O Skyscanner é um serviço global que foi originalmente usado apenas como um mecanismo de metabusca para coletar informações sobre passagens aéreas e comparar preços de voos diferentes. Com o tempo, funções adicionais apareceram: agora o site permite reservar passagens, alugar carros, providenciar seguro de viagem, comprar quartos de hotel – em geral, faça tudo o que for necessário para organizar uma viagem confortável.
Significado e história
O que é Skyscanner?
O Skyscanner começou como uma ferramenta de busca de voos online até evoluir para uma verdadeira agência de viagens de serviço completo. Sua sede está localizada na capital da Escócia – na cidade de Edimburgo. Ao mesmo tempo, a marca é propriedade da empresa chinesa Trip.com Group Limited, que a comprou em 2016.
O Skyscanner entrou no mercado de turismo em 2003. Foi fundado por três pessoas de TI: Bonamy Grimes, Barry Smith e Gareth Williams. Tudo começou com o fato de que um deles ia voar de férias, mas não conseguiu encontrar passagens aéreas baratas. Isso inspirou especialistas em computação a iniciar uma inicialização incomum. Juntos, eles desenvolveram um site capaz de combinar resultados de pesquisa de várias agências de viagens on-line para comparar preços em voos selecionados.
Agora ele é usado por dezenas de milhões de pessoas, e os recursos modernos do serviço permitem que você reserve ingressos diretamente. Os viajantes pagam livremente por eles e, ao mesmo tempo, solicitam serviços adicionais, incluindo aluguel de carros e seguro de viagem.
Um salto tão acentuado no desenvolvimento do Skyscanner se reflete no emblema desta empresa. Se o antigo símbolo sugeria apenas viagens aéreas, a versão moderna apresenta um sinal universal associado ao turismo em geral. A imagem da marca foi atualizada pela última vez em 2019. Os designers tentaram manter a estrutura tradicional do logotipo: uma combinação de ícone e nome da empresa.
2002 – 2006
Apesar do fato de a organização Skyscanner ter sido oficialmente registrada em 2003, o site de mesmo nome apareceu um ano antes. Seu emblema consistia em três flechas direcionadas de forma diferente. Pareciam três costelas de pirâmide (vista superior), porque uma delas olhava para o canto superior esquerdo, a segunda – para baixo e a terceira – para o canto superior direito. O centro foi o ponto de partida de onde a viagem começou. Três setas simbolizavam uma grande variedade de voos que permitem viajar para qualquer parte do mundo. Por outro lado, a junção das linhas pode ser interpretada como um usuário do Skyscanner. As setas, por sua vez, podem indicar o alcance global da busca de passagens aéreas por meio do serviço online.
À direita estava o nome da marca, escrito em duas fontes diferentes. As três primeiras letras (“SKY”) eram maiúsculas. Seu tipo de letra lembrava o Quebec Serial Heavy da SoftMaker, o Core Sans B 55 Bold da S-Core ou o Doris PP bold de Paulo Pedott. O final da palavra foi convertido para minúscula, mas diferia da primeira parte apenas em glifos, pois os designers equalizaram todas as letras em tamanho. Seu tipo de letra era aproximadamente semelhante ao Transmute Light da Typodermic Fonts Inc. O símbolo de três setas e “SKY” eram azul escuro, enquanto “scanner” era cinza.
2006 – 2008
Em 2006, os criadores do logotipo reduziram o símbolo gráfico e o elevaram um pouco mais. Ao mesmo tempo, eles repintaram todos os elementos em um novo tom de azul e “SKY” minúsculo para tornar a inscrição harmoniosa. O novo tipo de letra parecia um cruzamento entre Ligurino SemiCondensed Book da Typodermic Fonts Inc. e Oslo Bold por Wilton Foundry.
2008 – 2012
Em 2008, a empresa de investimentos Scottish Equity Partners alocou uma grande soma de dinheiro para o desenvolvimento do Skyscanner. Enquanto isso, o serviço online mudou seu logotipo. Os designers fizeram as linhas das setas um pouco mais grossas e corrigiram ligeiramente a inscrição. Em particular, eles aumentaram ligeiramente as lacunas intra-letra de “e” e “a”, endireitaram a parte inferior da haste de “y” e expandiram “c”. A Adobe tem uma fonte semelhante. Chama-se Myriad Hebrew Regular.
2012 – 2015
Com o advento de 2012, o Skyscanner tem um novo escritório em Pequim e um logotipo igualmente novo que difere da versão anterior em todos os aspectos. O símbolo obsoleto de três setas foi substituído por uma representação esquemática de uma nuvem – um símbolo de viagens aéreas. Era azul claro, mas não sólido: o lado esquerdo do emblema estava riscado de linhas brancas arredondadas, lembrando fragmentos de anéis concêntricos: apenas três listras brancas com um pequeno círculo no meio. Este elemento era semelhante a um sinal de radar para detectar objetos no ar.
O nome da marca estava em negrito e itálico cinza. Sua contraparte mais próxima é o Bronkoh Bold Italic da Hand Foundry, embora o “a” minúsculo pareça a letra correspondente do Aspira XNar Demi Italic da Durotype.
2015 – 2019
As próximas mudanças do logotipo ocorreram em 2015. Mas não foram globais: a empresa apenas atualizou a cor, repintando a nuvem e a inscrição em uma cor azul clara comum (#00b3d7). A tonalidade combinava em todas as partes, apesar do lado esquerdo parecer visualmente mais escuro.
2019 – presente
O ponto de virada na história da identidade visual Skyscanner veio em 2019. À medida que o serviço se expandiu de apenas um mecanismo de metabusca de comparação de voos para uma empresa de viagens, ele precisava de um sinal universal. A nuvem não atendeu a esse critério porque estava associada ao clima sombrio e não inspirava viagens. Os designers removeram o ícone variável de nebulosidade e o substituíram pelo símbolo oposto – um sol radiante.
O estúdio Koto, com sede em Londres, e mais de 50 designers internos do Skyscanner trabalharam na nova imagem da marca. Juntos, eles criaram um conceito revolucionário, incorporando quatro elementos nele: descobertas, ideias, estabilidade e otimismo. Esses aspectos são refletidos no ícone, que consiste em uma faixa curva com um triângulo na parte inferior e cinco linhas curtas que lembram os raios do sol. A imagem é adaptada para dispositivos móveis, pois as estatísticas mostraram que 60% dos clientes do Skyscanner acessam o site a partir de smartphones.
O nome da marca, como antes, está localizado no lado direito. Colophon criou um novo tipo de letra sem serifa para ele, Skyscanner Relative. O primeiro “S” agora está em maiúscula, e a diagonal inferior “k” está incomumente enrolada. A cor do logotipo é azul escuro.
O sinal gráfico do Skyscanner tem o formato da parte inferior de um maiô, então as associações com lazer e viagens são óbvias. Claro, de fato, os designers não colocaram esse significado no emblema. A grande faixa curva representa a Terra em geral e o horizonte em particular. Um pequeno triângulo apontando para baixo simboliza uma seta que aponta para um destino. E cinco traços, construídos em forma de arco, representam o nascer do sol.
Fonte e cores do logotipo
A fonte corporativa Skyscanner Relative foi desenvolvida especialmente para o logotipo da empresa. O autor deste grotesco é Colophon. Letras proporcionais e simétricas parecem harmoniosamente combinadas com as linhas arredondadas do emblema. O esquema de cores é baseado em um rico tom de azul celeste (#0770e3). Ele não apenas reflete a primeira parte do nome da marca (“Sky”), mas também estabelece uma conexão com os antigos sinais gráficos do Skyscanner.