A artista Emily Kewageshig é conhecida por seu estilo de trabalho único e autêntico. Suas obras têm motivos de flora e fauna. Ela cria lindos padrões fluidos e com certeza traz um toque do folclore étnico ao seu trabalho.
Ao que parece, o que conecta seu trabalho e o Dia Nacional da Verdade e Reconciliação? E qual é o papel da Canadian Broadcasting Corporation em seu relacionamento? À primeira vista, tudo isso não se encaixa. Na verdade, a resposta é simples: o jovem artista foi convidado a participar da criação de um logotipo comemorativo apresentado pelo CBC por ocasião do dia memorável.
Como o logotipo da transmissão nativa se parece com um círculo dividido em pequenas partes, o logotipo do evento correspondente deve lembrá-lo da marca que o promove.
Atenção aos povos indígenas, homenagem à memória e apreço pela história percorrida – é o que será veiculado em programas e diversas fontes de informação digital.
Quando a artista cresceu entre a população indígena, ela absorveu a herança cultural de uma determinada comunidade. Isso deu a ela um ímpeto poderoso na auto-realização e no desenvolvimento do estilo, que ela aprimorou enquanto estudava artes no Sheridan College.
Sua ideia principal por trás do logotipo criado é perguntar ao público o que ele vê. Para que tudo o que foi visto, repensado, absorvido, aceite e possa responder. O estilo da artista é hipnotizante, por isso ela usa o método de imergir o espectador em suas obras, criando um quebra-cabeça por meio da percepção visual e saturação com sentimentos estéticos.
O coração e a mão apaixonados da profissional Emily Kewageshig criaram o símbolo de crescimento que é o tema de seu trabalho. A ideia é baseada nas mudanças que os povos indígenas representaram, e tudo isso se traduz na imagem do rebento como verdade e reconciliação. A joia se transforma em flor, em cujos elementos são visíveis os rostos dos indígenas. São visuais muito tocantes e muito simbólicos para o evento. O sol e as quatro faces significam um futuro promissor, a ascensão de um novo tempo, no qual não existem estereótipos e violações.
O sol brilha em todas as direções, destruindo os limites visuais do logotipo. Isso enfatiza a ideia de que não há restrições, mas há bondade, compreensão mútua e amizade.