O clube norueguês Rosenborg foi fundado em 1917. No início foi chamado de Sportsklubben Odd, em homenagem ao time de maior sucesso da época – Odds Ballklubb. Ele conseguiu ingressar na série regional em 1927, mas surgiram problemas ao ingressar na Federação Norueguesa de Futebol: já havia um membro com um nome semelhante. Para ingressar na associação, Odd mudou seu nome para Rosenborg Ballklub, uma espécie de homenagem à cidade de Trondheim e seu bairro de Rosenborg.
Significado e história
O clube não mudou seu design usual desde a década de 1970, usando o logotipo em forma de diamante preto e branco com legendas curtas. Dito isso, a combinação preto e branco é considerada seu esquema de cores oficial desde os dias em que era chamada de Odd, e os membros da equipe apareceram pela primeira vez em campo com shorts pretos e camisetas brancas.
Década de 1970
O emblema daquele período parecia um paralelogramo em um dos cantos. A forma geométrica foi dividida em dois triângulos pretos por uma faixa vertical branca que descia até o centro. No canto esquerdo estavam os números “1” e “9”. Eles foram seguidos pela abreviatura “RBK”, com a letra “B” em um fundo branco e “R” e “K” em preto. O canto direito foi ocupado pelo número “17”, que junto com “1” e “9” se formaram no ano da fundação de Rosenborg: 1917. A moldura ao redor do diamante e as inscrições eram de ouro escuro.
1970 – 1980
O logotipo era visualmente menor porque os designers estreitaram a faixa branca e aumentaram o tamanho das letras e números. O ano em que o clube foi fundado e a sigla que costumava ser ouro agora são amarelos. A borda é branca e tem linhas amarelas finas em ambos os lados.
1980 – 1990
Nos anos 1980. “B” é preto e “R”, “K”, “19” e “17” são brancos. A moldura em torno das bordas do retângulo também é preto e branco porque Rosenborg escolheu refletir as cores de seu clube no emblema.
1990 – 2007
Os desenvolvedores redimensionaram os elementos, deixando tudo no lugar. Para isso, alargaram a borda do losango, estreitaram a faixa branca central, aumentaram ligeiramente os números e reduziram as letras. Os dois pontos que separam a abreviatura do ano em que a equipe foi criada estão agora em negrito.
2007 – presente
Rosenborg ganhou seu vigésimo título em 2006, então duas estrelas douradas foram adicionadas ao logotipo um ano depois.
Fonte e cores do logotipo
Os elementos da identidade visual do clube refletem seu nome e ano de fundação. Mas os designers tiveram que dividir o número “1917” em duas partes para que não ocupasse muito espaço no pequeno diamante. Com o mesmo propósito, a frase “Rosenborg Ballklub” foi reduzida a três letras: “RBK”.
Os designers do logotipo não queriam sobrecarregá-lo com detalhes desnecessários, então escolheram uma fonte sans serif simples. O esquema de cores também é minimalista: a combinação de preto e branco distingue a placa gráfica do Rosenborg de outros emblemas do clube. A propósito, a mesma paleta monocromática é usada para os kits domésticos dos jogadores.