A biblioteca da Shutterstock, que se tornou disponível aos usuários em 2003, contém músicas, vídeos, fotografias e ilustrações. É um estoque de conteúdo de mídia que contém milhões de imagens e clipes de centenas de milhares de colaboradores em mais de 150 países. Todos os dias, a coleção é atualizada com novos arquivos distribuídos por assinatura. A empresa está sediada em Nova York e possui escritórios em muitas das principais cidades do mundo.
Significado e história
O que é Shutterstock?
É um serviço de Internet dos Estados Unidos que fornece acesso a fotos, faixas de música e materiais. Atua desde 2003 com sede em Nova York, tem seis subsidiárias e reúne usuários de 150 países.
A plataforma online da Shutterstock costumava ter apenas fotos. Mas, à medida que se expandiu, tornou-se um mercado global de conteúdo de mídia, onde você pode encontrar não apenas imagens artísticas, mas também vários gráficos, músicas, vídeos e muito mais. Tudo isso se refletiu no emblema, que com o tempo se tornou mais abstrato e universal.
2003 – 2005
Como o serviço era inicialmente associado apenas à fotografia, seu primeiro logotipo apresentava uma câmera verde com lente tridimensional. A palavra branca shutterstock correu ao longo do longo filme preto.
2005 – 2008
Os designers fizeram a câmera preta e 2D para caber dentro do círculo verde. A segunda parte do emblema permanece o mesmo, exceto por uma ligeira mudança no tamanho.
2008 – 2011
Em 2008, a empresa lançou seu primeiro logotipo sem câmera. O círculo verde se transformou em uma imagem de várias partes, semelhante a um grande olho com uma pupila. A fita escura desapareceu, então as letras estavam em um fundo branco e ficaram pretas. Todas as letras, exceto “o”, foram combinadas em pares. A palavra “imagens” apareceu no canto direito abaixo do nome do serviço, denotando o foco principal do Shutterstock.
2011 – 2012
O emblema atualizado perdeu os elementos verdes, o que permitiu aumentar ligeiramente a inscrição. O preto adquiriu uma tonalidade cinza. A palavra “imagens” usava uma fonte que não existia antes.
2012 – presente
A última reformulação redesenhou completamente o logotipo, com foco no nome do serviço. A empresa de branding Lippincott desenhou a identidade, e o processo foi liderado por Matt Angorn, que é o diretor de criação da Shutterstock. O resultado de sua colaboração é um letreiro vermelho e cinza com um visor em vez de “o”. A fonte mudou, mas os dois ts estão conectados como antes. O novo sistema de identificação visual estreou em 2012.
Fonte e cores do logotipo
Os dois colchetes angulares no lugar do “o” devem ser interpretados como uma função de “Visor”. Esta é uma demonstração da base de dados em constante crescimento de conteúdo de mídia, um elemento de comunicação visual. O ícone simboliza o fato de que os autores de imagens digitais, vídeos e materiais de áudio mantêm em foco o que há de mais importante e interessante. E aqui você pode ver uma referência aos emblemas anteriores do Shutterstock: o visor está significativamente vinculado à lente da câmera.
A fonte do logotipo moderno foi projetada por Lippincott. Aparentemente, eles usaram Uni Sans SemiBold como base e mudaram ligeiramente o formato das letras. As diferenças mais visíveis estão em “s” e “t”. O “o” minúsculo é substituído por dois cantos opostos um ao outro.
A escolha da cor foi impulsionada pelo desejo de mostrar um amor vivo pela criatividade. Segundo os designers, o vermelho (# DA291C), símbolo da paixão, deu o melhor de si neste papel. Mas ele fez apenas a primeira metade da inscrição. A segunda parte é pintada de cinza para equilibrar visualmente a escala. Esta combinação contrastante contradiz o esquema de cores preto e verde clássico da Shutterstock usado nos primeiros emblemas.