O desejo de desenvolvimento próprio e a criação de algo atraente que reflita os fundamentos fundamentais da própria essência também é característico das organizações religiosas. Recentemente, Saint John’s Walthamstow apresentou aos seus paroquianos a sua nova interpretação visual – design, logótipo e branding. Sendo mais do que apenas uma estrutura arquitetônica, representa as pessoas que formam a base da comunidade religiosa, construindo-a, como um importante componente de serviço a essa sociedade. Uma característica da localização da organização é a localização aqui de um parque habitacional de alta qualidade, que atrai pessoas ricas. Como centro religioso, a Igreja sempre cuida do lazer e do desenvolvimento espiritual e físico de todos os seus membros, inclusive crianças e mulheres. O desejo de expandir sua influência na sociedade tornou-se fundamental na formação da aparência de uma marca religiosa.
Um dos principais objetivos perseguidos na criação de um logotipo, um projeto de visualização impressa, foi envolver os paroquianos na vida ativa da igreja. Os membros do novo projeto se inspiraram no talentoso polímata e artista local William Morris para criar todas as representações únicas usadas na nova identidade. Além disso, um URL exclusivo foi desenvolvido.
A formação de uma nova imagem foi baseada na rica história criativa de Walthamstow. Muitas pessoas famosas por sua criatividade viveram e vivem aqui hoje – artistas e músicos, que tiveram um enorme impacto na formação da identidade corporativa com seu trabalho. A tipografia baseou-se em elementos outrora criados pela Kelmscott Press, conhecida por seu trabalho excepcional em muitos títulos exclusivos. Ele desenvolveu o tipo de letra Golden Type original adotado para a formação da marca nominativa, com base no trabalho do gravador e impressor veneziano do século XV Nicolas Jenson. A fonte principal utilizada no logotipo foi uma Jenson Pro da Adobe ligeiramente reformulada com a ligadura NT, que adquiriu uma estrutura que deu maior consistência ao design.
A plataforma com a imagem de um quatrefoil, retirada do projeto arquitetônico da rosácea do frontão da igreja, tornou-se atraente e chamativa. Para realçar a atratividade, foi utilizada uma combinação original de duas cores contrastantes – preto como fundo e dourado – na qual foi feito o nome da igreja, feito em fonte de diferentes tamanhos. A legibilidade da fonte em vários tamanhos, seu contraste e clareza criaram todos os pré-requisitos necessários para a formação do reconhecimento da marca, facilidade de percepção das informações textuais e memorização não apenas pelos membros da comunidade.