Desde 1902, a Espanha recebe o maior jogo do mundo – El Clasico (The Classic), quando o mundo do futebol para de esperar pelo vencedor – Barcelona ou Real Madrid. Este ano terá lugar a 247ª edição oficial, sob a qual a La Liga preparou um rebranding completo, desenvolvido pelo Barcelona Vasava. Na história do futebol mundial, esta partida é o confronto mais estável entre as equipes. A rivalidade não é alimentada apenas pelos esportes. Estas duas importantes e antigas cidades do país representam as duas Espanha, diferindo em estilo de vida, pontos de vista políticos, cultura e história. Hoje, o El Clasico cresceu muito além da principal divisão do futebol profissional. O termo agora inclui todas as partidas entre clubes em diferentes campeonatos. Cada jogo atrai 5 vezes mais espectadores do que o Super Bowl.
O projeto de marca adotado reflete a essência do evento, seu “DNA” histórico, simbolizando rivalidade e força, paixão e tecnologia, inovação e dinamismo, produtividade e globalidade, escala. Como líder em entretenimento e inovação, La Liga faz de sua nova imagem um ativo adicional que agregará valor não só à marca, mas também à própria competição e aos seus clubes. A identidade visual criada reflete o presente e o futuro, unidos por suas histórias.
O design do logotipo foi inspirado nas emoções que caracterizam tanto os jogadores quanto os torcedores. A visualização une todos os que participam neste evento desportivo, independentemente do lado em que se encontrem, permitindo a todos, sem excepção, se sentirem um elemento importante do jogo. Os gráficos do logotipo são notáveis por sua energia, que é transmitida pelos cantos agudos e pela verticalidade estrita das letras que o constituem. A presença de dinâmica e movimento, assim como a demonstração da base digital da construção do nome, agregam espetacularidade à percepção visual de toda a composição.
O logotipo usou a fonte Halunke, que foi especialmente desenhada por Elena Schneider. O estúdio retrabalhou a letra central “A”, tornando-a sotaque e harmoniosa com todas as letras do nome. Ao mesmo tempo, o “i” maiúsculo define o ritmo mais conveniente para perceber a composição de toda a palavra. O tom dourado-esverdeado que prevalece na paleta é a personificação da tradição e uma demonstração da nobreza de ambos os adversários históricos. A riqueza do laranja dá ao emblema energia e atenção.
Este monograma se tornará um signo que substituirá em todos os lugares o texto “vs”, anteriormente colocado entre os nomes das equipes, separando-as. Agora haverá ElClasico em letras pequenas em letras minúsculas. A nova placa combina elementos da heráldica com as tendências minimalistas de nosso tempo. Simboliza força, rivalidade, oposição. A crista consiste em várias setas sobrepostas, cujas pontas são direcionadas em diferentes direções. Isso fornece uma visão sobre a tensão e a força da rivalidade.