A história de sua própria produção de bicicletas foi iniciada pela marca americana Schwinn em 1895. A empresa há muito é uma das principais representantes desse tipo de produção nos Estados Unidos, consolidando suas vantagens com o lançamento do Sting-ray na década de 60, que imediatamente se tornou um cult. O sortimento da empresa sempre incluiu modelos para pilotos profissionais e amadores, crianças e adultos, projetados para a condução de cross-country e montanha, e outros tipos que permitiam fazer uma escolha de acordo com a finalidade pretendida. Problemas que começaram nos anos 90 levaram ao fechamento da marca em 1983. Hoje, a Schwinn está tentando, se não recuperar sua antiga glória, recuperar sua posição nesse mercado. A empresa começou seu renascimento com a restauração de sua própria imagem visual, que foi desenvolvida pelo estúdio Manual de San Francisco, CA.
O trabalho foi interessante, mas bastante desafiador, pois a marca não apenas é amada por milhares de usuários de bicicletas há muitas décadas, mas na verdade é um verdadeiro ícone da cultura americana. Mas também o uso de abordagens modernas para a formação de sua própria imagem. O uso de tecnologias modernas garantiu a formação de um wordmark com tipografia confiável e clara. Mantendo um vínculo com sua própria história, a nova interpretação parece ousada e fora de sintonia com os tempos. Adquiriu um novo reflexo visual, mais desportivo e versátil, permitindo a sua utilização numa vasta gama de produtos oferecidos pela marca. Preservada pelo reconhecimento da marca e demonstrando seu profundo apego à sua própria história de sucesso, a famosa estrela que acompanha a marca há muitos anos foi preservada. Mas seus gráficos passaram por uma reformulação e simplificação moderna, garantindo que atendessem aos requisitos da modernidade. Tentando manter em sua estrutura alguma conformidade com a bússola, a nova forma adotada no passado passou a gravitar mais em torno da forma dos raios, o que tornou a estrela ainda mais flexível. Essa sensação é aprimorada com a ajuda de uma nova solução de cores – o uso de uma única cor para o símbolo, o que contribui para uma autoexpressão mais eficaz. A cor vermelha brilhante tornou-se a principal tonalidade corporativa. Juntamente com a estrela atualizada, esta composição ganhou um novo significado e surge não apenas como um logotipo único, mas como o próprio “Selo de Qualidade” da marca.
A tipografia também passou por mudanças significativas. O nome da marca foi atualizado com letras redesenhadas que foram modernizadas em um estilo moderno. Ao mesmo tempo, uma estranheza tão notável e memorável de seu desempenho foi preservada. Graças a esta decisão, todos os produtos que se tornaram réplicas do passado puderam adquirir uma identidade própria, ligada ao seu passado, evidenciando a sua própria individualidade. De forma tão original, a nova visualização ajudou a marca renovada a manter sua herança.