significado e história
A história da série começou em 1985, quando o primeiro jogo Super Mario Bros. foi lançado. Foi criado pela Nintendo para seu famoso console NES. Em seguida, o jogo de plataforma 2D teve muitas sequências, que formaram sub-séries inteiras com diferentes logotipos. Existem cerca de dez videogames com temas de Mario lançados a cada ano, e a maioria deles não segue regras comuns de marca. De certa forma, isso é até bom, porque uma identidade individual ajuda a distinguir um jogo do outro.
O nome da série é inspirado no jogo de arcade Mario Bros., que estreou em 1983. A palavra Super foi adicionada quando os desenvolvedores decidiram introduzir Super Mushroom no mundo fictício. Ele não estava presente nas versões beta do jogo, então o personagem não podia encolher e crescer. Mas os testes mostraram que Mario é muito alto. Os criadores tiveram que ativar a fantasia para descobrir como alterar seu tamanho sem afetar o design do nível.
A série de plataformas não teve um logotipo universal por muito tempo, embora tenha aparecido em 1985. Os nomes dos jogos foram escritos em fontes diferentes. A marca só se tornou mais consistente após o lançamento de Super Mario 64 em 1996. Com base em seu título, foi desenvolvido um símbolo colorido para a franquia. Em seguida, os autores mudaram ligeiramente a forma e as cores das letras, sincronizando o redesenho para coincidir com o lançamento de Super Mario 3D Land.
1996 – 2011
A primeira versão oficial do logotipo tinha muito em comum com a inscrição na capa de Super Mario 64, que, por sua vez, foi inspirada no título de Super Mario World (1990), onde cada letra era pintada em uma cor separada .
O título de uma série de videogames era dividido em duas linhas, com a primeira palavra um pouco mais curta que a segunda. Os designers usaram quatro cores vivas para decorar o texto. Eles se alternaram para que “I” e “S” ficassem vermelhos, “M”, “E” e “U” – azul claro, “O”, “A” e “R” (o último em “SUPER” ) – verde, e “P” e outro “R” (o terceiro em “MARIO”) – amarelo. Cada um deles estava delineado em preto e projetava uma sombra cinza fina.
Os desenvolvedores modernizaram o logotipo, deixando as letras em negrito e dando-lhes uma forma geométrica clara. O tipo de letra angular fez o “O” parecer uma noz octogonal. E, em geral, as palavras não pareciam escritas, mas desenhadas, porque as proporções não eram respeitadas. O “A” estava inclinado e parcialmente coberto pelo traço diagonal “M”. Os lados esquerdo e direito do “U” não correspondiam em altura. O “R” em “SUPER” caiu para trás e o “E” parecia esmagado.
2011–presente
Junto com o lançamento do videogame Super Mario 3D Land em 2011, um novo logotipo para a série estreou. Em termos de estrutura, repete completamente a anterior, mas os designers trocaram as cores e corrigiram a forma das letras. Agora “U” e ambos “R” são amarelos, “M” e “P” são vermelhos, “I” e “S” são azuis, “O”, “E” e “A” são verdes.
O “O” tornou-se um anel octogonal. “A” achatou um pouco. O “M” também foi feito mais proporcional para se assemelhar ao símbolo icônico da franquia, o famoso “M” vermelho no chapéu de Mario. O resto das letras também mudou. Por exemplo, “I” na forma de um quadrilátero assimétrico é inclinado para o lado direito e se estreita de cima para baixo. Anteriormente, tudo era ao contrário: “eu” inclinava-se para a esquerda e expandia-se na base. Uma pequena modificação permitiu que ela ficasse paralela a uma das faces “O” para que não se tocassem.
Se falamos de outras letras, elas não apenas se tocam, mas também se sobrepõem em diferentes pontos, pois o “M” bloqueava o “A” na versão anterior do logotipo. Graças a isso, a saliência no curso vertical “E” agora está escondida atrás do “P”. Outra mudança foram os cantos ligeiramente arredondados. Eles tornam a inscrição mais suave e simplificada. As sombras cinzentas desapareceram, mas os contornos pretos se expandiram tanto que formaram uma base sólida.
Fonte e cores do logotipo
A franquia não teve um design acordado por muito tempo, porque não precisava de introdução: todos já sabiam perfeitamente quem era Mario. Mas no final da década de 1990 os desenvolvedores ainda decidiram unificar a marca. Desde então, a brilhante inscrição “SUPER MARIO”, inspirada nos títulos de alguns jogos desta série, foi considerada seu emblema.
A partir do logotipo, foi desenvolvida a fonte Super Mario 256, que pode ser reconhecida por letras poligonais irregulares – em primeiro lugar, pelo característico “O” octogonal e pelo “M”, que lembra o símbolo do chapéu do personagem principal.
A tipografia inusitada é complementada por um esquema de cores vibrantes que alterna entre verde, vermelho, amarelo e azul. O preto serve de base comum para eles: preenche as lacunas e separa as letras para que não se fundam em um caleidoscópio colorido.