A Squarespace é uma empresa americana de internet, plataforma de hospedagem e construtora de sites. Seus serviços incluem fornecer aos usuários software especializado, modelos prontos para sites e elementos para a criação e ajuste de páginas da web. Ela existe desde 2004, sendo criada pelo aluno Anthony Casalena. A sede está localizada na cidade de Nova York.
Significado e história
O logotipo e o recurso de Internet associado surgiram quase simultaneamente. Mas no início era apenas um projeto de estudante, quando o futuro fundador estava estudando na Universidade de Maryland. Em 2004, ele criou sozinho um serviço de hospedagem de blogs. Nos primeiros dois anos, ele gerenciou de forma independente e foi o único funcionário.
Em 2006, Anthony Casalena ganhou $ 1 milhão para si mesmo. E, naquela época, o aluno administrava o serviço da web direto de seu dormitório. Nenhum escritório foi sequer discutido. Ele apareceu um pouco mais tarde. Em 2010, o projeto já se transformou em empresa e contava com 30 funcionários, e em 2015 – cerca de 550. Foi em 2010 que uma empresa de pleno direito com logotipo próprio e outros atributos de identificação visual começou a nascer.
Curiosamente, quando, após o estabelecimento da empresa, Anthony Casalena se ofereceu para lançar um serviço de design de logotipo independente, recebeu duras críticas de designers profissionais. Eles sentiram que o Squarespace estava deliberadamente minando sua indústria em um esforço para destruí-la e transformá-la de artística em automática.
Durante toda a existência do serviço web, ele contou com dois emblemas oficiais. Durante o redesenho, eles quase não mudaram, o que não pode ser dito sobre o primeiro – não oficial. O ícone foi feito em tons de verde, complementados por preto e branco, com a escrita inusitada da letra “Q”, cuja cauda ficava no meio, não à direita.
2003 – 2004
A primeira versão do logotipo continha quase todos os símbolos icônicos que indicam a direção da empresa de Internet. Assim, um longo retângulo com nuvens de fundo no céu foi tomado como base. Eles testemunharam que se trata de um armazenamento em nuvem de informações. Continha uma figura geométrica em forma de oval, dividida em três partes, que devem ser montadas para se obter uma figura sólida. Isso deu a entender que o serviço também é um construtor de sites. O nome completo do serviço também estava escrito lá, digitado em letras minúsculas. Abaixo estava o slogan. A paleta principal do emblema consistia em uma combinação monocromática de espectro silenciado branco e preto.
2004 – 2005
Esta versão é decisiva porque tem uma cor e uma marca. O oval, desmontado em três partes, foi substituído pelo símbolo de um hiperlink – uma “cadeia” consistindo em um “S” criptografado. Os links são montados de forma que também se assemelhem a “u”, “r”, “Q”. Além disso, os designers se concentraram no “Q”, usando uma letra maiúscula em vez de uma letra minúscula e pintando em oliva, enquanto todos os outros sinais são brancos. O monograma também consiste em elementos de dois tons de verde – azeitona escura e azeitona clara. As letras têm uma forma geométrica e parecem quadrados, meio circulados ao longo do contorno. Os desenvolvedores intensificaram o fundo: eles o escureceram, adicionando um brilho verde misterioso ao retângulo preto.
2005 – 2006
Após a introdução do novo conceito, o emblema foi simplificado. Os autores retiraram o jogo do verde e do preto, deixando apenas o último dos dois. Os designers alinharam o lema e o nome à esquerda, enquanto antes essas linhas variavam em comprimento.
2006 – 2008
Em 2006, houve apenas duas mudanças. Primeiro, o slogan e o título foram alinhados à direita. Em segundo lugar, há bandas marrons de EQ semelhantes a ondas no fundo preto.
2008 – 2010
Nesse período, a empresa de Internet abandonou o lema do emblema, adquirindo um aspecto lacônico – um ícone à esquerda, um nome à direita. Para destacar os links da cadeia de hiperlinks e enfatizar sua semelhança com a primeira letra do nome do serviço, os desenvolvedores adicionaram uma cor cinza. Como resultado, metade dos elementos tornou-se cinza clara, enquanto a outra permaneceu branca. O fundo parecia muito mais simples do que antes: o retângulo era estreito e preto.
2010 – 2018
À primeira vista, pode parecer que este é o emblema mais simples. No entanto, não é. Ele contém todo o conceito, porque cada elemento nele é um link na “cadeia” que os usuários estão acostumados a ver no ícone “Hyperlink” padrão. Essa alegoria fala do negócio principal da empresa – desenvolvimento de sites e serviços de hospedagem.
Além disso, um duplo “S” é criptografado no logotipo. A letra é formada por espaço negativo: ela é branca e localizada entre traços curvos escuros. À direita está a palavra maiúscula “Squarespace”. Seu destaque é o sinal “Q” em uma grafia incomum. A cauda tem a forma de uma linha curta, o que dá a impressão de que o “O” repousa sobre a rolha.
2018 – presente
A versão atual é uma cópia quase completa do primeiro logotipo. Os designers fizeram apenas algumas alterações: eles tornaram as letras mais grossas (trocaram as finas por negritas) e corrigiram a grafia “Q”. Agora ele atende aos padrões gramaticais, porque o traço inferior não risca o círculo e não vai para dentro – ele se tornou muito mais curto. A inscrição, como antes, é sem serifa: é nítida, clara e simples, localizada à direita do ícone corporativo com linhas curvas.
Fonte e cores do logotipo
A empresa escolheu para si um logotipo lacônico, que, à primeira vista, não tem nada de complicado. Mas essa impressão engana, porque o signo gráfico é composto por dois espaços. O primeiro apresenta as pinceladas – curvas e semicurvas. Na segunda, dois “S” são criptografados, denotando a letra inicial do nome do serviço. Eles nunca foram alterados – apenas as letras foram redesenhadas. As linhas que compõem a palavra ficaram muito mais largas. Além disso, “Q” foi alterado.
Ao criar o logotipo do Squarespace, os desenvolvedores optaram pela fonte Gotham Book. É suave, simples, cortado e fácil de ler. Como resultado, a parte do texto é idealmente combinada com o gráfico, formando uma imagem equilibrada.
É semelhante na cor: não há elementos desnecessários no esquema – há apenas monocromático de dois tons opostos (preto e branco). Eles contrastam bem, então o espaço negativo escondido no logotipo é claramente visível. Além disso, são utilizadas as duas letras escuras em um fundo claro e vice-versa, o que depende do ambiente.