Os principais líderes em engenharia mecânica e dispositivos tecnológicos especializados nem sempre mudam a aparência de suas marcas. Isso se deve ao fato de as empresas de tecnologia não terem uma comunicação suficientemente desenvolvida com seu público-alvo, como um fabricante de embutidos. São marcas específicas que entram no mercado, posicionando-se como especialistas na apresentação de determinadas categorias de produtos que se destinam a facilitar o trabalho de uma pessoa. A demanda por seus serviços e bens não é tão frequente como, por exemplo, a produção de alimentos ou roupas, mas, mesmo assim, sua importância para o desenvolvimento de todo o mercado é colossal. Essas empresas ajudam a construir, reparar, produzir, limpar, etc.
Para melhor reconhecimento, construindo um novo patamar de comunicação, aumentando a demanda por seus produtos, a Terex Trucks decidiu fazer um rebranding em larga escala, iniciando uma nova etapa de desenvolvimento. A partir de agora, a marca especializada em caminhões basculantes se chama Rokbak. A identidade corporativa foi renovada pela primeira vez desde 1968, antes disso era chamada de Euclid Road Machinery Company.
Atualmente, o faturamento da empresa inclui caminhões basculantes todo-o-terreno, necessários para a participação da indústria de mineração. A gama de modelos inclui dois modelos, cuja capacidade de carga atinge os limites de 28 a 38 toneladas.
Um fato interessante é que há sete anos a marca tornou-se membro do Grupo Volvo, o que ajudou muito a expandir a marca e a melhorar todos os aspectos dos negócios da empresa. Modernização de instalações, investimentos multimilionários, novos equipamentos e desenvolvimento contínuo de funcionários não são apenas os principais componentes do sucesso de uma marca no mercado, mas também um cartão de visita.
O diretor-gerente da empresa acredita que, com o novo design, a empresa está entrando em uma nova era. E é verdade, porque a partir do naming, a marca abre novos horizontes para a realização de suas ambições de negócios.
Qual é o design, especialmente o novo logotipo?
Esta é uma letra preta feita em uma fonte simples e nítida, como se visualmente ligeiramente alongada para cima. As letras parecem maiúsculas, mas ao mesmo tempo, se você imaginar que estão reduzidas em tamanho, parece que também estão em minúsculas. A distância entre as letras é pequena, talvez seja uma referência ao fato de que cada elemento da empresa é uma engrenagem no sistema de atendimento ao cliente.
Quanto ao logotipo anterior, ele difere significativamente do novo. Era colorido, tinha um favicon, que parecia uma coroa vermelha brilhante, tirada em um quadrado. Além disso, este sinal fazia parte do logotipo à esquerda. E já no centro e à direita, as palavras TEREX (com o sinal da marca) e TRUCKS já foram colocadas. Além disso, ambas as palavras foram separadas por uma barra vertical.
Não se pode dizer com certeza que o logotipo atual é uma paródia lamentável do logotipo de uma empresa de sucesso. Longe disso, porque é formal, bem construído, verificado. Sim, lacônico e estrito, mas o campo de atividade não implica pinceladas brilhantes, linhas coloridas e jogo de luz.
Só que tal ideia deve ser avaliada no longo prazo, quando a marca “balança” e mostra “rock” real no mercado. Nesse ínterim, a marca não perde tempo, ganha a atenção do público-alvo, cresce, ganha força em seu novo papel, que em breve deverá ser de grande importância na construção de relacionamentos fortes e positivos com os consumidores.