O Real Sociedad Club foi fundado em 1909 como Sociedad de Fútbol e um ano depois adquiriu o patrocínio do Rei Alfonso XIII. O fato é que ele apareceu na cidade basca de San Sebastian, residência de verão do monarca espanhol. Portanto, o governante, sem hesitar, deu ao resort sua proteção.
Depois de receber um mandado real, o clube foi rebatizado de Real Sociedad de Fútbol, que em inglês soa como “Royal Society of Football”. As cores oficiais indicam a afinidade da equipe com San Sebastian, com sua combinação de azul e branco característica apresentada na bandeira da cidade.
Significado e história
O logotipo da Real Sociedad reflete a relação com o rei Alfonso XIII. Para isso, os designers utilizaram um elemento simbólico – uma coroa sobre uma bola de futebol. Quase metade do espaço é ocupado por uma bandeira azul e branca, forrada com listras horizontais. Possui as letras “SS” que representam a cidade de São Sebastião.
1910 – 1923
O primeiro logotipo contém a coroa vermelha e dourada do Rei da Espanha com uma cruz no topo. A parte inferior da bola fica escondida atrás do pano da bandeira, que está dobrado para cima. As letras “SS” estão em um círculo branco e têm monogramas.
1923 – 1930
No início dos anos 1920. as letras se dividiram – agora são apenas as iniciais da cidade sem decoração.
1930 – 1931
Acima da bola de futebol, há uma coroa de torre dourada com quatro dentes. O mesmo estava no brasão do estado histórico da Segunda República Espanhola, que existiu de 1931 a 1939.
1931 – 1932
Em 1931, o clube mudou seu emblema por motivos políticos: o rei Alfonso XIII foi deposto, então a coroa foi banida. Ao mesmo tempo, a Real Sociedad foi rebatizada de Donostia Foot-ball Club.
1932 – 1933
O logotipo 1932-1933 apresenta novamente a coroa da torre. A bandeira está direcionada para baixo, o mastro está quase completamente escondido atrás da bola. Ao mesmo tempo, a própria bola é marrom escuro e parece completamente nova.
1933 – 1940
A bola de futebol clássica está de volta, mas a costura é um pouco diferente. A ponta da longa bandeira é torcida contra a parte inferior do mastro.
1940 – 1942
Um ano após o fim da Guerra Civil Espanhola, o clube restabeleceu o nome Real Sociedad e adotou o emblema da coroa. A ponta da bandeira está apontando para cima novamente, e a cor azul tornou-se um pouco mais clara.
1942 – 1958
Os designers mudaram o design da bola, aproximando-a da versão 1932-1933. A parte inferior do mastro está completamente escondida atrás da bandeira, cuja extremidade pende livremente.
1958 – 1960
A costura lateral da bola desapareceu, mas havia grandes contornos claros dividindo cada segmento. As mesmas linhas são usadas para a orla da bandeira e seus elementos. O monograma “SS” é pela primeira vez não azul, mas bege, e está localizado em um semicírculo amarelo.
1960 – 1970
Uma grande coroa de ouro com detalhes em bordô é usada em uma pequena bola marrom. As letras pretas “SS” são claramente visíveis em um fundo branco.
1970 – 1980
Desta vez, a bola é vermelha escura e o monograma é azul. A coroa é mostrada esquematicamente. A parte inferior do mastro se estende além da bandeira.
1980 – 1997
Uma pequena coroa é posicionada sobre uma grande bola marrom-clara.
1997 – 2012
A aparência da coroa mudou: os designers adicionaram muitos pequenos detalhes. As cores permanecem as mesmas, mas são silenciadas.
2012 – presente
Continuando a experiência com a paleta, os criadores do emblema escolheram cores vivas e ricas. Eles também mudaram a coroa novamente, decorando-a e adicionando uma pequena cruz preta no topo. A bola de futebol também está de cara nova, assim como o mastro, que agora fica exatamente no centro.
Fonte e cores do logotipo
A Real Sociedad atualizou sua imagem sob a influência de acontecimentos políticos. Tendo recebido a coroa do rei Alfonso XIII, ele foi forçado a desistir quando o governo mudou no país. Um pouco depois, o clube devolveu a insígnia novamente, colocando-a bem no topo do logotipo. Com o passar dos anos, o desenho da coroa mudou – era uma torre ou aberta, com um travesseiro vermelho dentro.
Da mesma forma, outros elementos do emblema foram transformados: uma grande bola de futebol, uma bandeira listrada de branco e azul e um mastro implantado na diagonal. E mesmo assim eles não desapareceram em lugar nenhum, então o Real Sociedad pode ser considerado um dos clubes mais conservadores da Espanha.
Os autores do logotipo não usaram as fontes habituais: eles criaram sua própria versão da fonte antiga, representando as letras curvas “SS” com serifas. As cores tradicionais da bandeira (branco e azul) nunca mudaram, exceto para experimentar os tons. A bola em diferentes períodos conseguiu visitar o laranja, o castanho claro, o castanho escuro e até o vermelho. A paleta do emblema atual é muito brilhante: contém branco (#FFFFFF), azul (# 0067B1), amarelo (# E4B630), dourado (# D87722) e vermelho (# E1061F).