Real Madrid Logo

Real Madrid Logo

Em 6 de março de 1902, um grupo de jogadores de futebol com ideias semelhantes fundou formalmente o Madrid Football Club, precedido por outro time Football Sky na virada dos séculos 19 e 20.

O Real Madrid é um dos poucos times de futebol que nunca saiu da Primera Division, o maior torneio da Liga de Futbol Profesional. Segundo a Federation Internationale de Football Association, este é o melhor clube de futebol do século XX. É o detentor do recorde da Liga dos Campeões da UEFA e o vencedor de muitas competições realizadas na Espanha e outros países.

Significado e Evolução

Real Madrid Logo Historia

Algumas pessoas pensam que a famosa coroa no logotipo do Real Madrid reflete seu sucesso esportivo. Claro, a reputação da equipe é determinada pelas vitórias triunfantes porque, na década de 1950, ela se estabeleceu como uma superpotência do futebol. E o furor gerado está inscrito no próprio DNA do clube, expresso em um emblema simples e confiante. Mas a identidade corporativa do Real Madrid foi bastante influenciada por fatores políticos, já que sua cronologia remonta ao início do século XX.

O primeiro logotipo do Real Madrid foi uma mistura banal das iniciais do clube: as letras azuis M, C e F foram escritas em um fundo branco. É importante destacar que a equipe costumava atuar sob a insígnia da cidade, o que era exigido pelas regras da maioria das competições de futebol do início do século. É um erro adicionar a atribuição do brasão da cidade à história de Madrid, embora as regras para a realização de competições oficiais da época obrigassem o clube a usar o emblema da cidade.

As alterações do logotipo do Real Madrid foram feitas em 1908. Como resultado, o brasão da cidade tornou-se o progenitor do logotipo do clube moderno. Primeiro (em 1908), as iniciais do clube foram impostas ao escudo emprestado da cidade – foi assim que o logotipo da Galacticos ganhou círculos azuis.

29 de junho de 1920, o rei espanhol Alfonso XIII concedeu a Madri o título real – “Real”. No logotipo do clube, este evento foi refletido por uma aparência de coroa idêntica ao brasão da cidade. Nas partidas oficiais, a equipe ainda se apresentou sob o logotipo estilizado da cidade.

A revolução que derrubou o rei Alfonso XIII marcou a formação da Segunda República Espanhola. No período de 1931 a 1939, o time voltou a se chamar clube de futebol “Madrid”, e o logotipo perdeu a coroa devido à proibição do uso de símbolos de itens monárquicos. Ao mesmo tempo, o logotipo do Real Madrid ganhou uma faixa de cor púrpura, simbolizando a região de Castela, em cujo território está localizado o Madrid moderno.

O fim da guerra civil e o estabelecimento da ditadura do general Francisco Franco devolveram a Madrid o status de régio e a coroa do logotipo Galácticos. Além disso, o emblema do Real Madrid foi redesenhado e finalmente ficou colorido com os tons dourados do emblema. A tira castelhana foi salva no logotipo do Real Madrid.

Desta forma, o logotipo do Real Madrid serviu por mais de cinco décadas, sofrendo pequenas alterações na virada do século. No início do século, o brasão de armas de Madrid toma sua forma definitiva. Antes de começar a construir “Galaktikos”, os chefes do clube de Madrid maximizaram a letra M. Além disso, fizeram a tira azul, eliminando totalmente a cor roxa.

Tendo inaugurado um novo capítulo da história, o Madrid aperfeiçoou o logotipo, que ganhou um aspecto moderno, correspondendo ao estatuto de melhor clube do século XX.

1902 – 1908

Real Madrid Logo 1902-1908

Em 6 de março de 1902, o Madrid Football Club foi fundado por vários jogadores de futebol com ideias semelhantes. Seu progenitor é considerado Football Sky, criado em 1896. O primeiro logotipo da nova organização esportiva foi um monograma azul escuro. Os artistas combinaram as letras iniciais do nome do time espanhol Madrid Club de Futbol: “M,” “C” e “F.” Eles estavam originalmente interligados: dentro do grande “C” havia um “M” de tamanho médio, fundindo-se com o “F.” A malha parecia caótica porque os estilistas não levaram em consideração a harmonia de formas e proporções.

