O Slack se posiciona como uma excelente alternativa ao Skype e até mesmo como seu “matador”, pois sozinho pode substituir os mensageiros corporativos e o e-mail. O sistema de mensagens instantâneas permite reunir toda a equipe para discutir momentos de trabalho. Para cada tópico, você pode criar seu próprio canal e, para comunicação individual, vá para a correspondência pessoal. Outra vantagem é que o programa possui versões para diversos sistemas operacionais, inclusive desktop para Microsoft Windows.
Significado e história
O que é o Slack?
Esse é o nome da empresa americana e seu carro-chefe – o messenger desenvolvido pela Slack Tecnologies em conjunto com a Salesforce. O cliente é projetado para mensagens instantâneas entre funcionários da mesma empresa.
Um dos melhores aplicativos de negócios poderia não ter surgido se o Tiny Spec não tivesse criado o Glitch. No decorrer de seu desenvolvimento, um serviço de mensagens foi inventado, que no futuro serviu de base para o Slack.
O mensageiro corporativo foi lançado em agosto de 2013. Ele usava um logotipo com uma hashtag colorida girada 18 graus. Os usuários tiveram tempo para se acostumar com a identidade corporativa da empresa, por isso ficaram indignados quando ela mudou o design do octotorpe. As pessoas olharam para o novo símbolo dos quatro patos, a suástica e o ícone do aplicativo Google Fotos.
2013 – 2019
O primeiro emblema apareceu antes mesmo do próprio Slack. Continha dois elementos, um dos quais era um sinal de libra. A hashtag consistia em quatro traços arredondados: vermelho, azul, verde e laranja. Onde as listras se sobrepõem, cores complementares são usadas para fazer a imagem parecer semitransparente. Apesar de ser bidimensional, acrescentou profundidade a ele.
O nome do mensageiro foi escrito à direita do octotorp e equilibrou a paleta colorida com um cinza contido. Os designers escolheram a fonte Larsseit ExtraBold, deixando todas as letras em minúsculas. Devido à falta de serifas, a palavra era fácil de ler, mesmo em escala reduzida.
2019 – presente
Os proprietários do Slack reclamaram várias vezes do primeiro logotipo. Primeiro, ele não parecia bom em um fundo claro devido à sua paleta complexa, que continha 11 cores. Em segundo lugar, o sinal da rede perdia seu apelo se fosse colocado no ângulo errado. Terceiro, a empresa teve que usar várias versões do logotipo que não tinham nada em comum. Por exemplo, o ícone do aplicativo não tinha uma hashtag.
Para tornar a identidade visual mais consistente, os executivos da Slack buscaram a ajuda da agência de design Pentagram. O responsável pela mudança de imagem foi Michael Bierut, criador dos famosos logotipos de Hillary Clinton e Mastercard. Depois de uma longa busca criativa, experimentando diferentes formas, ele decidiu manter o octotorp original, mas mudando seu estilo. Como resultado, o sinal tornou-se mais abstrato.
O novo logotipo incorpora o espírito do original, embora use muito menos cores e não tenha o efeito de transparência usual. O desaparecimento de elementos sobrepostos torna a imagem plana, mas os designers não veem isso como um problema significativo. O principal é que agora ele pode ser colocado em qualquer plano de fundo, não apenas em branco. A legenda também mudou: o nome do programa ficou preto. As letras perderam os cantos arredondados, embora em termos gerais a fonte seja semelhante à anterior.
Fonte e cores do logotipo
O primeiro gráfico do Slack estava 100% alinhado com o conceito de mensageiro corporativo. Estava associada à hashtag que era o elemento organizador da aplicação, ficava à frente dos nomes dos canais e era usada para encontrar mensagens rapidamente.
Após o redesenho, a icônica marca da grade desapareceu. Seu lugar foi tomado por uma composição abstrata multicomponente composta por quatro retângulos de lados arredondados e quatro figuras em forma de lágrima.
Cada círculo simboliza uma nuvem de texto – o chamado texto explicativo, que é usado para transmitir a fala. Esta é uma referência à função principal do aplicativo, uma dica de comunicação e interação entre os usuários. Além disso, o novo emblema está desenhado de forma a poder ser livremente dividido em partes, reduzido ou ampliado.
O negrito sans serif que Slack usa é da família Larsseit. Para o logotipo redesenhado, os designers mudaram ligeiramente as formas das letras, adaptando-as ao octotorp estilizado.
A paleta simplificada inclui quatro cores em vez de onze: vermelho (# E01E5A), verde (# 2EB67D), amarelo (# ECB22E) e azul (# 36C5F0). Os tons foram melhorados para ficarem ótimos na tela. Além disso, existem mais duas cores no emblema: preto para a inscrição e branco para o fundo.
Por que o Slack mudou seu logotipo?
O Slack mudou o logotipo porque a versão anterior parecia péssima em qualquer fundo que não fosse o branco. E a hashtag multicolorida feriu a equipe de desenvolvimento quando foi virada em um ângulo que não era de 18 graus.
Qual é o logotipo do Slack?
O logotipo do programa consiste em quatro retângulos arredondados dispostos em forma de mesa giratória. Existem quatro gotas no meio. Esses elementos são pintados aos pares em azul, verde, vermelho e laranja. A palavra preta folga está escrita à direita.
Quando o logotipo do Slack mudou?
O logotipo do Slack foi redesenhado em janeiro de 2019.
Slack é uma marca registrada?
Sim, Slack é uma marca comercial de propriedade da Slack Technologies, Inc.