RuneScape é um renomado MMORPG baseado em navegador que foi apresentado no Guinness World Records duas vezes devido à sua popularidade e frequentes atualizações de software. Seu teste beta começou em 2001. No mesmo ano, o desenvolvedor e editor Jagex Ltd. lançou a primeira versão de um aplicativo Java chamado RuneScape Classic. Em 2004, RuneScape 2 apareceu com gráficos 3D aprimorados e um novo software.
Significado e história
A essência do jogo é desenvolver seu personagem, completar tarefas e receber recompensas por isso. Missões de seis níveis de dificuldade estão disponíveis para os usuários: as mais simples são para iniciantes, e as mais difíceis estão disponíveis apenas no modo Pagar para Jogar. Ao mesmo tempo, o RuneScape tem duas versões: paga e demo. Eles têm um mundo virtual comum e diferem apenas nas possibilidades que se abrem para os jogadores.
Eles também têm um emblema. Ele evoluiu junto com o jogo, então você pode ver a transição do design clássico da velha escola para a computação gráfica moderna.
1998 – 2001
O Devious Multi-User Dungeon é considerado o predecessor do RuneScape. Este videogame apareceu em 1998 e não era muito popular: não mais do que vinte pessoas conseguiram experimentá-lo. Apenas algumas imagens e um logotipo com um nome curto (“DeviousMUD”) e um desenvolvedor (“Por Andrew Gower”) permanecem em sua memória. A primeira linha era vermelha e a segunda laranja.
2001 – 2008
Em 2001, a Jagex lançou uma versão piloto do RuneScape. O logotipo do jogo online consistia em nove runas cinza de várias formas. Seu número correspondia ao número de letras do nome do MMORPG, pois todos esses símbolos estavam nas pedras – do primeiro “R” ao último “E”. As runas foram dispostas em duas correntes curtas separadas por uma espada com um grande punho dourado.
2008 – 2011
Após a próxima atualização, o jogo adquiriu um emblema com uma inscrição ampliada. As runas agora são marrons e alinhadas, e a espada está apontada para baixo e exatamente no meio do caminho entre “RUNE” e “SCAPE”.
2011 – 2013
Em 2011, a Jagex lançou um novo site oficial para RuneScape e mudou o logotipo do MMORPG. Nesta versão, as runas desapareceram e a inscrição começou a parecer como se cada letra fosse forjada em ferro. Para aprimorar o efeito, os designers usaram gradiente e sombras. A espada permanece em seu lugar original, e o “S” é movido ligeiramente para a esquerda e se assemelha a uma bainha.
2013 – presente
Em 2013, Lee Maplesden, que trabalhou na identidade do RuneScape por 10 anos, realizou outra reformulação. Ele manteve o estilo da ficção medieval, mas tornou a inscrição mais suave e limpa e ao mesmo tempo acrescentou alguns elementos interessantes. A espada agora está conectada ao golpe vertical da letra “R”, e através do “S” há uma longa faixa de fogo em forma de cauda de dragão. Esta linha parece um sinal de infinito inacabado e sugere a longevidade do lendário MMORPG.
Além disso, Lee Maplesden criou o conceito para uma versão animada do logotipo. Nele, a cauda se move e resplandece com uma chama laranja, e a espada cai de cima e para no início da inscrição.
Fonte e cores do logotipo
Todos os emblemas do RuneScape – antigos e novos – têm uma coisa em comum: a espada. Esta é uma parte importante do jogo, necessária para sobreviver em um mundo fictício. Anteriormente, as armas afiadas eram separadas da palavra, mesmo quando combinadas com o “S”. Na versão atual, está embutido na letra “R” e é percebido como uma parte insubstituível do texto.
As letras do logotipo foram desenvolvidas por Lee Maplesden, ex-diretor de arte da Jagex. Ele tornou as letras mais limpas, encurtando as serifas e removendo o excesso de linhas salientes. O designer não utilizou fontes padrão: cada letra foi criada com atenção aos detalhes, para que o nome do jogo pareça uma obra de arte.
A combinação de vários tons de branco, cinza e prata faz com que a palavra pareça ser de metal. Sombras e realces distintos criam um efeito 3D. O único ponto brilhante (ou melhor, uma listra) é a cauda amarelo-laranja do dragão.