Juntamente com o monograma, foi usado o escudo da Câmara Municipal de Madrid, exigido pelas competições de futebol da época. Mas o símbolo da cidade não foi incluído na história oficial dos emblemas do Real Madrid porque era comum a todos os clubes locais.

1908 – 1920

Real Madrid Logo 1908-1920

1908 viu as primeiras mudanças na identidade corporativa do Madrid FC. As iniciais da equipe foram preservadas, mas adquiriram uma nova forma. Os desenvolvedores aumentaram e arredondaram visivelmente a letra “M” Por outro lado, “C” foi diminuído e colocado no centro, entre as pernas laterais de “M”. A menor letra – “F” – foi posicionada para cruzar com a borda inferior de “C”.

A julgar pela moldura azul redonda em que o monograma estava localizado, o brasão da cidade se tornou o progenitor do logotipo. Pelo que se sabe, as iniciais do time de futebol foram sobrepostas em um escudo retangular com base arredondada e borda azul escura. Em seguida, os designers mudaram sua forma, escolhendo o círculo.

1920 – 1931

Real Madrid Logo 1920-1931

A segunda versão do logotipo foi relevante até 1920, quando Pedro Parages assumiu a presidência. Foi então que a grande coroa monárquica azul e branca apareceu pela primeira vez no desenho. Essa marca se deve ao fato de o time de futebol ter recebido a aprovação oficial de Alfonso XIII. Para celebrar o patrocínio da corte real, o clube mudou seu nome para Real Madrid: a palavra “Real” se traduz como “Real” e enfatiza a conexão com a pessoa coroada. Em algumas partidas, como antes, o brasão da cidade continuou a ser usado.

1931 – 1941

Real Madrid Logo 1931-1941

Após a derrubada do rei Alfonso XIII e de toda a monarquia espanhola, os criadores do emblema removeram a coroa porque o governo pós-revolucionário proibiu tais símbolos. Ao fazer isso, eles deixaram um anel azul, centralizaram as letras e colocaram uma larga faixa roxa dentro do círculo. A linha diagonal simbolizava Castela, onde a moderna Madri está localizada.

1941 – 1997

 

Real Madrid Logo 1941-1997

Em 1941, a guerra civil terminou e o clube devolveu a coroa ao emblema. Os artistas a retrataram em uma paleta dourada, com gemas azuis, vermelhas e brancas. O anel e as letras também são dourados. A faixa castelhana foi preservada – foi um pouco desembrulhada e tornada roxa.

1997 – 2001

Real Madrid Logo 1997-2001

A versão de 1997 difere da anterior apenas no esquema de cores. O ouro tornou-se amarelo, o vermelho brilhante tornou-se pálido e o roxo tornou-se azul escuro.

2001 – presente

Real Madrid Logo 2001-presente

A versão final do logotipo foi apresentada em 2001. Ele tem um “M” mais largo, uma faixa diagonal estreita e curta, uma coroa ligeiramente levantada acima do anel. A cor de base é o amarelo, com todos os elementos circundados por contornos em azul escuro.

Fonte e cor do emblema

Real Madrid Emblema

A marca atual é consistente com o status de melhor clube do século 20 e é usada para promover o Real Madrid como marca. Reflete todos os símbolos que a equipe adquiriu nos últimos cem anos: a coroa recebida com a mão leve de Alfonso XIII e a abreviatura “MCF”, derivada do primeiro nome Madrid Club de Futbol, ​​e a faixa castelhana.

Real Madrid Simbolo

Ao criar o logotipo, os designers negligenciaram as fontes existentes e usaram apenas a imaginação para tornar o monograma único. “C” parece padrão, “F” tem traços horizontais mais curtos, “M” é visivelmente arredondado. A paleta contém vermelho (# EE324E), azul (# 00529F) e amarelo (# FEBE10).